Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Infusão de aveia para tratar o abdômen inchado

Tipo:

aveia-500×375

Quantas vezes por semana você costuma notar esta incômoda sensação de ter o abdômen inchado? Ainda que você não acredite, isso é algo muito comum nas mulheres.


A causa quase sempre se relaciona com o clássico problema da retenção de líquidos ou com a dificuldade de digestão. Não importa se tivermos sobrepeso ou se estivermos em forma. Esta “barriguinha” é algo muito comum de vermos ao final do dia.

Por isso, hoje em nosso espaço queremos oferecer-lhe um remédio simples que certamente poderá ajudá-la a acabar com este problema. Vale a pena tomar nota e experimentar.

Os benefícios da aveia para tratar o abdômen inchado

Iremos começar comentando algo importante. Muitas pessoas costumam contar que a aveia não lhes cai bem, que não é digestiva e que, em vez de depurar o organismo e de facilitar a digestão, acaba causando indigestão e mal-estar.

Os nutricionistas nos indicam que a aveia é um dos alimentos mais saudáveis que existe e que, se ela nos cai mal, pode ser que tenhamos algum tipo de alergia.

Por isso, se a sua experiência com a aveia tem sido negativa, consulte o seu médico para averiguar se existe algum tipo de intolerância a este alimento.

Tendo isso claro, vejamos agora quais virtudes este cereal possui, e que podem favorecer a nossa saúde digestiva e evitar o inchaço no estômago e abdômen.

A aveia, um cereal de lenta absorção

Em primeiro lugar, temos que reconhecer que quando se fala da aveia como um “superalimento” há muitos motivos por trás deste título.

A aveia é rica em vitaminas minerais, aminoácidos e hidratos de carbono. E não é só isso: a aveia também possui uma alta quantidade de fibras.

Isso significa que ela irá favorecer o trânsito intestinal e permitir que absorvamos melhor os nutrientes.

Tomar uma infusão de aveia antes ou depois de nossas refeições irá nos proporcionar saciedade, permitir que a digestão dos alimentos seja mais fácil, e que os mesmos sejam absorvidos de forma mais lenta e adequada.

Também não podemos nos esquecer de que esta infusão é diurética, por isso conseguiremos regular a retenção de líquidos graças ao seu teor importante de sódio e potássio.

Uma absorção lenta ativa sempre o nosso metabolismo. Os alimentos não ficam armazenados produzindo gases, mas vão sendo absorvidos de forma adequada e progressiva pelo intestino.

A aveia é um alimento anti-inflamatório, muito útil, por exemplo, para as pessoas que sofrem com o cólon irritável.

A infusão de aveia relaxa e reduz o estresse

A aveia é uma maravilhosa aliada para combater o estresse e a ansiedade. É comum que as mulheres tenham, hoje em dia, uma vida muito ativa: o trabalho, a casa, os filhos, as amizades… Toda esta atividade acaba sobrecarregando o organismo e nossa mente. O estresse se acumula, armazenamos toxinas produzidas pelo cortisol, a digestão se torna mais difícil, e ao final do dia sempre surge o abdômen inchado.

Será que engordamos? De jeito nenhum. Trata-se da retenção de líquidos, da dispepsia ou até do cólon irritável, algo muito comum em casos de estresse e ansiedade.

A aveia tem a capacidade de regular nossos neurotransmissores e ajudar-nos a relaxar. Além disso, seu alto teor de vitaminas B1, B2, B3 e B6, zinco, magnésio, ferro, cálcio, fósforo e vitaminas A e E, nos ajuda a regular a pressão arterial e a reduzir o estresse.

Como preparar a minha infusão de aveia

Do que preciso?

3 copos de água mineral (600 ml)
100 g de aveia em flocos de procedência orgânica
1 pau de canela (5 g)
1 colher de mel (25 g)

Utensílios

1 garrafa de vidro de um litro
1 panela
1 colher de madeira
1 coador

Como preparar?

A primeira coisa a fazer é encontrar aveia de procedência orgânica. É importante adquiri-la em estabelecimentos onde nos assegurem de que o seu cultivo foi adequado, para que possamos nos beneficiar de todas as suas propriedades.
Coloque para ferver os 3 copos de água e, em seguida, acrescente os 100 g de aveia, a canela e o mel.
Deixaremos que ocorra uma cocção ao longo de 30 minutos. Passado este tempo, tampe a panela e permita que fique em repouso durante, pelo menos, uma hora. Se quiser, você pode fazer esta receita de aveia logo após se levantar pela manhã. Desta forma você já a terá pronta para todo o dia.
Após o tempo de repouso, iremos coar todo o conteúdo e ficar somente com a água obtida.
Iremos colocá-la em uma garrafa de vidro e podemos mantê-la armazenada em temperatura ambiente.

Como devemos tomar a infusão de aveia?

Iremos beber um copo antes de cada refeição. O primeiro no café da manhã, o segundo 15 minutos antes do almoço, e o terceiro 15 minutos antes do jantar.
Desta forma, iremos conseguir nos sentir mais saciadas, além de fazer com que os alimentos sejam digeridos e absorvidos adequadamente sem produzir gases ou inchaço.
Ao chegar à noite, você também se sentirá mais relaxada.
Você pode seguir este tratamento 3 vezes por semana e ver como se sente. É o seu corpo e você mesma deve perceber se ele faz com que você se sinta bem.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

58274_10151747140550479_1588205266_n
Docinhos de Leite em Pó

Em formato de frutinhas, um mimo!

8bb37778fcf8f84394a09c7ef8087863.jpg
Uau!! Esta dica de como limpar uma panela queimada nunca nos passaria pela cabeça!

Já aconteceu átodos nós! Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho...

Screenshot at Aug 13 22-25-00
Cannoli com massa de pastel

Ingredientes 1/2 caixa de creme de leite 1/2 lata de leite condensado...

sopa-de-feijao-com-carne-e-macarrao
Sopa de feijão com carne e macarrão: Receitinha ideal para os dias mais frios!

Ingredientes da receita de sopa de feijão 4 batatas médias picadas 1...

Deixe seu comentário

X