Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Nunca jogue fora as cascas de banana e laranja

Tipo:

cascas-de-fruta-500×400

Todos temos o mau costume de nos desfazer das cascas de frutas como a da banana e a de laranja, sem sabermos que elas contêm muitas propriedades e benefícios que podemos aproveitar facilmente. Por tradição, consideramos que esta parte das frutas é um resíduo, já que o seu sabor é desagradável e à primeira vista elas parecem não servir para nada. No entanto, elas têm mais propriedades e usos do que podemos chegar a imaginar.


Como sabemos que você faz parte das milhões de pessoas que ainda jogam fora as cascas de banana e laranja, hoje queremos compartilhar uma informação completa que fará com que você pense duas vezes da próxima vez que quiser jogá-las no lixo. Você gostaria de saber para que elas servem?

Casca de laranja

O ideal é escolher as laranjas orgânicas para reduzir ao máximo os níveis de pesticidas que são usados no cultivo das frutas. Este tipo de laranja é cultivado com menos substâncias químicas que as demais laranjas, por isso serão muito mais saudáveis. De qualquer forma,para eliminar rastros de pesticida, você pode lavar as frutas com uma colher de suco de limão e uma colher de vinagre dissolvida em um copo de água.
Muitos dos nutrientes da laranja se encontram precisamente na sua casca. Uma laranja média conta com cerca de 60 flavonoides e 170 fito nutrientes diferentes que aportam vários benefícios para a saúde, à pele e também as tornam úteis para o uso no lar.

Usos da casca de laranja

A casca da laranja tem propriedades que melhoram a digestão e estimulam o metabolismo. Ela ajuda a combater naturalmente gases, acidez, vômitos e arrotos ácidos. Também é recomendada para estimular o apetite e aliviar náuseas.
O consumo de casca de laranja em pó tem propriedades expectorantes que favorecem a eliminação de muco no sistema respiratório, ajudando a aliviar a tosse e a asma.
Os principais benefícios da casca de laranja se devem ao seu óleo essencial “ D-limoneno”, o qual conta com propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Este óleo essencial ajuda a neutralizar os ácidos do estômago e a promover movimentos intestinais saudáveis.
A casca de laranja tem propriedades que ajudam a reduzir os níveis de colesterol e as triglicérides, e promove a função hepática normal. Também conta com um flavonoide conhecido como hesperidina, que é eficaz contra o câncer de cólon e a osteoporose.
No âmbito da beleza, as cascas de laranja podem ser utilizadas para esfoliar a pele e eliminar as células mortas que podem provocar o surgimento de cravos e espinhas.
As cascas de laranja ajudam a reduzir as manchas escuras na pele.
Graças a suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas, as cascas de laranja são boas para combater a acne.

Casca de banana

As cascas de banana contam com propriedades antioxidantes, vitaminas e minerais que podem ajudar a combater diferentes problemas de saúde e dores. A seguir, iremos mencionar alguns de seus principais usos. Se você conhecer outros, o convidamos a compartilhar conosco.

Usos da casca de banana

Ajuda a filtrar a água, graças à sua capacidade de absorção de chumbo e cobre.
Esfregar uma casca de banana na pele ajuda a reduzir o incômodo causado pela picada de um inseto.
A casca de banana conta com propriedades regenerativas que ajudam a acelerar o processo de cicatrização das feridas.
Esfregar uma casca de banana nos dentes durante dois minutos a cada dois dias ajuda a branqueá-los de forma notável, em questão de semanas.
A casca de banana é útil para combater a prevenir as verrugas. Esfregue a casca sobre a verruga todos os dias e em pouco tempo irá notar os resultados.
Se você sofrer com arranhões ou pequenas feridas, simplesmente esfregue uma casca de banana na zona afetada para acelerar a sua recuperação.
Para combater a acne e as inflamações que ela causa na pele,esfregue uma casca de banana na zona afetada todas as noites.
Ainda que seja difícil de acreditar, a casca de banana também pode ajudar a reduzir as dores de cabeça. Para obter o alívio, basta estender uma casca sobre a testa e relaxar.
Para prevenir o surgimento precoce de rugas, esfregue regularmente uma casca de banana por toda a pele do rosto.
As cascas de banana também são úteis para polir e deixar móveis e objetos mais brilhantes. Você só deve esfregá-las sobre os móveis e posteriormente passar um pano de algodão.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X