Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Iogurte, um alimento versátil

Tipo:

iogurte-alimento-versatil-500×607

Uma bandeja de iogurtes no fundo da geladeira, prontos para serem comidos a qualquer momento do dia. Quem não visualiza com água na boca essa imagem?
Então abrimos a geladeira, escutamos o “clack” ao separarmos um iogurte dos demais, pegamos uma colher, deslizamos a tampa metálica e ele se converte no alimento perfeito para o café da manhã, o lanche da tarde, a sobremesa ou como opção entre uma refeição e outra.


Entretanto, será que conhecemos realmente todos os benefícios que este alimento pode oferecer a nossa saúde?

A seguir, mergulharemos nas propriedades e vantagens do iogurte e descobriremos como ele reage em nosso organismo, regulando-o e fortalecendo-o. Confira!

Sobre o iogurte

O iogurte é produto da fermentação do leite. Em sua fabricação, o açúcar do leite (lactose) é transformado em ácido láctico por meio da fermentação bacteriana. Por isso, geralmente, pessoas que apresentem intolerância à lactose conseguem consumir o iogurte sem problemas.

Mas este alimento, sempre presente nas geladeiras modernas, é na realidade uma herança dos antepassados.

No livro 101 alimentos que podem salvar sua vida, de David Grotto, o iogurte é indicado como um dos mais antigos da história da humanidade.

O autor relata que a primeira ocorrência do alimento foi possivelmente acidental, mas que posteriormente os benefícios e propriedades do iogurte foram reconhecidos e disseminados, o que generalizou seu consumo.

Segundo as estatísticas, no Brasil, em 2001 o consumo per capita/ano de iogurte era de 3,5 kg, de lá pra cá este número quase dobrou contabilizando atualmente 6 kg.

Pesquisas apontam que o crescente consumo do produto no mundo inteiro está relacionado aos benefícios que ele apresenta à saúde. Benefícios esses que abordaremos a seguir!

Valor nutricional

O iogurte é rico em proteínas e nutrientes essenciais. Dentre eles encontramos minerais como cálcio, potássio, magnésio e zinco. Além disso, ele também apresenta as vitaminas A e do complexo B.

Neste sentido, as proteínas são fundamentais na construção, renovação e reparação dos tecidos, incluindo a pele, cabelos e unhas. Além de participarem também dos hormônios, enzimas e anticorpos.

O cálcio é fundamental na manutenção e formação dos ossos, unhas e dentes, além de participar nas contrações musculares.

O zinco aumenta a ação das enzimas no combate aos radicais livres e ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, retardando o envelhecimento e fortalecendo o crescimento dos cabelos.

A vitamina A é reconhecida como extremamente benéfica para a saúde dos olhos e da pele. Ela restaura e constrói novos tecidos, além de auxiliar no tratamento de furúnculos, abcessos, queda de cabelo e acne.

Por fim, o iogurte contém um ingrediente especial. As bactérias responsáveis pelo processo de fermentação, denominadas Streptococuccus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, principais agentes no bom funcionamento do intestino.

O intestino humano é composto por bactérias boas e ruins, o iogurte apresenta mais bactérias benéficas que qualquer outro derivado do leite, e é isso que estimula o bom funcionamento do intestino.

Conheça mais benefícios deste maravilhoso alimento.

Benefícios do iogurte

Em 2013, na cidade de Boston (EUA), especialistas internacionais em nutrição reuniram-se na Primeira Conferência sobre os Efeitos Saudáveis do Iogurte para apresentarem a atual posição da ciência sobre os efeitos saudáveis do produto na saúde. Mas quais efeitos são esses?

– Proporciona hálito fresco – um estudo no Japão demonstrou que voluntários que consumiam 150 g de iogurte SEM AÇÚCAR, contendo as bactérias Streptococuccus thermophilus, apresentaram redução nas concentrações de uma bactéria que provoca o mau hálito.

– Facilita a digestão – o que o torna ideal para lidar com problemas gastrointestinais.

– Age no bom funcionamento do intestino, além de reforçar a resistência natural à doenças infecciosas do trato gastrointestinal e regulação do trânsito intestinal – por ação das bactérias benéficas que contém.

– Ajuda no fortalecimento dos dentes, além de ser indicado em casos de osteoporose.

– Ajuda no combate à artrite – pesquisas feitas em ratos com artrite, que foram alimentados com iogurte contendo as milagrosas bactérias, demonstraram que esses ratos apresentaram depois de um tempo apenas uma inflamação leve.

– Funciona na melhoria da absorção de nutrientes em nosso organismo.

– Diminui gases, processos de fermentação, inflamações, infecções intestinais e flatulências.

– Fortalece o sistema imunológico.

– Renova os tecidos do corpo;

– Desacelera o processo de envelhecimento;

– Auxilia na queima de gordura, constituindo-se como um alimento ideal para quem quer perder aquela barriguinha.

– É um ótimo aliado na reposição de cálcio no período da menopausa.

Quanto consumir?

É recomendável o consumo de 3 porções diárias de leite e seus derivados (iogurte e queijos). Além disso, o iogurte é um produto versátil, funcionando perfeitamente como ingrediente de molhos para saladas, bolos, vitaminas, ou como acompanhamento em cereais, com frutas, e como a imaginação nos permitir empregá-lo.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X