Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

“O mal da secretária”: Como tratar a síndrome do túnel do carpo

Tipo:

O-mal-da-secretaria-500×365-500×365

Este mal é conhecido por este nome tão peculiar porque frequentemente aparece em pessoas que passam o dia todo com o teclado e o mouse. A síndrome do túnel do carpo se origina nos ossos do nosso pulso (zona chamada de carpo). Aprenda mais sobre como tratar a síndrome do túnel do carpo no seguinte artigo.
O que saber sobre o “mal da secretária”
Falando estritamente de um ponto de vista médico trata-se de “um traumatismo cumulativo provocado por movimentos constantes e repetitivos que esforçam a mão e o pulso”.


Isto quer dizer que quando fazemos alguma atividade rotineira que requeira que esta zona se mova repetidamente do mesmo modo podemos acabar por padecer de síndrome do túnel do carpo.

Também pode ocorrer por dormir com as mãos dobradas debaixo do corpo ou da almofada. Existem, por sua vez, atividades desportivas que também provocam esta síndrome como, por exemplo, o tênis ou o levantamento de pesos.

Este problema inflama os tendões e comprime o nervo médio, exatamente no ponto intermédio entre os ossos do pulso e os ligamentos da mão.

Os sintomas mais frequentes desta síndrome são:

Dormência dos dedos polegar, indicador e médio (também conhecido como dedo do meio)
Formigamento na mão ou pulso
Dor na mão ou pulso
Dormência noturna desta zona
Debilidade ao agarrar objetos (caem das mãos)
Sensação de calor nos dedos
Dor que se estende até os cotovelos
Problemas de coordenação dos movimentos delicados dos dedos
Mãos sempre frias
Embora todos possam padecer deste problema, os pacientes mais frequentes são mulheres entre os 40 e 60 anos de idade.

Recomendações para evitar a síndrome do túnel do carpo

Se você apresenta alguns dos sintomas indicados anteriormente e não quer que o problema se agrave com o passar do tempo, recomendamos que melhore alguns de seus hábitos que podem estar causando a síndrome.

É verdade que pode ser complicado mudar de emprego ou não utilizar a mão. Porém, pode melhorar o quadro se:

Você mantiver a mão em uma posição neutra

A posição ideal que a mão ou o pulso devem manter é esticado. Para isso, o teclado deve estar posicionado de maneira que os antebraços descansem e não tenham a necessidade de estar dobrados.

Isto também repercutirá em menos dores nos braços, ombros, pescoço ou coluna.

Segure os objetos com toda a mão

Evite que apenas um ou dois dedos façam todo o esforço de agarrar, desenroscar ou levantar coisas. Se usar o indicador, o polegar ou o dedo do meio estará aumentando a pressão sobre o punho. Comece a usar a mão completa e a alternar entre a esquerda e a direita.

Mantenha uma vida saudável

É muito importante que as veias estejam em boas condições e que o sangue que circula em seu corpo esteja saudável. Desse modo, ele passará por suas mãos e pulsos sem se deparar com nenhum obstáculo.

Entre os bons hábitos que a ajudarão a melhorar sua condição não esqueça de: dormir bem, praticar exercício regularmente, não fumar, evitar o sedentarismo e fazer uma dieta equilibrada.

Escolha modelos ergonômicos

Vários objetos foram desenhados para um maior conforto das mãos e pulsos. Por exemplo, os teclados ou o mouse pad. Desta maneira você reduzirá um pouco a pressão enquanto trabalha.

Se a sua empresa não os fornecer, não hesites em comprá-los para o seu próprio bem.

Realize exercícios localizados

Quem disse que os pulsos não se podem se exercitar? É necessário que o façam para evitar a síndrome do túnel de carpo! Algumas opções interessantes que a podem ajudar são:

Fazer círculos com os pulsos. Com as palmas das mãos para baixo e para fora. Gire ambos os pulsos para a direita (5 vezes) e para a esquerda (outras 5 vezes).
Esticar os dedos. O mais que possa, mantendo a posição durante 10 segundos. Repita, pelo menos, 3 vezes por dia.
Apertar os polegares. Estique o polegar para fora e, em seguida, agarre-o com a mão contrária. Empurre para fora e para trás até sentir uma leve pressão. Tenha cuidado para não ser muito brusca em seus movimentos, porque pode deslocar o osso e isso seria muito doloroso.
Apertar a mão. Feche o punho com toda a força que puder. Você pode fazê-lo com uma pequena bola de borracha (como aquela que os bebês ou animais de estimação usam). Aperte-a e solte-a umas 10 vezes com cada mão.
Você pode fazer isso enquanto fala ao telefone, ou assiste a um filme ou viaja no metrô.

Levantar um pouco de peso. Tenha sempre à disposição um peso não superior a 2 kg. Você pode comprá-lo ou fabricá-lo com uma garrafa de água, cheia de areia ou terra.
Sente-se em frente a uma mesa. Apoie o antebraço e deixe que a mão fique suspensa. Sustente o peso por uns segundos. Eleve e baixe o pulso. Repita umas 10 vezes e mude de pulso.

Remédios naturais para a síndrome do túnel do carpo

Você sabia que existem sucos curativos que a podem ajudar a diminuir os sintomas do mal da secretária? Conheça alguns deles!

Suco de abacaxi, laranja e toranja

Deve-se beber 1 copo deste suco a cada 3 dias como medida de prevenção, quando se trabalha com o computador ou se realiza atividades monótonas. No caso de já existirem os sintomas, recomenda-se o seu consumo diário.

Ingredientes
1 rodela de abacaxi descascado
1 laranja
1 toranja
Preparação
Extraia o suco dos citrinos e corte o abacaxi em cubos.
Coloque tudo no liquidificador e bata bem. Pode-se adicionar cubos de gelo.
Coe e beba de seguida.

Suco de couve, maçã verde e limão

Outra boa ideia para acabar com os sintomas deste problema e, além disso, desfrutar de todos os benefícios de seus componentes.

Ingredientes
1 folha de couve
2 maçãs verdes
Um pouco de água
Preparação
Triture as maçãs, previamente descascadas.
Coloque-as no liquidificador com a couve e um pouco de água (a gosto).
Misture e coe antes de beber, diariamente.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 4 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X