Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Por que você deveria lavar seu cabelo com vinagre de maçã?

Tipo:

Beneficios-del-vinagre-de-manzana-para-el-cabello-500×300-500×300

O vinagre de maçã é um produto muito popular em todo o mundo, famoso por suas múltiplas aplicações no lar e a nível medicinal. Muitos de nós já sabemos que este produto natural é um grande aliado para combater o colesterol, controlar os níveis de açúcar no sangue, desintoxicar o corpo, combater alterações na pele e infecções, entre outros. O que muitos ainda desconhecem é que o vinagre de maçã também é um grande aliado da beleza, especialmente quando se trata de cuidar do cabelo.


No mercado há muitos produtos para o cuidado capilar que podem ajudar a conservar uma cabeleira suave e charmosa. No entanto, muitas vezes estes produtos terminam sendo um pouco agressivos com o cabelo e o couro cabeludo, provocando problemas como a queda e a caspa. Por esta razão, é bom ter em mente um produto adequado como o vinagre de maçã, já que ele atua suavemente no cabelo e oferece inúmeros benefícios.

Benefícios do vinagre de maçã para o cabelo

Ajuda a equilibrar o pH do cabelo e do couro cabeludo
No mercado, há diferentes produtos que maltratam o cabelo e o couro cabeludo, alterando o seu pH e deixando-o seco e quebradiço. O cabelo deve manter um pH ideal de 4 a 5, por isso a acidez do vinagre de maçã pode ser uma grande aliada. Ao utilizar o vinagre de maçã, você poderá restaurar o pH natural do seu cabelo, sem danificar seus óleos essenciais.

Sela a cutícula do cabelo

O uso do vinagre de maçã no cabelo ajuda a selar a cutícula do cabelo, permitindo exibir fios suaves e brilhantes. Este benefício também ajuda a conservar a umidade natural do cabelo, evitando problemas como pontas duplas.

Combate a caspa

O vinagre de maçã tem propriedades antibacterianas e antifúngicas que ajudam a combater as bactérias e fungos causadores da caspa, a coceira e o ressecamento do couro cabeludo. A caspa aparece por diversas razões, mas a maioria surge pela presença do fungo FM (conhecido como Pityrosporum ovale), que é o que forma as crostas e uma irritação na pele do couro cabeludo, que pode terminar causando uma infecção. O vinagre de maçã atua como um poderoso desinfetante para combater o fungo que provoca este problema.

Funciona como um condicionador natural

O vinagre de maçã ajuda a desembaraçar facilmente o cabelo, o suaviza e o deixa mais maleável. Este produto é um substituto perfeito para os condicionadores comerciais, já que cuida do seu cabelo e o deixa sedoso, com um brilho único.

Estimula o crescimento do cabelo

As propriedades antissépticas e desinfetantes do vinagre de maçã podem tratar os folículos capilares afetados pela infecção bacteriana responsável pela caspa. Este benefício, somado a sua ação para estimular a circulação nestes folículos, fortalece as raízes do cabelo e promove o seu crescimento saudável.

Como utilizar o vinagre de maçã para o cabelo?

Em primeiro lugar, é muito importante saber escolher o tipo de vinagre de maçã que se deseja utilizar, já que no mercado há algumas variedades que não são 100% puras. Trate de escolher um que seja orgânico, já que assim ele conservará melhor as suas propriedades. O vinagre de maçã puro conserva enzimas benéficas, bactérias, pectina e oligoelementos minerais que proporcionam diversos benefícios para a saúde e também para o cabelo.

Ingredientes
1 copo de água (250ml)
2 colheres de vinagre de maçã orgânico (30ml)
Instruções
Em um borrifador, coloque um copo de água com duas colheres de vinagre de maçã orgânico. Este líquido deve ser aplicado depois do xampu, antes do último enxágue.
Pulverize-o sobre o cabelo e o couro cabeludo, e faça uma massagem circular suave para que ele possa penetrar bem no cabelo.
Deixe repousar durante dois minutos e enxágue. Não é necessário usar um condicionador.
Se seu cabelo for oleoso, recomenda-se utilizar uma quantidade maior de vinagre de maçã do que a recomendada acima. Este produto ajudará a eliminar o excesso de óleo e deixará o cabelo mais suave e fresco. Para conhecer a quantidade adequada, comece com as proporções recomendadas e, aos poucos, adicione um pouco mais de vinagre até encontrar a versão mais adequada para o seu tipo de cabelo.

O vinagre de maçã pode ter um cheiro forte no início, mas à medida que o cabelo seca, o odor desaparece. Repita este tratamento duas vezes por semana.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

4 votos, média: 3 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X