Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Por que todos deveriam comer mais gengibre?

Tipo:

857581000.jpg

O gengibre é uma raiz que cresce em todas as regiões tropicais do mundo, ainda que as que mais o comercializem tenha sua origem na China e no Peru. Esta planta é muito valorizada na gastronomia por conferir aos pratos um delicioso aroma e um toque picante que é atribuído ao gingerol, um dos elementos que o compõem.


Mas, muito além de ser útil no preparo de vários pratos, o gengibre é valorizado medicinalmente, já que vários estudos evidenciaram que tem muitas propriedades favoráveis à saúde.

Depois de confirmar seu alto poder medicinal, o gengibre ganhou muita popularidade e cada vez é mais presente nas diferentes cozinhas do mundo. O melhor de tudo é que é um alimento muito versátil, que pode ser consumido em forma de chá, condimento, cru, suco, cápsulas e diversas outras opções.

Você já conhece os incríveis benefícios do gengibre? Nesta ocasião vamos compartilhar várias razões pelas quais todos deveríamos incluir esta raiz na dieta.

O gengibre melhora a digestão

O gengibre melhora a digestão

Uma das qualidades mais conhecidas do gengibre é seu poder de melhorar a digestão, pois é um grande anti-inflamatório e carminativo, o que o transforma em um dos melhores aliados para combater diversos problemas do estômago. Dentre estes encontramos:

  • Aliviar náuseas e enjoos;
  • Reduzir a inflamação estomacal;
  • Aliviar a irritação ao longo do trato gastrointestinal;
  • Combater o inchaço e as flatulências;
  • Estimular o trabalho do pâncreas para aumentar a produção de enzimas que favorecem a absorção dos nutrientes;

Proporciona antioxidantes

Os antioxidantes são moléculas capazes de lutar contra o dano celular causado pelos radicais livres, que são outro tipo de molécula que se acumula no corpo e que pode causar doenças tão graves quanto o câncer. A raiz de gengibre é uma fonte rica de antioxidantes que pode ajudar a combater estas moléculas daninhas, para prevenir os danos à saúde e o envelhecimento prematuro.

Contra a gripe e o resfriado

Gengibre para o refriado

Esta raiz é um bom aliado para combater os sintomas da gripe e do resfriado, como é o caso da congestão nasal. As propriedades anti-inflamatórias do gengibre contribuem para abrir as vias respiratórias irritadas e, além disso, tomar seu suco nos oferece um poder expectorante que ajuda o corpo a expulsar os agentes infecciosos.

Para uma boa circulação

O consumo de gengibre contribui para a eliminação do colesterol ruim do sangue e impede a obstrução arterial. Graças a isso, essa raiz é considerada uma aliada da saúde cardiovascular e do sistema circulatório. Mas claro, não deve ser consumida em excesso e deve-se consultar o médico, já que pode ter efeitos secundários se combinado com outros medicamentos.

Alivia a dor articular

Seu poder anti-inflamatório e analgésico o torna um bom remédio para reduzir as dores articulares como aquelas causadas pela artrite. Além disso, o gengibre tem uma ação antiespasmódica que ajuda a tratar dores menstruais e musculares.

Contra a enxaqueca

Gengibre para a exaqueca

A enxaqueca acontece quando lipídios chamados prostalglandinas atuam contraindo e dilatando os vasos sanguíneos cerebrais. Quando se ativam em excesso fazem com que esses vasos se inflamem e a pressão sanguínea aumente, desencadeando essa dor severa de cabeça. A raiz de gengibre pode ajudar a combater este problema graças à sua capacidade de reduzir a ação das prostaglandinas. Para bons resultados os especialistas recomendam consumi-la quando notarmos os primeiros sintomas da enxaqueca.

Reduz a inflamação

Contém um composto chamado gingerol, que atua como um poderoso anti-inflamatório, capaz de combater diferentes tipos de inflamação e doenças. Esta qualidade é tão efetiva e evidente que os especialistas em saúde começaram a recomendá-lo como tratamento alternativo para aliviar doenças crônicas como a artrite ou a colite ulcerosa. Além disso, a redução da inflamação crônica em todo o corpo ajuda a diminuir o risco de desenvolvimento de câncer.

Para a diabetes

Gengibre

O consumo regular de gengibre pode ajudar a reduzir em até 30% os níveis de açúcar no sangue. Somamos isso à sua capacidade de aumentar em 10% a secreção de insulina em pacientes com diabetes do tipo II. Em qualquer caso, seu consumo deve ocorrer sob supervisão médica, especialmente para quem estiver tomando algum medicamento para controlar essa doença.

É anticancerígeno

Os fitoquímicos, antioxidantes, vitaminas e minerais presentes no gengibre podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo das células e fortalecer o sistema imunológico. Graças a isso, o corpo aumenta sua capacidade de lutar contra as células cancerígenas antes que piorem a saúde. Segundo várias pesquisas, essa raiz poderia ajudar na prevenção e no tratamento dos cânceres de próstata, de ovário e de mama. Mas, como já dissemos, o consumo da raiz de gengibre deve ser moderado, já que fazer isso de forma excessiva pode causar outros efeitos negativos.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

Sabão Caseiro Que Não Resseca as Mãos
Sabão Caseiro Que Não Resseca as Mãos

Ingredientes: 300ml de leite integral (em temperatura ambiente) 300g de soda de...

230879454.jpg
Como curar o fígado gordo em apenas 7 dias

. Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...

APRENDA O SEGREDINHO DO FRANGO DE PANELA MAIS GOSTOSO DO MUNDO!! DELÍCIAA!!
APRENDA O SEGREDINHO DO FRANGO DE PANELA MAIS GOSTOSO DO MUNDO!! DELÍCIAA!!

Ingredientes :: 700g de coxinha ou asinha de Frango Rico :: 1/2...

25e9c30916e87895ee80c03217a8b229.jpg
O ensaio fotográfico dessa mulher vai te deixar maravilhado

Uma das paradas que eu mais gosto da internet é que qualquer...

Deixe seu comentário

X