Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Maravilhosas propriedades curativas da tanchagem

Tipo:

337476000.jpg

A tanchagem é uma planta com grandes propriedades medicinais, e dela utiliza-se tanto as folhas quanto as sementes. Trata-se de uma planta de folhas grandes e verdes, muito usada no preparo de remédios naturais para tratar doenças como resfriados, bronquite, infecções urinárias e hemorroidas. Ela também atua como um poderoso anti-inflamatório e cura irritações nos olhos e na pele.


Benefícios que a tanchagem pode nos oferecer

São muitos os seus benefícios e propriedades, mas entre os problemas que podemos tratar com esta planta podemos citar:

  • As gripes;
  • Os resfriados comuns;
  • A bronquite crônica;
  • A tosse;
  • A sinusite;
  • A asma;
  • A faringite;
  • A laringite.

Usos medicinais da tanchagem

Todas as propriedades que esta planta tem se devem ao fato de que ela contém uma boa quantidade de antioxidantes que ajudam a proteger e prevenir os danos causados pelos radicais livres.

Tanto as folhas quanto as sementes da tanchagem são utilizadas na medicina natural como antibacterianas, adstringentes, antissépticas, anti-inflamatórias, emolientes, diuréticas, expectorantes e laxantes. Podem ser utilizadas para beber na forma de chá ou para aplicar nas áreas afetadas como cataplasma.

A tanchagem é muito usada para tratar e aliviar as infecções urinárias e diversos problemas na bexiga: é excelente para tratar problemas de hipertensão e os níveis altos de açúcar no sangue, também ajuda a curar problemas digestivos como a diarreia, gastrite, úlceras pépticas e intestino irritável, assim como é muito útil para aliviar a dor causada por hemorroidas e diminuir a febre. Com esta planta também é possível preparar enxaguantes bucais para curar as feridas na boca e na gengiva.

É uma planta que pode ser usada para curar as feridas devido à grande capacidade que possui para deter as hemorragias, inclusive para atenuar fluxos menstruais abundantes.

As folhas da tanchagem podem ser usadas se forem aquecidas e imediatamente aplicadas na área afetada, seja por feridas, inflamações, úlceras ou picadas de insetos. A raiz também é um poderoso remédio para tirar o veneno da cascavel.

Suas sementes são excelentes para fazer os parasitas desaparecerem, e a água destilada da planta é muito usada como loção ocular, para tratar irritações e infecções nos olhos.

Efeitos colaterais da tanchagem

Geralmente a tanchagem administrada oralmente não tem nenhum efeito colateral, mas algumas pessoas que são alérgicas ao melão provavelmente também sejam à tanchagem. Por isso é preciso ter um cuidado especial nesses casos.

Mulheres grávidas não devem usar a planta sob nenhuma hipótese, pois podem apresentar um aborto involuntário já que a tanchagem pode causar algumas alterações no útero.

Como podemos preparar a tanchagem?

Benefícios da tanchagem

O chá de tanchagem é realmente fácil de preparar: basta ferver a água e colocá-la em uma xícara, em seguida, adicionar uma colher de chá de folhas verdes ou secas de tanchagem, cobrir e deixar repousar por dez minutos, coar e tomar.

Com as folhas também é possível preparar um suco; basta colocar uma xícara de água gelada e duas colheres de sopa de folhas picadas de tanchagem no liquidificador, bater tudo muito bem e coar, depois tomar em jejum. Preparada dessa maneira é muito útil para as úlceras estomacais, a gastrite e o cólon irritável.

Podemos perceber que esta planta é realmente benéfica para aliviar e prevenir muitos problemas de saúde. Se você passa por algum destes problemas, não deixe de preparar um suco ou um chá saudável desta planta que com segurança lhe ajudará a se sentir melhor.

Imagem oferecida por Cultura H.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

lula-01
Lula é condenado por Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi condenado pelo juiz...

comer-a-cada-tres-horas
Os benefícios em comer a cada três horas

Outros problemas provocado por períodos de jejum prolongados são as dores de...

1392558_319921921479225_787936646_n
Brigadeiro de Paçoca

É muito fácil de preparar e fica super saboroso!

Deixe seu comentário

X