Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Quiche de pão de forma

Tipo:

aff90738b8f99f1d1abca60d43882004.jpg

Tenho loucura por quiche, amo de paixão. Acho deliciosa a combinação da massa com o recheio aparente. Vivo testando receitas, juntando dicas … A Quiche de hoje é fácil fácil, daquelas receitas que dão o mínimo de trabalho, mas impressionam no sabor e na apresentação.


Confira também:

- 229 Receitas Low Carb

A massa é feita com fatias de pão de forma e fica super crocante. O recheio é de palmito, ervilhas frescas e tomatinho sweet, mas é só palpite, o conteúdo fica ao gosto do freguês e durante o preparo desta, tem outras sugestões.

Para montar, é só amassar as fatias de pão, deixando-as mais finas, passar manteiga, forrar o fundo de uma assadeira, rechear com o palmitos picados, béchamel e finalizar com ovos batidos típicos de uma quiche …. hummm, boa demais … é o caminho mais reto e direto para céu!

Não tem segredo e a única dica é assar logo antes de servir, para ficar bem quentinha, bem crocante. Se preferir fazer em porções individuais, super dá certo montar nas forminhas de cupcake ou em ramekins. A de hoje, está em uma forma grande que atende logo de uma vez, a família inteira.

Se aompanhar uma fatia desta torta, ao lado de uma saladinha, ela vira prato principal do dia, garantindo uma refeição completa!

Receitinha fácil, tem a vantagem de não desafiar os dotes culinários nem mesmo de um principiante, além de ser leve, crocante e muito saborosa

Pura alegria! Está servido?

Então se joga na receita e anota aí os ingredientes

INGREDIENTES:
Massa:
6 fatias de pão de forma normal ou integral
2 ovos inteiros
2 colheres de sopa de leite integral
1/2 xícara de cebolinha picada fresca?
pimenta do reino e noz-moscada a gosto

RECHEIO de PALMITO
1 vidro de palmito já cortado em cubos
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada em cubos
1 cebola cortada em cubos pequenos e regulares, brunoise
1 colher de sobremesa rasa de farinha de trigo
1/4 de xícara de leite integral
1/4 de xícara da água do palmito
1 folha de louro
sal e pimenta do reino a gosto
4 tomates sweet cortado em 4 partes – opcional
1/2 xícara de ervilhas congeladas – opcional
40g de parmesão ralado

PRÉ PREPARO:

Você vai precisar de cerca de 6 fatias de pão de forma normal ou integral, para forrar uma forma de 23cm de diâmetro.

Coloque as fatias sobre forma a ser usada, que poderá ser quadrada redonda retangular, no formato que você preferir e meça quantas fatias você vai precisar.

Em seguida com ajuda de um rolo, amasse cada uma das fatias de pão.

Também dá para amassar o pão com os próprios dedos ou a palma da sua mão.

Unte a forma com manteiga e unte também cada fatia de pão já amassado. Coloque a primeira fatia no centro da assadeira.

E vá acomodando as demais ao redor dela.

Para cobrir os cantinhos que por ventura, ficarem faltando, corte as fatias ao meio e cubra todos os cantos. Não deixe sobrar nem um pedacinho da travessa, sem estar coberta com as fatias de pão amassados.

Esse pão com manteiga, fica torradinho no forno crocante uma delícia de massa! Depois de pronto você não diz que a massa é feita com pão de forma. Reserve.

Em uma peneira, escorra o palmito, separando-o da água dele. Reserve ambos.

A escolha de uma boa marca de palmito é fundamental para o sucesso deste recheio. King of Palms é uma ótima marca, todos os pedaços macios 100% de aproveitamento e além deser orgânico.

Vale lembrar que não é publieditorial, não estamos ganhando para indicar a marca, é dica boa mesmo, que vale a pena ser compartilhada!

Antes de começar pré aqueça o forno a 180 graus.

O recheio é palmito picado, agregado a um bechamel de azeite com cebola.

COMO FAZER O RECHEIO:

Em uma panela, fogo médio, faça um roux dourado pálido com o azeite, a cebola, o louro e a farinha.

Coloque 2 colheres de sopa de azeite + 1 folha de louro + 1 cebola cortada em cubos pequenos e regulares, brunoise. Deixe por 3-4 minutos até ela começar a dourar, então junte 1 colher de sobremesa de farinha de trigo.

Misture a farinha ao azeite com cebola e deixe ‘fritar’ por mais 4-5 minutos, até a farinha começar a dourar. Então acrescente, misturando rapidamente para não empelotar, 1/4 de xícara da água do palmito reservada e misture a farinha dourada.

Junte também 1/4 de xícara de leite integral. Misture incorporando e deixe a farinha cozinhar por 3-4 minutos, mexendo sempre para não grudar e não queimar no fundo.

Use o leite em temperatura ambiente ou gelado, para não empelotar. Esta e outras dicas estão no preparo da béchamel, aqui.

Esta base, além de dar ‘liga’ ao palmito, dá sabor a ele.

Acrescente o palmito picado.
Para variar o recheio, só substituir neste momento, o palmito, picado por qualquer outro ingrediente de sua preferência.

Tá valendo, grãos de milho verde, folhas de espinafre congelado ou brócolis, edamame – soja verde, frango cozido e desfiado com ou sem milho, atum com azeitonas, carne moída refogada, bacalhau desfiado e refogado, presunto e queijo picados … e por aí vai.

É para pintar e bordar, sem medo de errar!

Deixe apurar por mais 1 minuto e desligue. Reserve.

MONTAGEM:

Leve o recheio quente mesmo, sobre a base reservada.

Para dar um contraste do cor, juntei 1/2 xícara de ervilha congelada mesmo, e 4 tomates sweet cortado em quatro – opcional. Reserve.

Em um bowl, coloque 2 ovos inteiros, 3 colheres de sopa de leite, misture, tempere com sal pimenta do reino e noz-moscada a gosto. Acrescente aos ovos batidos 1/2 xícara de cebolinha picada fresca Coloque sobre o recheio de palmito na quiche de pão de forma.

E está pronta, agora é só levar ao forno pré aquecido a 180 graus por 30 minutos

Ah antes de levar ao forno, cubra com queijo parmesão ralado sobre toda a superfície.

Crocante, fácil de fazer e incrivelmente deliciosa.

Vale a pena experimentar!

Monta Encanta, surpreende aí na tua casa e depois conta para gente


Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário