Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Leite dourado, uma bebida que pode mudar sua vida

Tipo:

leite_de_curcuma-500×300

O leite dourado é uma mistura de leite, cúrcuma, mel e especiarias, que tem origem na medicina Ayurvédica, da Índia. A cúrcuma é um tempero e corante, mas também tem diversas aplicações medicinais. Confira mais sobre suas propriedades medicinais neste artigo.


Propriedades da cúrcuma

A cúrcuma, também chamada de açafrão da terra, faz parte da família do gengibre. É uma raiz de cor laranja muito apreciada na culinária que contém curcumina e substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e que combatem e previnem o câncer, sobretudo do intestino, do cólon, estômago, esôfago e de mama. Também se acredita que faz bem ao fígado.

Semelhante ao seu primo, o gengibre, essa raiz também é considerada um antibiótico natural, capaz de prevenir infecções, melhorar a circulação sanguínea e hidratar as mucosas do corpo. Por isso, é recomendável que pessoas que sofrem de resfriados constantes, de excesso de secreção nas vias aéreas e de sinusite, entre outros problemas respiratórios a consumam.

Beber o leite dourado à noite ajuda a prevenir e combater problemas digestivos e menstruais, desintoxica o corpo, purifica o sangue e aumenta a vitalidade geral da pessoa. Além disso, também contribui para um sono tranquilo, sendo um aliado contra a insônia.

Mais benefícios do leite dourado

São muitos os benefícios associados a essa bebida, que é bem simples de fazer. Você só vai precisar comprar a cúrcuma, pois provavelmente já tenha todos os demais ingredientes em casa. A receita consiste em dois passos. Primeiro, a preparação de uma pasta, que servirá de base para o leite.

O consumo regular do leite dourado também pode ajudar a combater a artrite e a artrose, além de outras dores musculares e da articulação. Também pode servir de analgésico, diminuindo enxaquecas e outros males causados pelo estresse. Estima-se também que o milagroso leite dourado possa até reverter o aparecimento do mal de Alzheimer e evitar a demência associada à velhice. Confira outras vantagens de incluir a bebida em seus cuidados com a saúde:

— Fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir doenças. Aumenta o nível de energia no corpo e combate a fadiga persistente.

— Atua como um anti-inflamatório, analgésico e anticancerígeno natural, sem contraindicações.

— Ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, prevenindo problemas cardiovasculares.

— Faz bem para a digestão.

— Purifica o sangue através da desintoxicação do fígado.

— Ajuda a diminuir a pressão alta.

— Perfeito para ajudar a manter a saúde cerebral e a boa memória.

— Seu poder desintoxicante contribui para tonificar a pele.

Eficaz para minimizar problemas neurológicos.

— Reduz os níveis de triglicerídeos.

É importante lembrar que este artigo tem caráter informativo e não científico. Sempre que iniciar um tratamento, consulte seu médico para verificar se este é o tratamento mais indicado para seu caso.

Como preparar o leite dourado?

Primeiro, você precisa preparar a pasta de cúrcuma, que será a base da receita e que pode ser guardada na geladeira para preparar vários copos do leite dourado. Mas, ao fazer o leite, consuma-o imediatamente.

Passo 1: Como fazer a pasta de cúrcuma

Ingredientes

1/4 de xícara de cúrcuma em pó (30 g)

1/2 colher de chá de pimenta preta moída (2,5 g)

1/2 xícara de água pura (125 ml)

Modo de preparo

Leve todos os ingredientes ao fogo médio, mexendo bem. Quando a mistura se tornar em uma pasta, desligue o fogo e deixe esfriar. Depois, coloque a pasta de cúrcuma em um recipiente de vidro limpo e seco com tampa e conserve na geladeira.

Passo 2: Como fazer o leite dourado

Ingredientes

1 xícara de leite (250 ml)
1 colher de chá de óleo de coco (5 ml)
1/4 de colher de chá de pasta de cúrcuma (1,25 g)
Mel (para dar gosto)

Modo de preparo

Em uma panela, misture todos os ingredientes, com exceção do mel. Leve ao fogo médio, mexendo sempre para não grudar. Logo antes de levantar fervura, desligue o fogo e acrescente o mel a gosto. Está pronto para ser consumido.

Dicas
— Você pode substituir o leite de vaca por leite vegetal, como o de soja, o de amêndoas ou o de arroz.
— A pimenta é muito importante nessa receita, pois contém piperina, que facilita a absorção da curcumina presente na cúrcuma.
— O leite dourado também é considerado um tônico de beleza, fazendo bem para a pele e para os cabelos, além de prevenir o envelhecimento precoce.
— Consuma um copo médio de leite dourado morno antes de dormir, para ter um sono tranquilo e reparador.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X