Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Qual é o segredo do churrasco gaúcho: 5 segredos de quem sabe preparar a carne

Tipo:

Gaúcho que é gaúcho de verdade, toma chimarrão e sabe assar carne. Não precisa ser no fogo de chão, conforme manda a tradição farroupilha, mas tem saber salgar, acender o fogo, colocar a carne no espeto e cuidar do braseiro para que o churrasco fique tenro e suculento na medida certa, sem o famoso “gosto de borracha” da gordura. A seguir, conheça 5 truques que todo bom gaúcho segue à risca na hora de preparar o churrasco:

Truques para o bom churrasco gaúcho
1. O segredo começa na hora de comprar uma boa carne, que não pode ser um corte muito magro. Para render um bom churrasco, tem que ter um pouco gordura senão quando assar ficar seca.

2. A dica principal é que o carvão seja aceso com antecedência, para que libere toda a fumaça que deixa gosto e aroma ruim antes de colocar a carne.

3. O braseiro precisar estar forte para receber a carne. A hora certa de colocar o espeto é quando se formam as brasas e já aparece uma camada de cinzas por cima delas. Espalhe um pouco pela na churrasqueira para começar a assar a peça.

4. Não pode haver labareda. Outro segredo é acertar a distância entre a brasas e a carne. Se o espeto estiver muito perto do fogo a carne vai queimar e não vai assar muito bem o seu interior. Se estiver muito longe vai cozinhar, mas sem o sabor defumado do churrasco. A distância ideal acontece quando a gordura pinga na brasa e não levanta labaredas ou demonstra pouco fogo.

5. Tempere com sal apenas. O sal grosso é o único tempero do churrasco gaúcho. Ele é batido da carne apenas quando for servir, e não pode ser esfregado na carne durante o processo de salga.

Veja como um gaúcho prepara a picanha no espeto e na grelha:




O renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem INCRIVEL sobre emagrecimento, se tiver alguns minutos assista... Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5

Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário