Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Mistérios do abacate

Tipo:

842511513.jpg

As frutas em geral são importantes aliadas da saúde. O problema é que nem todo mundo sabe os infinitos benefícios que cada alimento carrega. E com o abacate não poderia ser diferente. A partir de agora, listaremos os incríveis benefícios desta fruta. Porém, tenha cuidado! Por ser uma fruta altamente calórica, seu consumo deve ser limitado a três colheres por dia.


Para iniciar a lista positiva do abacate, é importante saber que nutrientes este alimento concentra. Rico em gorduras monoinsaturadas, que auxiliam na redução do colesterol, triglicerídeos, que são ótimos na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, vitaminas, sais minerais e um importante antioxidante, glutationa.  A alta quantidade energética está relacionada ao seu nível de gordura, que é diretamente responsável ao aumento da produção do colesterol HDL, conhecido como bom colesterol.

Encontram-se ainda no abacate substâncias minerais, proteínas e hidrato de carbono. E o melhor: sua polpa ainda traz muito mais benefícios, já que nela encontram-se inúmeras vitaminas, como A,  B1, B2 e E, ácido oleico, açúcar e muito mais.

Demais propriedades

No âmbito dos minerais, encontramos cálcio, magnésio, ferro e fósforo. O primeiro é de extrema importância, pois combate à osteoporose. O segundo, ajuda no metabolismo da glicose. E o terceiro, ajuda os ossos juntamente com o cálcio e trabalha os neurônios, melhorando o nosso raciocínio.

Motivos para consumir abacate

  • Ativa uma função antiinflamatória;
  • Aumenta a disposição ao fornecer energia ao corpo e evita a fadiga;
  • Protege a formação de dentes e ossos;
  • Trabalha na desintoxicação do fígado;
  • Diminui a pressão sanguínea e o colesterol;
  • Controla os hormônios do estresse e controla a TPM;
  • Melhora o sistema digestivo e auxilia no tratamento da prisão de ventre*.

* Este último item merece atenção. Devido à existência de fibras, auxilia o sistema digestivo, além de ajudar no processo de emagrecimento, promovendo uma maior saciedade. É rica em ômega-6, ômega-9 e ômega-7, substâncias importantes que ajudam a perder gordura, equilibrando o organismo.

 

Receita rápida

Um ótimo lanche para a tarde é uma vitamina de abacate. Seu preparo é simples e rápido. Bata no liquidificador três colheres de abacate com aproximadamente 200 ml de leite desnatado e um pouco de açúcar. Pronto, basta se deliciar com esta iguaria.

Abacate e sua influência na beleza

Além de todos os benefícios que já falamos aqui, o abacate é muito importante nos tratamentos de beleza.  Para quem tem pele seca, a máscara a seguir funciona como um excelente hidratante: bata no liquidificador duas colheres de sopa de abacate junto com uma colher de sopa de mel. Depois de lavar o rosto e secá-lo, aplique a máscara na pele e deixe agir por 15 minutos. Após algumas sessões, você verá a diferença já que está máscara irá tratar a revitalização do tecido do rosto.

Seus cabelos podem ficar mais bonitos e sedosos com uma máscara especial que conta com esta fruta como ingrediente. Basta juntar meia colher de sopa de amêndoas, um copo de iogurte natural a meio abacate. Bata tudo no liquidificador, aplique nos cabelos, envolva-os com papel laminado e deixe agir por mais ou menos 20 minutos. Lave o cabelo normalmente e após algumas aplicações você verá que seu cabelo estará muito mais hidratado e com muito mais brilho.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X