Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

O Que Fazer Com Uma Caixa De Papelão Que Não Te Serve Mais

Tipo:

É-mais-saudável-comer-a-banana-quando-ela-está-madura-ou-verde

A banana é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo, afinal, além de ter um sabor delicioso é muito econômica e saudável. Muitas pessoas acabaram por eliminar esta fruta de sua alimentação acreditando na falsa lenda de que comê-la engorda. Porém foi demonstrado que, ao contrário disso, seu consumo moderado proporciona benefícios a quem quer ter uma alimentação equilibrada e com a finalidade de emagrecer.


Quais são as propriedades da banana?

A banana é uma fonte rica em carboidratos, o que a torna uma das melhores fontes de energia vegetal para o corpo. Sua riqueza em açúcar é compensada por seu baixo teor de gorduras e seu alto teor de fibras, que ajuda a regular a absorção dos açúcares.
Essa fruta se caracteriza por oferecer uma sensação de estômago saciado e ser uma fonte significativa de potássio. O potássio estimula a eliminação de líquidos retidos no organismo e também é essencial no tratamento de doenças, como a hipertensão, a gota e as doenças reumáticas.
100 gramas de banana nos oferecem 90 calorias, o que a transforma em uma das frutas com mais calorias. Porém, comer a banana em proporções moderadas é ideal para aproveitarmos todos os seus benefícios e manter o peso equilibrado sem que seu consumo seja um problema.
Seu delicioso sabor doce está acompanhado de importantes vitaminas, como a C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a B6, que é chave para que nosso organismo crie novas células.

A banana melhora a circulação, prevenindo as câimbras musculares, é boa para combater a depressão, diminuindo os níveis de colesterol ruim e também para a pele e para o cabelo, além de estimular a digestão. São muitas as razões para adicionarmos banana com mais frequência à nossa alimentação. Porém, a dúvida que muitos têm é: qual é a forma mais adequada de comê-la, verde ou madura?

Escolha entre a banana verde ou madura segundo suas necessidades

O ponto de maturidade ideal das bananas depende do gosto de cada pessoa, há quem prefere quando ainda estão verdes e quem as desfruta mais quando estão completamente maduras. Porém, além dos gostos, é importante saber que o valor nutricional da banana muda na medida em que ela vai amadurecendo.
Sabe-se que quanto mais maduras as bananas, mais doces ficam.Isso se deve ao fato de que as enzimas que contêm vão se tornando amido e, na medida em que a fruta amadurece, esse amido se transforma em mono e dissacarídeos, como a sacarose, a glicose e a frutose (açúcar simples). É exatamente ali quando o amido se transforma em açúcar simples, a banana amadurece e se torna mais fácil de digerir. Porém, diversos estudos demonstraram que, ao amadurecer, a banana perde parte de suas vitaminas e minerais.
Por outro lado, um estudo recente demonstrou que quando a banana amadurece também produz vários antioxidantes e adquire propriedades anticancerígenas que podem beneficiar nosso organismo de várias maneiras. Quando a banana está completamente amarela e com manhas escuras, produz uma substância chamada TNF (fator de necrose tumoral), que tem a capacidade de combater as células malignas. O estudo pôde concluir que, quanto mais madura estiver a banana, mais efetiva e benéfica será na luta contra o câncer. Ainda, os pesquisadores também descobriram que as bananas amarelas e bem maduras são oito vezes mais efetivas no fortalecimento do sistema imunológico, em comparação com as bananas verdes.
Portanto, para a maioria das pessoas é mais conveniente consumir a banana quando estiver completamente madura, principalmente bem amarela e com manchas na casca. Além disso, pessoas que sofrem de diabetes, estão em risco de sofrer da doença ou simplesmente querem evitar o aumento rápido de seus níveis de açúcar, podem incluir bananas em sua alimentação, porém, quando ainda verdes.
Quando não é conveniente comer banana?
Especialistas recomendam suprimir a banana da dieta quando se sofre de insuficiência hepática ou renal. Nesses casos é melhor consultar um médico antes de consumir qualquer porção de banana.

Para levar em conta…

Por seu delicioso sabor, a banana pode ser incluída em diversas receitas. Porém, o melhor é consumi-la crua para aproveitar 100% seus benefícios.
Deve-se evitar guardar as bananas na geladeira, já que isso pode fazer com que o sabor e muitas de suas propriedades sejam perdidas.
Depois de descascada a banana deve ser consumida imediatamente.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

pe-de-moca-com-pedacos-de-amendoim
Meu doce preferido de festa junina é o Pé de Moça com pedaços de amendoim é de comer rezando.

Ingredientes: Uma xícara (chá) de açúcar; 1 xícara (chá) de água; 2...

141105_highlight
Arroz com tudo

Em 30 minutinhos você prepara esse arroz com um saborzinho especial!!

PETA CASEIRA, BISCOITO DE POLVILHO ASSADO , FÁCIL e DELICIOSO
PETA CASEIRA, BISCOITO DE POLVILHO ASSADO , FÁCIL e DELICIOSO

INGREDIENTES 4 copos americanos bem cheio de polvilho… 11/2 copo de óleo…...

Receitas da Semana...

Macarrão Cremoso na Panela de Pressão
Macarrão Cremoso na Panela de Pressão

Modo de Preparo  1. Coloque óleo na panela o suficiente para untá-la Veja...

15081_10151568953840479_176425787_n
Wrap de Ricota com Espinafre e Requeijão

Uma delícia, aprenda a fazer essa receita de Wrap, todos vão adorar!

pizza
Pizza de Sobras de Arroz

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até...

Deixe seu comentário

X