Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Guia para mulheres que não gostam de ir ao salão

Tipo:

guia-para-mulheres-que-nao-gostam-de-ir-ao-salao

O salão de beleza é considerado o paraíso pela maioria das mulheres. Muitas reservam um tempo em suas agendas para irem ao salão e deixar a sua beleza aos cuidados dos mais diversos profissionais. É o momento dedicado para se cuidarem e ficarem mais bonitas, fazendo cabelo, unha e os mais diversos tratamentos estéticos.


No entanto, não são todas as mulheres que se rendem ao salão. Há quem prefira fazer em casa, para poder passar um tempo consigo mesma e fazer tudo do jeito que gosta. Há também quem prefira economizar, tanto tempo quanto dinheiro, e ir ao salão apenas para fazer os tratamentos mais complexos.

Seja por falta de dinheiro ou por querer fazer você mesma, criamos um guia com os principais procedimentos de salão que você pode fazer em casa, sozinha e com segurança. É importante ressaltar que nem todos os tratamentos estéticos podem ser feitos em casa, por isso, em alguns casos, a melhor dica é procurar um especialista e se render ao salão de beleza.

Corte de franja

Se tem algo que é uma boa ideia aprender fazer em casa, com certeza, é cortar a franja. Para manter uma franja na altura ideal é preciso cortá-la frequentemente e, nem sempre, é possível contar com a ajuda profissional. Segundo a hairstylist e sócia do Espaço Ribeiro, Taís Ribeiro, a dica é sempre ir na base do menos é mais. “Assim reduz o risco de cortar muito e, caso fique torta, ainda dá tempo de um profissional arrumar”, explica.

Além de ir cortando aos poucos, outra dica é ter em casa uma tesoura específica para cortar o cabelo, isso facilita na hora do corte e não danifica os fios. Se a sua intenção é cortar uma franja mais desfiada, você pode usar uma navalha, ou até mesmo uma lâmina de barbear, para deixar os fios mais desiguais.

Escova modelada

Deixar o cabelo escovado ao estilo salão de beleza parece tarefa difícil, mas, com um pouco de prática, você pode fazer a sua própria escova modelada. A dica dada pela hairstylist é sempre usar um protetor térmico. “Em lojas de beleza existem várias marcas e com os mais variados preços, então é bem fácil de encontrar”, afirma Tais.

Outra dica importante é secar o cabelo ainda úmido para que a forma dada ao cabelo pegue melhor. Também é importante ter uma boa escova para modelar o cabelo do jeito que você queira. Escovas menores deixam o cabelo mais enrolado. Para garantir a fixação, faça rolinhos logo após secar o cabelo e deixe-os presos por alguns minutos.

Cachos com babyliss

Se você gosta de cabelos cacheados ou ondulados é possível fazer um babyliss perfeito em casa. A primeira dica é escolher um babyliss que faça o cacho que você deseja. Lembrando que quanto mais fino o babyliss mais enrolado e pequeno será o cacho. O ideal é apostar em um babyliss médio, de uma polegada ou 3/4 de polegadas, pois eles são mais versáteis.

Na hora que for usar o babyliss, comece aplicando um produto para dar textura no cabelo e outro para proteger do efeito térmico. Para mantê-lo cacheado por mais tempo, finalize com um spray de fixação, de preferência com finalização seca. Se a ideia é deixar um cabelo mais moderno, passe as mãos ou uma escova delicadamente nos cachos para soltá-los e deixá-los com mais volume.

Cachos com prancha

A prancha é um ótimo utensílio para se ter em casa se você gosta de fazer penteados. Ela, além de alisar o cabelo, também pode ser utilizada para deixá-lo com cachos. Para isso, basta você ter uma prancha que seja mais estreita e que não tenha pente, ajudando a deslizar pelo cabelo sem dificuldades.

Antes de começar a fazer os cachos, aplique um protetor térmico para não danificar os fios. Para fazer os cachos, pegue uma pequena quantidade de cabelo, feche a chapinha e enrole-a para cima. Depois de dar uma volta no cabelo, puxe-a até embaixo e você terá cachos. A prancha ajuda a deixar os cachos menos iguais e mais bagunçados do que os feitos com babyliss.

