Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

O que acontece se uma pessoa colocar soda cáustica sob a pele?

Tipo:


O perigo mora em casa e é muito utilizado para limpeza de cômodos em geral, desentupimento de pias e, principalmente, fazer sabão caseiro com álcool. Estamos falando da famosa soda cáustica ou hidróxido de sódio, a preferência é sua no nome.
A soda cáustica é um produto muito perigoso, de alto poder de corrosão e fácil de se queimar, quando é manipulada. Sempre que você for mexer com esse produto, precisa tomar bastante cuidado usando luvas e mantendo as crianças e o próprio corpo para não ter problemas.

Mas o que acontece se a gente ingerir ou colocar o produto no nosso corpo, o que acontece? Como será que ela age?

Basicamente, a soda cáustica ou hidróxido de sódio (NaOH) é uma substância química em que geralmente você adquire em atacados, supermercados e utiliza bastante para fazer o sabão com álcool, além de desentupir sanitários, pias e remover pequenas sujeiras no chão ou qualquer lugar. A soda possui um aspecto granulado que se assemelha bastante ao sal grosso.

Na indústria, ela é usada para a fabricação de tecidos, detergentes, biodisel, alimentos, papel, entre vários produtos.Quando entra em contato com a pele humana, ela começa a causar danos e queimação de forma silenciosa e provocar sérios danos à sua saúde. Veja as partes do seu corpo que ela mais provoca danos à saúde:

1 – Olhos

Se entrar em contato com os seus olhos, a soda cáustica pode causar danos à córnea ou o tecido conjuntivo, além de provocar graves queimaduras no blobo ocular.

2 – Se engolir

A soda pode comprometer seriamente os seus órgãos internos, se ingerida. Ela pode atingir o sistema gastrointestinal e chegar a derreter ou queimar em altos níveis as paredes que compõem os seus órgãos, perfurar os tecidos e causar estenose no esôfago.

3 – Inalação

Se você inalar os gases da soda cáustica, você terá irritações no trato respiratório, perda do sentido, náuseas, vômitos, fraqueza, falta de coordenação, além de tosse e desconforto no peito.

4 – Pele

A soda cáustica em contato com a pele pode corroer o tecido, irritação e causar queimadura na pele de nível I, II e III graus. Os sintomas vão desde irritações leves até úlceras graves.



Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário