Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Menstruação escura pode ser sinal de gravidez, diz médico. Saiba quando acontece

Tipo:

menstruacao-escura-pode-ser-gravidez-1-610×300

O sangramento em cor mais escura e em pouca quantidade, também chamado de “borra de café”, costuma gerar dúvidas nas mulheres? É menstruação? Pode indicar gravidez? Ou seria algum problema de saúde.


O ginecologista e obstetra Antonio Paulo Stockler, ginecologista e obstetra, membro da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro (Sgorj), explica que esse sangramento escuro representa, geralmente, um sangramento antigo, que aconteceu, parou, e o sangue sofreu um processo de metabolização. “Qualquer sangramento que não consegue se exteriorizar pode ficar escuro e acabar saindo em determinado momento, em diferentes situações”, afirma.

Sangramento x gravidez

Uma das possibilidades é que o sangramento seja realmente um dos sinais da gravidez. “No momento da implantação do ovo dentro do útero pode ocorrer um pequeno sangramento, que pode não ser exteriorizado e se manifestar clinicamente por meio desse sangramento escuro. Mas isso não é um sinal fiel ou altamente sugestivo de gravidez”, alerta.

Segundo ele, se a mulher está esperando a menstruação, que não aparece, e ocorre um pequeno sangramento, obviamente ela precisa ficar atenta para a possibilidade de estar grávida. “No entanto, não é motivo de desespero ou de procurar o médico urgentemente”, finaliza.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X