Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Os benefícios e usos da casca do limão

Tipo:

Casca-de-limao-500x360-500x360

A maioria de nós conhece os múltiplos benefícios de um cítrico como o limão, mas quase sempre desperdiçamos metade deles, isto é, sua casca. Por tradição, muitos de nós estamos acostumados a utilizar apenas o suco do limão, seja com fins culinários ou medicinais. Entretanto, desconhecemos que muitas propriedades curativas desta fruta estão na sua casca, já que esta contém de 5 a 10 vezes mais vitaminas que o suco.

Quais são os benefícios da casca do limão?

Na casca do limão encontram-se substâncias medicinais muito importantes como seu óleo essencial, a citronela, o felandreno, a vitamina C, o ácido cítrico, o ácido málico, o ácido fórmico, a hesperidina ou pectina, entre outras.
Entre suas propriedades encontrou-se que a casca do limão é um potente eliminador de toxinas do corpo e, portanto, também tem um efeito rejuvenescedor.
Combate o inchaço abdominal, reduzindo, por sua vez, os gases intestinais.
Ajuda a depurar o fígado graças ao seu efeito desintoxicante que estimula a eliminação de substâncias tóxicas e dejetos.
Favorece a digestão e previne problemas de prisão de ventre.
Por seus altos conteúdos de vitamina C e outras vitaminas, é um potente fortalecedor do sistema imunológico que ajuda a prevenir infecções, gripes, resfriados e
problemas respiratórios.
Favorece a alcalinidade do sangue.
Ajuda a diminuir os níveis de pressão arterial alta.
Combate o nervosismo.
É antisséptico.
Elimina o excesso de gordura na pele, graças às suas propriedades adstringentes.
Ajuda a branquear as manchas na pele e nos dentes.
Tem um poderoso efeito anticancerígeno que poderia ajudar a desintegrar tumores malignos.
A casca do limão como anticancerígeno

Recentes estudos encontraram que a casca do limão possui substâncias muito poderosas que poderiam ser até 10 vezes mais efetivas que a quimioterapia para combater as células cancerosas. Seus efeitos desintoxicantes e a grande quantidade de nutrientes que contêm poderiam ser chaves para prevenir e combater alguns tipos de câncer.

O estudo, que foi publicado há pouco tempo, revelou que depois de mais de 20 testes desde o ano de 1970, o extrato da casca do limão pode destruir as células malignas de até 12 tipos de câncer, entre eles inclui-se o câncer de mama, o câncer de próstata, o câncer de cólon, o câncer de pâncreas, entre outros. O mais curioso de tudo é que a casca do limão não tem efeitos secundários no organismo, ao contrário de muitos fármacos para tratar o câncer.

Como aproveitar os benefícios da casca do limão?

Muitas vezes, a casca do limão é utilizada apenas em sobremesas ou receitas culinárias que necessitam de um toque amargo característico. Entretanto, levando em consideração os múltiplos benefícios dela, podemos começar a incluí-la com mais frequência em nossa dieta seguindo essas dicas:

Lave muito bem o limão e leve ao congelador, até que congele por completo. Depois, você poderá ralá-lo para aproveitar sua casca, ou também pode optar por passar no liquidificador. Esse conteúdo pode ser utilizado em sopas, saladas, sucos, massas, molhos, sushi, peixes, entre outros.
Quando você quiser desfrutar de uma limonada, opte por colocar no liquidificador o limão com a casca para aproveitar 100% dos benefícios do limão. O sabor ficará um pouco alterado, mas será igualmente delicioso e muito refrescante.
Utilize o limão ralado para dar um toque especial aos seus coquetéis de whisky, vinho ou vodka.

Chá de casca de limão

O chá da casca do limão é outra excelente opção para aproveitar todos os benefícios dessa fruta por completo. Este chá é ideal para desintoxicar o organismo, eliminar toxinas e combater os radicais livres que se acumulam no nosso corpo, consequência da contaminação, dos produtos químicos, do fumo, ou da má alimentação, entre outros. Além disso, é antibacteriano e antimicrobiano, ajuda a prevenir resfriados por seu alto teor de vitamina C.

Ingredientes

1 litro de água.
A casca e o suco de 2 limões.
Mel ou estévia.
Como prepará-lo?

Em primeiro lugar, ponha em fogo alto a água junto com a casca dos dois limões e deixe ferver por 15 minutos.
Em seguida, retire do fogo e acrescente o suco dos dois limões.
Finalmente, você pode adoçar o chá com um pouco de mel ou estévia.
O chá de limão pode ser consumido frio ou quente depois de uma refeição, com exceção do café da manhã, pois neste caso é melhor consumi-lo em jejum.




O renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem INCRIVEL sobre emagrecimento, se tiver alguns minutos assista... Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

2 votos, média: 5 de 5

Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário