Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Pão de Batata

Tipo: Lanches

Pão de Batata

Modo de Preparo:
Como essa massa é mais mole o ideal é fazer a primeira etapa dentro de uma bacia ou vasilha funda. Misture o leite, a manteiga, as gemas e a batata amassada (que deve estar em temperatura ambiente). Junte os demais ingredientes secos deixando a farinha por último. Vá colocando farinha aos poucos e misturando. Ela deve ficar uma massa ainda pegajosa, se você tentar criar uma massa que desgruda das mãos vai usar muita farinha e o pão vai ficar duro. Nesta etapa não precisa sovar, só misturar tudo.

Tampe o recipiente com um pano ou filme plástico e deixe a massa crescer em local abafado por 1 hora ou até dobrar de volume (se vc mora numa região fria pode levar até duas horas).

Coloque um pouco de farinha em uma bancada e despeje a massa. Como vai estar pegajosa, vá jogando farinha por cima e sovando por uns 10 minutos. Eu usei mais 1/2 xícara de farinha nesta etapa. Faça bolinhas e coloque na assadeira (usei sempre farinha nas mãos por que a massa ficou meio grudenta até o fim). Deixe crescer por 30 minutos. Você também pode fazer pães maiores ou usar forma tipo de bolo inglês e colocar a massa dentro.

Eu gosto de ligar o forno em 200ºC por 15 segundos (são segundos mesmo), desligo e então coloco a assadeira com os pães dentro dele para crescer. Com os pães crescidos (depois de meia hora), retiro a assadeira do forno, ligo novamente em 180ºC, deixo preaquecer por 5 minutos e volto os pães para o forno para assar.

Foi assim que eu fiz e ficaram deliciosos e fofinhos. Mas confesso que é uma receita mais longa que me dá uma certa preguiça. Da próxima vez vou usar a máquina de fazer pão.



Ingredientes

    • 1/2 colher (sopa) de sal;
    • 1 colher (sopa) de açúcar;
    • 1 xícara (240ml) de batata cozida amassada (usei 2 batatas inglesas médias cozidas em água);
    • 3 colheres (sopa) de manteiga derretida (aproximadamente 40g);
    • 2 gemas;
    • 80 ml de leite morno;
    • 5g de fermento biológico instantâneo seco (1/2 pacotinho);
    • Aproximadamente 500g de farinha de trigo;
    • 1 gema para pincelar (esqueci, mas dourou mesmo assim).
Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp
Loading...

Deixe seu comentário