Hidratação profunda

Um dos tratamentos de cabelo que você pode fazer em casa é a hidratação. Para a hairstylist, fazer uma boa hidratação em casa ajuda a manter os tratamentos feitos no salão, além de deixar seus cabelos mais sedosos e macios. “Para quem quer fazer hidratação em casa, recomendo uma frequência de 15 dias e a escolha dos produtos certos para esta finalidade e que tenham qualidade. O ideal é pedir algumas referências para o profissional de sua confiança sobre quais são os produtos ideias para o seu tipo cabelo”, sugere Tais.

Antes de fazer a hidratação, lave seu cabelo com um xampu de limpeza profunda para tirar todos os resíduos. Ele também ajuda a abrir as cutículas e melhorar o efeito da hidratação. Escolha uma boa máscara capilar e aplique nos fios ainda molhados. Você pode potencializá-la usando alguma ampola de tratamento. Coloque uma touca para ajudar na hidratação e espere de cinco a dez minutos e depois enxague bem.

Selagem térmica

A selagem térmica serve para recuperar os fios danificados e devolver as proteínas para o cabelo. Por isso, é uma técnica que utiliza, entre outros produtos, a queratina. Uma dica importante para quando você for fazer a selagem térmica em casa é utilizar queratina líquida sem enxague, já que a técnica implica em você secar o cabelo antes de retirar o produto de forma a potencializá-lo.

O primeiro passo para fazer a selagem térmica é utilizar um xampu anti-resíduo. Depois faça uma mistura utilizando máscara capitar, ampolas de tratamento e a queratina líquida. Aplique a mistura no cabelo, massageando-o e seque-o com o secador. A prancha vem logo em seguida para fechar a cutícula do cabelo e manter as proteínas nos fios.

Matização

A matização é um tratamento necessário para as mulheres com fios loiros. Para reavivar a cor e para evitar que os fios fiquem amarelados ou alaranjados, a matização deve ser feita frequentemente. Este é um tratamento comum nos salões de beleza, mas que pode ser feito em casa com o uso dos produtos certos.

Para fazer isso sozinha, a melhor maneira é usar xampu ou condicionador roxo. Eles são responsáveis por matizar o cabelo, deixando o seu loiro mais acinzentado. Uma dica é usar o produto fora do chuveiro para poder aplicá-lo por todo o cabelo, massageando-o até a cor do produto ficar mais esbranquiçada. Espere por cinco a dez minutos até ficar com a cor ideal.

Pintar raiz dos cabelos

Se você tem a raiz de outra cor ou possui cabelo branco, provavelmente você tem que retocar a raiz frequentemente. No entanto, muitas mulheres preferem fazer esse tratamento no salão com medo de manchar. Mas coma dica de Tais fica mais fácil acertar na hora de retocar a raiz em casa. “Umedeça os cabelos para que a tinta seja facilmente distribuída, diminuindo, assim, o risco de manchar”.

Outra sugestão dada por Tais é aplicar um creme nas orelhas, testa e nuca para que essas áreas não fiquem sujas com a tinta. Para não deixar nenhuma parte do cabelo sem ser pintada, separe o cabelo em mechas maiores, pinte toda volta desta mecha e depois separe mechas menores em cada uma dessas mechas maiores. Dessa forma, provavelmente você não deixará de pintar nenhuma parte dos seus fios.

Californianas

Outro tratamento de beleza que pode ser feito em casa com tranquilidade é as mechas californianas. Para isso, existem no mercado produtos que te ajudam a deixar o seu cabelo com a cor e o efeito desejado. No entanto, algumas dicas podem ajudar na hora de fazer as californianas.

Normalmente, essas mechas começam ou da altura do queixo, se você tiver cabelo muito longo e não quiser pintar muito o cabelo, ou da altura da orelha, para quem tem cabelo mais curto ou quer clarear mais os cabelos. Se você não quiser ficar excessivamente loira, deixo o produto menos tempo do que o indicado no produto. Para não deixar a californiana marcada, desfie as mechas que você for aplicar com um pente fino.

Unha do pé

Fazer a unha do pé requer certa habilidade, já que é bastante complicado definir uma posição para tirar cutícula, cortar e esmaltar. No entanto, a prática sempre leva a perfeição, então não desista de primeira ao tentar fazê-la. Quando você for fazer suas unhas do pé, o dedão merece um cuidado especial para que não encrave-o. Por isso, tome cuidado ao cortar e tirar as cutículas do seu dedão.

Quanto a cor da esmaltação, vai de sua preferência. Lembrando que cores mais claras são mais difíceis de passar, já que mancham bastante. Porém, elas costumam também durar mais tempo. Então se a ideia não é fazer o pé toda semana, prefira as cores mais claras, como brancos e nudes.

