Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

O que acontece quando você recebe o tipo de sangue errado

Tipo:

277414000.jpg

.

Uma transfusão de sangue é uma transferência de sangue ou de um hemocomponente  (componente sanguíneo) de um doador para um receptor. Esse processo é realizado para aumentar a capacidade do sangue de transportar o oxigênio, restaurar os níveis de sangue no organismo, melhorar a imunidade ou corrigir distúrbios da coagulação.

Uma transfusão pode ser realizada no caso de uma anemia grave, após um acidente ou em grandes cirurgias, por exemplo. Embora seja possível uma transfusão de sangue total, como no caso de uma hemorragia prolongada, o mais comum é que sejam realizadas transfusões apenas dos componentes sanguíneos.

A tipagem sanguínea é um teste realizado em laboratórios de análises clínicas para se identificar qual é o tipo sanguíneo e o fator RH que um indivíduo possui. Uma transfusão de sangue requer o conhecimento dos grupos sanguíneos dos envolvidos. Nós seres humanos podemos ter os tipos A, B, AB ou O.

curiosidade-transfusão-de-sangue

Por que é tão importante que uma transfusão seja entre grupos compatíveis?

Quando uma pessoa recebe um sangue incompatível, as células de defesa vêem o sangue doado como uma espécie de invasor e destroem suas hemácias, tanto no seu sangue quanto no sangue doado. Você começa a ter febre, dor, frio e ardor no local da injeção. Seu corpo reage como se estivesse lutando contra uma infecção.

Seu organismo pode ainda sofrer efeitos vasodilatadores, que provocam queda brusca da pressão arterial e comprometer a oxigenação do corpo, já que ocorre a redução do fluxo sanguíneo. Você sente dores no peito e nas costas porque seu coração fica sobrecarregado, tentando estabilizar o fornecimento de sangue e oxigênio para todos os órgãos.

transfusão_freedigitalphotos

Seus rins também podem ser afetados, já que eles funcionam como um filtro para nosso organismo. A urina fica escura, porque está cheia de hemoglobinas eliminadas, o que pode acarretar até uma insuficiência renal aguda. Mas esse quadro ainda é reversível. Exceto se estes restos de glóbulos vermelhos ficarem na sua corrente sanguínea.

Os detritos podem confundir seu sistema imunológico e ativar um complexo de ataque às membranas das células. A derramada de plaquetas a partir das células podem provocar uma cascata de coagulação incontrolável, levando à coagulação do sangue nas veias. Essa cascata é chamada de “reação transfusional hemolítica aguda” e é o que, por fim, pode ocasionar a morte de quem recebe uma transfusão de sangue de um tipo diferente do seu.

blind-main_1541476a

Saiba que os hospitais são cuidadosos com essas questões e casos assim são raros, mas infelizmente, ainda acontecem. Em 2013, uma mulher de 84 anos morreu após o laboratório de um hospital em Coney Island ter cometido um erro crasso na verificação de sua tipagem sanguínea.




O renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem INCRIVEL sobre emagrecimento, se tiver alguns minutos assista... Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5

Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário