Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Pão de Forma Petrópolis, já sai bom logo na primeira vez!

Tipo: Massas

Page 6

Fazer pão não é difícil, seguindo direitinho os passos a seguir, seu Pão de Forma Petrópolis já sai bom logo na primeira vez! É fácil de ser feito, o segredo é misturar os ingredientes na ordem indicada, sovar por pelo menos 10 minutos e aguardar o tempo de fermentação certo antes de levar ao forno.

Depois de começar a fazer pão em casa, você nunca mais quer parar. Pão caseiro garante uma casa perfumada e café da manhã ou chá da tarde bem mais gostoso, incrivelmente saboroso e bem macio.
INGREDIENTES PÃO DE FORMA PETRÓPOLIS:

10g de fermento biológico seco e instantâneo, 1 saquinho.
1colher de sopa de manteiga derretida
¾ de xícara de chá de leite gelado.
1 ovo inteiro
¼ de xícara de chá de açúcar
3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 pitada de sal
1gema misturada com 1 colher de chá de café preto pronto

LÍQUIDOS:Em um bowl médio/pequeno, coloque o fermento biológico instantâneo, uma colher de sopa de manteiga derretida no micro ondas,¾ de xícara de chá leite gelado ou em temperatura ambiente e um ovo inteiro.Misture bem. Reserve.
Use leite gelado ou no inverno em temperatura ambiente, isso por que a massa não deve passar dos 26ºC durante a sova, para que ela não comece a fermentar antes da hora. O leite gelado ajuda a manter a temperatura mais baixa enquanto você manuseia a massa.
SECOS:Em um bowl grande e com tampa, coloque 3 xícaras de chá de farinha de trigo,¼ de xícara de chá de açúcar e uma pitada de sal e misture.
Faça uma cavidade no centro, adicione a mistura de fermento reservada acima e sove por no mínimo 10min até ficar uma massa homogênea, lisa, até você sentir que a massa está mais macia, mais maleável, elástica. Sovar é fundamental para que a massa cresça e ganhe estrutura. Sem sova o pão fica massudo e pesado. A massa não gruda nas mãos, nem na bancada e não é difícil de trabalhar. Coragem, o resultado vale a pena.
FERMENTAÇÃO : Tampe, cubra com o guardanapo para deixar o ambiente escuro e deixe a massa descansar por 20 minutos, num local quentinho e sem corrente de ar. O forno desligado costuma ser um bom lugar.
Um truque no inverno é aquecer o forno por 5 minutos. Desligar o forno e com ele desligado, mas quentinho, deixar o pão descansar por 20min.
FORMA: Unte uma forma de 25 cm X 10 cm e 6 cm de altura, com óleo e farinha de trigo e transfira a massa para a forma de bolo inglês.
Em um bowl pequeno misture 1 gema com 1 colher de café pronto. Pincele a massa de pão com a gema misturada com o café e deixe crescer até a massa dobrar de tamanho.
FORNO:Leve o pão ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 35 minutos ou até dourar.
Retire do forno, desenforme e sirva em seguida.
Dica: Se você não for consumir o pão na hora, desenforme e deixe esfriar sobre uma grade ou dentro do forno frio.



Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp
Loading...

Deixe seu comentário