Unha da mão

O problema em fazer a mão em casa é conseguir fazer a sua mão funcional, ou seja, se você é destra, provavelmente terá bastante dificuldade na hora de esmaltar a mão direita, já que usará a esquerda para exercer a função. Uma dica é manter a mão sempre apoiada em uma superfície fixa e fazer com cuidado e muita calma.

Para deixar suas unhas parecidas com as feitas por manicure, dê um tempo de espera entre cada etapa do processo. Passe a primeira mão de esmalte e espere algum tempo até secar para passar a segunda, isso ajuda a evitar manchas e borrões. Mantenha as suas cutículas sempre hidratadas, para, além de deixar sua mão mais bonita, também ajudar na hora de tirá-las.

Sobrancelha

Não há quem resista a um pelo nascendo na sobrancelha e, por isso, esse é um dos tratamentos estéticos mais feitos em casa. Para manter suas sobrancelhas com o formato certo, resista a tentação, e retire apenas aqueles pelinhos que estão nascendo fora do desenho da sobrancelha. Como ferramenta, utilize a pinça.

Se você além de manter também quiser fazer o design da sua sobrancelha, a dica é tirar os pelos com bastante cuidado e atenção para não tirar nenhum pelo que possa atrapalhar no design da sua sobrancelha. A técnica de marcar os pontos de início, curvatura e fim da sobrancelha pode ajudar a deixá-la mais perfeita e sem erros.

Henna na sobrancelha

Outra técnica de sobrancelha que você pode fazer em casa sem precisar ir ao salão é a henna. Ao usar henna na sobrancelha, você a deixa mais preenchida, como se tivesse passado maquiagem. É uma ótima técnica para quem possui falhas na sobrancelha ou para quem tirou pelo demais na hora de desenhá-la.

Procure uma henna que seja específica para a sobrancelha e escolha uma cor mais clara que o seu tom de cabelo. Essa é uma ótima dica para não deixá-la artificial. Siga as dicas do produto e use sempre água mineral, tanto para remover o produto depois da aplicação, quanto para utilizar na mistura do produto. Faça a sua sobrancelha para que ela esteja com o desenho perfeito e só depois aplique o produto.

Penteados

Aprender a fazer penteado sozinha pode ser muito mais útil do que você imagina. Não só para o caso de você não querer ir ao salão, como para caso você tenha um evento em outra cidade e precise se arrumar sozinha. A principal dica para fazer um penteado é usar os produtos e as ferramentas certas para você obter um resultado igual ao de salão.

A maioria dos penteados ganha um acabamento mais refinado se você fizer um babyliss antes. Os cachos ajudam a dar forma e facilitam na hora de prender, seja um coque, rabo ou meio preso. O spray de fixação deve fazer parte do seu “kit penteado”, já que ele ajuda a deixar todos os fios no lugar. Você também deve ter sempre a mão muitos grampos, da cor e do tamanho ideal para o seu cabelo e para o penteado que você deseja. Veja a seguir três tutoriais fáceis para você fazer quando tiver o próximo evento:

1. Coque lateral por Niina Secrets: nesse vídeo, a vlogueira ensina a fazer um coque lateral meio bagunçadinho, ideal para quem tem cabelo longo e quer fazer um penteado super charmoso.

2. Rabo de cavalo por Boca Rosa: Bianca Andrade, dona do blog Boca Rosa, é quem ensina a fazer um rabo de cavalo perfeito para todas as ocasiões.

3. Penteado meio preso por Dia de Beauté: ideal para todos os tipos de cabelo, inclusive curtos, o penteado meio preso com trança feito pela Vic Ceridono é fácil de fazer e não requer muita prática.

Maquiagem

A dica para fazer uma maquiagem igual ao de salão é caprichar na preparação da pele, usando produtos com bom acabamento e de longa duração, corrigir a sobrancelha com maquiagem e usar cílios postiços. Juntando todos esses itens, você tem uma maquiagem perfeita para a sua próxima festa.

No entanto, ao fazer você mesma a sua maquiagem, você pode variar e destacar o que mais gosta em seu rosto, já que ninguém melhor do que você para saber o que te favorece. Se a festa for de noite, capriche no contorno e nos brilhos. Já se a maquiagem for para o dia, dê preferência a uma pele mais natural e acabamento mais esfumado, tanto no blush quanto na sombra. A seguir, três maquiagens perfeitas para todas as ocasiões:

1. Maquiagem completa com boca tudo e olho nada por Lu Ferraes: a maquiadora Lu Ferraes dá todas as dicas para fazer uma maquiagem completa, incluindo todo o preparo da pele, com boca vinho e olhos dourados.

