Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

O que pode comer na Sexta-Feira Santa?

Tipo:

O-que-pode-comer-na-Sexta-Feira-Santa

Aprendeu que não é permitido comer carne na Sexta-Feira da Paixão? Mas, afinal, o que é permitido nas refeições desse dia? Trocar a carne vermelha pela carne branca basta? E o frango, então, é liberado? Ou só é permitido comer peixe?

Nós conversamos com o padre Antônio Aparecido Pereira, da Arquidiocese de São Paulo, que esclarece as maiores dúvidas.

Por que não pode comer carne na Sexta-Feira Santa?

A tradição é muito antiga e tem relação com o que a data representa para os católicos: a morte de Jesus. Quem segue a religião acredita que a carne vermelhasimboliza o corpo de Cristo, que derramou seu sangue para salvar a humanidade, e por isso se abster do alimento é uma forma de respeito ao sacrifício. Na verdade, essa privação deveria ser seguida durante toda quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e se estende até a Páscoa, mas atualmente ela acontece apenas no primeiro dia do período e na sexta da Paixão.

“Originalmente não é só deixar de comer carne, e sim seguir o jejum, que para a Igreja sempre significou os domínios sobre as paixões, sobre as próprias vontades, para que acertemos nossas vontades às vontades de Deus. Mas hoje o silêncio de carne vem sendo aplicado obrigatoriamente em dois dias no período da quaresma: na quarta de cinzas, quando se inicia todo o ciclo de preparação para a Páscoa, e na Sexta-feira Santa, que é um dia de luto, para se unir ao sofrimento de Cristo, dia de penitência, de sacrifício”, comenta o padre.

Pode comer frango na Sexta da Paixão?

A dúvida é muito comum e gera alguma polêmica, já que a indicação da Igreja para os católicos é trocar a carne vermelha pela carne branca e o frango é considerado uma carne branca. Porém, segundo o padre Cido, o frango não está liberado para ser consumido pelos cristãos na Sexta-Feira Santa.

“Não há nenhuma explicação teológica a respeito do consumo de frango nessa data, mas a tradição sempre pregou a troca da carne pelo peixe, que é um alimento bíblico. Está tudo ligado ao sangue derramado pelo Cristo. Apesar de o peixe também sangrar, o derramamento de sangue é bem menor do que em outros animais como o boi, o coelho ou mesmo o frango”.

O que é a Paixão de Cristo?

Paixão de Cristo é o termo teológico que descreve os sofrimentos de Jesus antes da crucifixão, que teria acontecido no dia em que se celebra a Sexta-Feira Santa. Por isso, para os cristãos, essa é uma data para orar e seguir um profundo silêncio, além da abstinência de carne.

“As pessoas refletem muito sobre o significado da morte de Cristo e se reúnem às 3 horas da tarde, que foi a hora em que Jesus morreu, para celebrar a paixão em uma longa cerimônia em que se lê a Bíblia. Depois os fiéis vão até a imagem do Cristo sacrificado e o processo termina com a comunhão. À noite é uma grande tradição acontecer uma procissão em respeito ao Senhor morto”.




O renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem INCRIVEL sobre emagrecimento, se tiver alguns minutos assista... Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5

Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário