Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Podemos adquirir doença de Chagas comendo feijão? Agora você vai saber a verdade

Tipo:


Finalmente, é verdade essa história de que o feijão pode transmitir o mal de Chagas? O engenheiro agrônomo e extensionista agropecuário da Emater de São Sebastião do Paraíso, João Bosco Minto garante que o feijão, da maneira como é consumido no Brasil, não pode ser agente transmissor de doenças. Boatos nas redes sociais têm trazido diversas notícias de que o feijão está contaminado e transmitindo doenças sérias, que até levou dez pessoas à morte. Outras notícias dizem que o feijão está transmitindo Doença de Chagas. A primeira notícia veiculada na internet há cerca de dez dias, em formato apenas de áudio, na voz de uma mulher, dava conta que a cunhada trabalha em um hospital chamado Santa Joana e que dez pessoas já haviam morrido por conta da contaminação, incluindo a chefe de um dos plantões da instituição. A mulher também dá dicas de como matar o suposto parasita.

A notícia foi desmentida, inclusive o hospital, que é uma maternidade em São Paulo, fez nota de esclarecimento, dizendo que nada havia acontecido na instituição. João Bosco esclarece que no caso do feijão, essas possibilidades não existem. O vídeo que disseminou o boato

“Isso porque o produto é consumido cozido em alta temperatura, normalmente sob pressão e por um tempo razoável. Dessa forma os parasitas que porventura se encontrem no produto serão eliminados pelo cozimento. Isso pode acontecer com açaí e cana-de-açúcar, que são moídos crus e, dessa forma, o parasita ali presente pode penetrar pela mucosa.”

No início da semana passada, uma internauta publicou um vídeo na internet, mostrando o que seriam larvas em grãos de feijão de uma marca conhecida, outra havia postado algo semelhante, dizendo que era de outra marca também bastante consumida.

As empresas, no entanto, desmentiram a história.

Uma das empresas conseguiu liminar na Justiça para retirar o vídeo do ar.

Os boatos sobre contaminação de alimentos não são novos.

Em 2009 já havia algo relacionando larvas no feijão e doenças sérias.

Há alertas, por exemplo, dizendo que um lote, também de feijão cru, estaria contaminado pelo protozoário que causa a doença de Chagas e que um jeito de eliminá-lo é colocando o produto de molho no vinagre, ou mesmo deixando de comê-lo.

O fato é que, a nosso ver, realmente não existe risco de contrair doenças comendo feijão cozido porque, como disse o agrônomo, as altas temperaturas do cozimento destroem essa possibilidade.



Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 3 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

Sorvete de chocolate

Receitinha deliciosa de sorvete de chocolate para você. Muito fácil!

Pizza Laminada

Essa paixão mundial preparada de uma forma deliciosa, experimente!

Você ama melancias ?? Se você ver este corte dentro da melancia jogue-a fora imediatamente !!! Aqui está o porquê.

MELANCIA COM CORTES INTERNOS MERECEM SUA ATENÇÃO! Melancia com cortes internos –...

Desintoxica o corpo, reduz o inchaço e regula o pH com esta receita de 2 ingredientes!

Esta receita é tão simples e tão eficiente, que impressiona qualquer pessoa.

Deixe seu comentário