Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Para salvar esposa, homem doa próprio rim como presente de 20 anos de casamento

Tipo:

ESCRITO PORGIOVANNA MAZZEO

No dia 25 de janeiro, os norte-americanos Scott e Cindy Chafian completam 20 anos de casamento e vão celebrar a data especial no hospital e esperançosos. Como presente de casamento, Scott vai dar um de seus rins para Cindy e tentar salvar sua vida.

Doença renal policística

Cindy sofre de doença do rim policística, uma condição hereditária que causa o crescimento de cistos nos rins. Eventualmente, o número de cistos pode ser muito grande e isso provoca a paralisação do funcionamento destes órgãos.

Além de Cindy, sua mãe, seu tio e seu avô também têm a mesma doença, mas já receberam transplantes. A doadora de seu tio foi a esposa dele, ou seja, esta não é a primeira vez que um casal da família se ajuda.

Recentemente, sua filha mais nova, de 15 anos, também foi diagnosticada com este problema, mas os médicos acreditam que, com os avanços na área da saúde, pode ser que ela nunca venha a precisar de um transplante.

Apesar de a doença ser comum na família de Cindy, as causas são desconhecidas.

O diagnóstico de Cindy foi feito há 20 anos, mas por muito tempo o único efeito da doença foi elevação da pressão arterial. Contudo, as gestações provocaram complicações e há 6 anos seus rins tiveram uma grande queda no funcionamento, o que começou a afetar sua vida.

“Ela tinha menos e menos energia e começou a ter problemas de saúde porque seus rins começaram a filtrar cada vez menos toxinas. Há dois anos, seus rins pararam completamente e ela teve que começar a fazer hemodiálise”, explica Scott.

Marido doa rim à mulher

Há seis anos, Scott tenta doar um de seus rins para a amada, mas ela sempre recusou. Contudo, após uma piora em seu estado de saúde, Cindy acabou aceitando o transplante, que ocorrerá no dia 24 de janeiro.

“Fui o único que fez o teste e foi constatado que eu era compatível, então ninguém mais [da família] fez o teste. Eu acho que eu e a Cindy ficaríamos relutantes em ter um filho como doador para um pai. Já foi muito difícil para a Cindy aceitar em receber o meu rim”, comenta Chafian.

A poucos dias de se submeter ao procedimento, Scott faz questão de ressaltar a importância dos doadores de órgãos. “Adoação de rimem vida é uma opção que pode mudar completamente a vida das pessoas e até salvá-las. Eu e a Cindy temos certeza que deve haver um propósito para a nossa família (particularmente os nossos filhos) estar passando por isso”, afirma.

Vaquinha online

Para ajudar a cobrir os custos da cirurgia e as despesas gerais, já que Scott precisará ficar um período sem trabalhar, uma amiga da família criou uma vaquinha online para ajudá-los. Na descrição da página, Jennifer Nicole Terrance escreveu sobre a batalha da amiga.

“Ela tem suportado uma batalha incrível pela sua saúde que teve um enorme impacto na vida emocional e física dela e de sua família. Cirurgia após cirurgia, muitos desafios incríveis. Sua vida em casa ficou balançada. Finalmente eles estão tendo uma chance. O rim de Scott é, de uma forma divina, perfeito para Cindy”, comentou Jennifer.

Apesar das dificuldades que a família precisou enfrentar desde que a doença se agravou, a amiga afirma que tudo só fez com o casal ficasse mais forte e determinado. Como financiamento coletivo, eles visam arrecadar US$ 5 mil (cerca de R$ 16 mil). Até o momento, o casal conseguiu pouco mais da metade do valor.

“Dois pais vão se submeter a cirurgias no mesmo dia para salvar a vida de um dos pais e melhorar muito a qualidade de vida dela. Isto é um genuíno gesto de fé e eles estão muito ansiosos”, comentou Jennifer napágina de doações criado no site GoFundMe.

Jennifer conheceu o casal poucos meses após perder seu marido, que morreu vítima de uma doença nos rins.



Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5

Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário