Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Pao de lo de nozes

Tipo:

df9491a509c6a7fb2eba32ef24b1abff.jpg

Pao de lo de nozes super fofinho!

Pao de lo de nozes é uma massa de bolo bem leve, macia e cá entre nós quem é que não gosta de uma massa bem fofa! E se ele, além de fofinho, ainda tiver sabor de nozes? Aí então é covardia! Dá água na boca só de pensar, não dá?

E se pensou em massa fofinha, pensou logo em pão de ló, receita típica portuguesa, que pode servir de base para bolos recheadíssimos e com coberturas deliciosas ou, simplesmente, ser consumida “sozinho”, despertando paladares e aromas por toda a mesa.

Bolo Pao de lo de nozes. Receita para anotar no caderninho e levar para vida inteira!

O pao de lo é um clássico, adicionado de nozes se transforma uma base saborossísima que pode ser utilizada para bolos recheados com baba de moça, brigadeiro branco, doce de leite, calda de frutas, creme belga … doce de leite com nozes …

O pao de lo leva 35 gramas de farinha de trigo peneirado e 35 gramas de açúcar também peneirados por ovo.

Tamanho da forma:

  • 20-21cm – 4 ovos
  • 24-25cm – 6 ovos
  • 29-30cm – 8 ovos
  • 34-35cm – 10 ovos

A menos que você tenha uma batedeira e um forno industriais não é aconselhável montar com mais de 10 ovos por vez.

Para ter sucesso o pao de lo requer alguns cuidados são fundamentais na hora de prepara-lo, como:

  • Bater as claras em ponto de neve firme, porém não muito firme,se isto acontecer você não vai conseguir incorporar a farinha adequadamente
  • Acrescentar as gemas uma a uma, só depois juntar o açúcar aos poucos até o ponto de fita, ou seja, levantando o batedor a massa deve cair formando uma fita
  • Por último incorporar a farinha de trigo com a máxima delicadeza, sempre usando a espátula na vertical e dobrando a massa de baixo para cima.
  • Tamanho da forma também é importante, uma vez que a altura do bolo deve ficar entre 5cm a 7cm.
  • Temperatura do forno é fundamental para o sucesso da receita, o forno deve estar pré aquecido a 180graus

Que tal correr pra cozinha e preparar esta delícia?

INGREDIENTES:

  • 6 ovos frescos e em temperatura ambiente
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1/2 xícara de chá de nozes moídas

COMO FAZER:

  1. Comece triturando as nozes.
  2. Coloque as nozes num saco plástico zip, feche ou amarre e dê batidinhas com a mão em punho ou com ajuda de um martelo de bater carne até obter uma farofa grossa
  3. A farofa não precisa ser muito bem triturada, basta algumas batidinhas, é legal sentir os pedacinhos de nozes na massa. Reserve cerca de 1/2 xícara de nozes trituradas.
  4. Separe as claras das gemas.
  5. Bata o ovo contra a bancada, separe uma metade da casca da outra e deixe a clara escorrer numa tigelinha; coloque as gemas num bowl. Repita o procedimento com os 6 ovos um a um, use uma tigelinha para escorrer a clara, e outra para colocar a gema, assim, caso um ovo esteja ‘estragado’, você não perde todas as gemas. Evite deixar cair qualquer vestígio da gema, isso impedirá a clara de se formar.É melhor que o ovo esteja em temperatura ambiente, nunca gelado. Pois a clara em temperatura ambiente resulta numa espuma mais volumosa, elástica e estável.
  6. Se você os guarda na geladeira, retire cerca de 30 minutos antes de bater. Prefira sempre ovos frescos. Na batedeira, bata as claras com 1 pitada de sal em ponto de neve firme.
  7. Acrescente as 6 gemas, uma a uma e bata mais 10 minutos. Junte 1 xícara de chá de açúcar e bata por mais 5 minutos.
  8. Desligue a batedeira.
  9. A massa do pao de lo deverá ficar em ponto fita, que é quando a gente levanta o batedor de arame da batedeira e ela desenha formando uma fita.
  10. Desligue a batedeira. coloque 1 xícara de farinha de trigo peneirada aos poucos. Faça 2 a 3 adições.
  11. com 1/2 xícara de chá de nozes moídas
  12. Adicione 1 colher de sopa de fermento a massa e ao poucos, vá mexendo delicadamente incorporando os ingredientes, num único sentido, sempre de baixo para cima com o fouet, ou a espátula na vertical
  13. Cuidado. misture bem vagarosamente mesmo. Pão de ló, precisa da aeração das claras batidas para fazer a massa crescer e ficar bem fofinha.
  14. Despeje em 2 formas de 24cm de diâmetro, untada e enfarinhada
  15. Com uma faca, desenho jogo da velha sobre a superfície do bolo, para evitar que ele cresça no forno formando ‘barriga’.
  16. Leve ao forno pré aquecido a 180 graus por 30 minutos, ou até que o bolo esteja assado.
  17. Para saber se o pao de lo está pronto, com a massa ainda dentro do forno, pressione com a palma da mão sobre a superfície. Você vai sentir que a massa não afunda quando pressionada, ou faça o teste do palito, espete um palito de madeira no centro do bolo, se sair seco e limpo o bolo está pronto, Se sair ‘sujo’ com massa de bolo, deixe por mais 10 minutos e vá de 10min em 10min até que o palito saia limpo.

Pao de Lo de nozes mais gostoso e mais fofo da vida

Agora é só cortar ao meio e rechear

Bolo de Nozes com Doce de Leite mais gostoso da vida, veja a receita aqui.



Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp
Loading...

Deixe seu comentário