Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Nunca mais vais querer usar cotonetes depois de ver isto

Tipo:

main_955_56ba1fb844d8a

Para começar, a verdade é que não precisas limpar o teu ouvido.


A cera de ouvido, existe para nos proteger, segundo o médico Douglas Backous. Hironicamente a sua finalidade é manter o canal auditivo limpo. Ajuda a afastar o pó e a sujidade dos tímpanos e exerce papéis anti-bacterianos e de lubrificação.

Os nossos ouvidos limpam-se sozinhos. Mesmo quando a cera seca, os movimentos do maxilar, quando mastigamos alimentos ou conversamos com os amigos, ajudam a trazer a cera velha para fora da abertura da orelha.

O problemas e que sempre nos pensamos mais inteligentes que os sistemas do nosso corpo que existem desde sempre. Começamos a meter coisas os nossos ouvidos cheios de cera. O cotonete mesmo parecendo muito pequeno, na realidade o que faz é empurrar a cera do ouvido para dentro, e isso é quando começa o problema, pomos a cera em locais que não se limpam sozinhos, onde ela acaba por ficar presa.

A cera que fica presa, está repleta de fungos, bactérias e vírus acumulados no ouvido externo, o que pode originar dores e infecções.

Empurrar a cera para dentro do ouvido pode também bloquear o canal auditivo, o que origina a perda de audição, ou mesmo em casos extremos forçando demasiado ruptura do tímpano, e acredita, isso sim é extremamente doloroso.

Anualmente cerca de 12 milhões de pessoas consultam o médico com “cera excessiva ou impactada” nos EUA. Desses, 8 milhões acabam em procedimentos para retirar a cera, realizados por profissionais médicos.

Os teus ouvidos só necessitam realmente de uma limpeza de um profissional médico, se sentires que estão cheios ou se notares mudanças na tua audição que possam ser relacionadas com a acumulação de cera.

É nesse momento devido à acumulação que muita gente torce o nariz e diz que não pode deixar de limpar os ouvidos. Backous diz, que isso é apenas um ciclo vicioso de “sentir comichão e coçar”. Quando mais se esfregar a pele da orelha, mais histamina é liberada, mais irritada e inflamada a pele ficará, e mais vais querer coçar.

Até porque, como o cera funciona como lubrificante, a sua remoção deixa os ouvidos mais ressecados, o que a levará a continuar a enfiar cotonetes dentro deles, tentando de forma completamente equivocada encontrar o alivio.

Mas se realmente não consegues deixar os teus ouvidos em paz, Backous recomenda que o limpes através de líquidos próprios.

Bastam algumas gotas em cada ouvido de uma mistura feita com partes iguais de vinagre branco, álcool cirúrgico e água da torneira, tudo mais ou menos a temperatura do corpo. (Segundo o médico se a mistura estiver quente ou fria demais, podes sentir tonturas).

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

28 votos, média: 2.89 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X