Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Por que sonhamos que estamos caindo no vazio?

Tipo:

75544881.jpg

Sonhar que estamos caindo no vazio é algo tão comum que se diz que pelo menos 95% das pessoas já experimentou esse sonho alguma vez. É uma situação que costuma nos causar uma ansiedade súbita e, em certas ocasiões, acordamos no susto. Por que isso acontece? Leia nosso artigo e descubra!


Possíveis explicações de porquê sonhamos que estamos caindo no vazio

sonhos-melhor-com-saude-500x500 É algo comum, como já dissemos. Dormimos e sonhamos que estamos andando com total tranquilidade quando de repente começamos a cair em um abismo profundo. O chão desaparece ou escorregamos por um precipício onde nosso corpo fica suspenso e temos essa sensação brutal de queda. Nosso coração acelera e acordamos assustados e com uma inquietação mental. Outra coisa que inclusive também é frequente é a sensação de que, sem saber como, estamos caindo da cama. Aliás, muita gente chega a cair realmente da cama, mas por que isso acontece?

1. Ocorre nas primeiras fases do sono

Dormir-pouco-500x333 Se você se lembrar de algo sempre que sonha com esse tipo de coisas, sem dúvidas perceberá que costuma acontecer poucos minutos depois de se deitar e começar a pegar no sono. Na Unidade do Sono do Hospital de Madrid (Espanha), esse tipo de fenômeno é investigado e encontrou-se que costuma ocorrer basicamente por uma pequena descompensação entre o chamado sistema vestibular (presente nos ouvidos) e o sistema sinestésico. O corpo ainda não se adaptou à posição horizontal, por isso ocorre um pequeno erro de processamento que nos obriga a acordar de súbito com a sensação clara de que estamos caindo. Isso faz com que muitas pessoas cheguem a realmente cair da cama.

2. O componente estresse também tem sua influência

cerebro-saudavel-500x297 Agora tente relacionar como era seu estado pessoal e emocional cada vez que você experimentava esse fenômeno. Sonhar que caímos no vazio também pode estar relacionado com o estresse. Submetemos nosso cérebro a uma atividade intensa, o cortisol acelera nossas funções  básicas, a preocupação aumenta, as ondas cerebrais chegam aos seus limites máximos… Porém, quando deitamos nosso cérebro relaxa e uma nova descompensação é produzida: alta atividade cerebral mais corpo relaxado causa uma sensação de queda brutal que se traduz nesse tipo de sonhos, que aos poucos instantes nos obrigam a acordar alarmados.

3. O fenômeno da paralisia do sono

sonho-3 Já falamos sobre a paralisia do sono em nosso artigo sobre transtornos noturnos associados ao sono. Isso ocorre basicamente quando de súbito somos conscientes de que estamos num pesadelo, porém não conseguimos acordar. A sensação é muito vívida e intensa, às vezes até aterrorizante, visto que tudo é muito real. Geralmente o que estamos sonhando se converte em uma experiência desagradável que também nos obriga a querer acordar antes de sentir a dor da queda. Poderíamos concluir dizendo que esse fenômeno tem como principal essência o estresse. Nosso cérebro fica muito excitado e com isso as primeiras fases do sono derivam nessa descompensação mente-corpo onde o cérebro reage com esses sonhos cheios de ansiedade. Como curiosidade vale a pena citar a versão que nos dá a etologia, que explica que tal sonho pode estar relacionado a um instinto herdado de quando nossos antepassados hominídeos dormiam em árvores e se viam obrigados a acordar de súbito para não cair. Curioso, não?

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

09a9ccf25f65922251fae6bcd7cb62c1.jpg
Bolo 10 minutos

Preparo Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...

Limonada-de-gengibre-emagrece-e-elimina-a-barriga-que-você-nunca-consegue-perder-430×285
Limonada de gengibre emagrece e elimina a barriga que você nunca consegue perder

Quem gosta de acompanhar receitas fit e novidades no campo da alimentação...

e68071590a5b74606f153e3999596b45.jpg
Lasanha de Panqueca

COMO FAZER LASANHA DE PANQUECA MODO DE PREPARO DO MOLHO Á BOLONHESA...

cor-dos-olhos-500×325
O que a cor de nossos olhos podem indicar sobre a nossa saúde?

Segundo a iridologia, a cor de nossos olhos pode indicar quais são...

Deixe seu comentário

X