Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

O que pode comer na Sexta-Feira Santa?

Tipo:

O-que-pode-comer-na-Sexta-Feira-Santa

Aprendeu que não é permitido comer carne na Sexta-Feira da Paixão? Mas, afinal, o que é permitido nas refeições desse dia? Trocar a carne vermelha pela carne branca basta? E o frango, então, é liberado? Ou só é permitido comer peixe?

Nós conversamos com o padre Antônio Aparecido Pereira, da Arquidiocese de São Paulo, que esclarece as maiores dúvidas.

Por que não pode comer carne na Sexta-Feira Santa?

A tradição é muito antiga e tem relação com o que a data representa para os católicos: a morte de Jesus. Quem segue a religião acredita que a carne vermelhasimboliza o corpo de Cristo, que derramou seu sangue para salvar a humanidade, e por isso se abster do alimento é uma forma de respeito ao sacrifício. Na verdade, essa privação deveria ser seguida durante toda quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e se estende até a Páscoa, mas atualmente ela acontece apenas no primeiro dia do período e na sexta da Paixão.

“Originalmente não é só deixar de comer carne, e sim seguir o jejum, que para a Igreja sempre significou os domínios sobre as paixões, sobre as próprias vontades, para que acertemos nossas vontades às vontades de Deus. Mas hoje o silêncio de carne vem sendo aplicado obrigatoriamente em dois dias no período da quaresma: na quarta de cinzas, quando se inicia todo o ciclo de preparação para a Páscoa, e na Sexta-feira Santa, que é um dia de luto, para se unir ao sofrimento de Cristo, dia de penitência, de sacrifício”, comenta o padre.

Pode comer frango na Sexta da Paixão?

A dúvida é muito comum e gera alguma polêmica, já que a indicação da Igreja para os católicos é trocar a carne vermelha pela carne branca e o frango é considerado uma carne branca. Porém, segundo o padre Cido, o frango não está liberado para ser consumido pelos cristãos na Sexta-Feira Santa.

“Não há nenhuma explicação teológica a respeito do consumo de frango nessa data, mas a tradição sempre pregou a troca da carne pelo peixe, que é um alimento bíblico. Está tudo ligado ao sangue derramado pelo Cristo. Apesar de o peixe também sangrar, o derramamento de sangue é bem menor do que em outros animais como o boi, o coelho ou mesmo o frango”.

O que é a Paixão de Cristo?

Paixão de Cristo é o termo teológico que descreve os sofrimentos de Jesus antes da crucifixão, que teria acontecido no dia em que se celebra a Sexta-Feira Santa. Por isso, para os cristãos, essa é uma data para orar e seguir um profundo silêncio, além da abstinência de carne.

“As pessoas refletem muito sobre o significado da morte de Cristo e se reúnem às 3 horas da tarde, que foi a hora em que Jesus morreu, para celebrar a paixão em uma longa cerimônia em que se lê a Bíblia. Depois os fiéis vão até a imagem do Cristo sacrificado e o processo termina com a comunhão. À noite é uma grande tradição acontecer uma procissão em respeito ao Senhor morto”.



Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

record-e-processada-e-perde-google_1440377
Ator é obrigado a ficar sem almoço na Record, processa canal e ‘leva fortuna’

Ator de 72 anos, que trabalhou sem almoçar, Gracindo Júnior venceu processo....

10354611_939639682712809_943328198340210816_n
Cuca da tia Dalila

A cuca da tia Dalila é TUDIBÃO! Seu dia merece começar assim!!

d57ec9b4c083a4febdcbc393b4f15536.jpg
AS INEVITÁVEIS MANCHAS DE MOFO SOBRE AS PAREDES: CONFIRA COMO ELIMINÁ-LAS DEFINITIVAMENTE

Há áreas em que, por causa do território onde são localizadas –...

19728efb252da64a874e161f85542d6a.jpg
COMER SALSICHA AUMENTA O RISCO DE CÂNCER E LEUCEMIA EM CRIANÇAS, REVELA ESTUDO

Quando éramos crianças, adorávamos comer cachorro-quente! Confira também: 1 - 101 Receitas...

Deixe seu comentário