Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Pavê de Limão com abacaxi

Tipo: Doces e Sobremesas

16830973_1728578797452409_7758253600175870165_n

Ingredientes:


Bolo:

100g de manteiga sem sal a temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
2 ovos grandes em temperatura ambiente
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1/4 xícara de leite
1/4 xícara de suco de limão
raspas da casca de um limão

Geléia de abacaxi:

1 Abacaxi descascado e picado, sem o miolo central
3 colheres de sopa de açúcar
Creme de limão e Chocolate branco
200 ml de creme de leite fresco
150g de chocolate branco derretido e frio
Suco e as raspas de 2 limões

Modo de Preparo:
Pre-aqueça o forno a 180ºC e unde uma assadeira de 20cm de diâmetro (eu fiz nas forminhas de cupcae e não repito mais a experiência). Misture a farinha com o fermento e reserve. Misture também o leite com o limão e reserve.

Bata a manteiga na batedeira até que fique bem clara e fofa. Adicione gradualmente o açúcare bata até que fique bem leve e fofo. (aproximadamente 3 minutos). Adicione alternadamente os líquidos e os secos, em três adições. Misture as raspas de limão. Despeje essa mistura na assadeira previamente preparada, e asse por aproximadamente 20 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar em uma grade.

Enquanto o bolo assa, prepare a geleia de abacaxi: leve os ingredientes ao fogo e cozinhe até que o abacaxi esteja desfazendo e o doce esteja começando a apurar (não deixe secar muito, lembre-se que engrossa ao esfriar). Reserve para esfriar.

Um pouco antes da montagem (quando o bolo e a geléia estiverem frios) prepare o creme. Bata o creme de leite até que se obtenha o ponto de chantilly mole. Com a batedeira ligada, despeje em fio o chocolate branco derretido, até que esteja bem incorporado. Ainda batendo, misture o limão e as raspas. (Tome cuidado para não demorar muito para despejar o chocolate branco, pois senão o chantilly irá virar manteiga.

Montagem – Corte o bolo frio em uma camada. Se for fazer no estilo pavê, separe um refratario; se for fazer como bolo, prepare um aro. Forre o refratário com 1/3 do creme de limão. Coloque o bolo e por cima espalhe toda a geléia de abacaxi. Coloque 1/2 do creme de limão novamente, cubra com o restante do bolo e decore com o restante do creme. Deixe descansar na geladeira pelo menos 4 horas antes de servir (no dia seguinte, ele ficou muuuuiiito melhor). Sirva gelado.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X