2. Maquiagem versátil por Camila Coelho: a maquiagem que a blogueira Camila Coelho ensina é perfeita para todas as ocasiões e horários. Por ser neutra, ela também combina com qualquer estilo de roupa.

3. Olho preto esfumado por Pausa para feminices: um olho preto esfumado é curinga para qualquer festa que você precise de uma maquiagem com mais destaque. Quem ensina a fazer o olho preto esfumado perfeito é Bruna Tavares do blog Pausa para feminices.

6 dicas para se arrumar sozinha sem cometer erros

Se arrumar em casa é super prazeroso, mas pode ocasionar grandes desastres. Alguns procedimentos só podem ser feitos por especialistas e, por isso, você deve ir ao salão. Com a ajuda da hairstylist, Tais Ribeiro, listamos alguns dos erros mais comuns e que podem arruinar a sua aparência.

Fazer relaxamento: segundo a hairstylist esse é, sem dúvida, o procedimento mais perigoso para fazer em casa, por isso, você não deve nem pensar em fazer sozinha. “É um procedimento químico que não é compatível com outras substâncias. Existe um sério risco de arrebentar o fio e até queimar o couro cabeludo”, alerta Tais.
Fazer outros tipos de alisamento: o alisamento é um processo que requer certos cuidados e os produtos certos, por isso, antes de você se arriscar em uma progressiva caseira é melhor consultar um especialista e se informar sobre os riscos do produto. Reações alérgicas são comuns quando se mexe com química e, por isso, é melhor procurar um salão.
Desenhar a sobrancelha: se você não tem experiência em desenhar a sua sobrancelha, fazer isso sozinha em casa é um grande risco. “Isso realmente pode prejudicar o desenho da sobrancelha, então a melhor opção é procurar uma designer”, orienta a hairstylist. Alguns pelos podem não voltar a nascer e danificar permanentemente o desenho da sua sobrancelha, por isso, antes de estragá-lo, procure quem entende do assunto.
Mudar a cor da tintura: um erro bastante comum entre as mulheres que pintam o cabelo em casa é errar na hora de escolher a cor. As tintas nem sempre ficam com a cor da embalagem, isso varia de acordo com o seu tom natural de cabelo. Portanto, você pode ficar com uma cor mais clara ou mais escura do que a desejada. Também há variação de uma marca para outra, podendo variar o resultado mesmo escolhendo a mesma tonalidade. Antes de trocar a cor da tintura, vale a pena consultar o seu cabeleireiro, ele saberá te informar sobre a cor ideal para a sua intenção.
Tirar “bifes” da unha: toda mulher já passou por isso e tirou um “bife”, ao invés de tirar a cutícula. Quem não tem muita habilidade em fazer as unhas ou escolhe tirar a cutícula sem ter amolecido-a anteriormente corre um sério risco de tirar vários “bifes” e sair com os cantinhos vermelhos e sangrando.
Cortar a franja de mais: quem nunca pediu apenas dois dedinhos no salão e saiu com o cabelo na nuca? No entanto, isso também pode acontecer com você cortando a franja em casa. Por isso, sempre corte aos poucos e não se empolgue na hora de colocar a tesoura em ação, porque se cortar de mais não há cabeleireiro que possa arrumar o seu erro.
Ao final de uma sessão de salão de beleza caseiro, você, com certeza, se sentirá melhor consigo mesma e terá a certeza de que pode se cuidar sozinha, sem depender dos profissionais para ficar mais bela. No entanto, não ultrapasse o limite entre o que é possível fazer você mesma e o que requer a atenção e o trabalho de profissionais especialistas. Por isso, sempre que tiver algo que você está na dúvida se pode fazer sozinho, procure um profissional e se renda ao trabalho deles.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

8d5311b35559e15b33dfb680e6624e07.jpg
Shampoo a seco com maizena para cabelos oleosos. Retire a oleosidade excessiva dos cabelos em 1,2,3!

Como deixar o seu cabelo oleoso limpo como se tivesse acabado de...

13080000.jpg
Saiba Qual Alimento É Prejudicial Para a Sua Saúde Através da Aparência da Pele do Seu Rosto

  Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...

Meu signo mudou? Continua o mesmo?

A declaração polêmica de uma astrônoma afirmando que os signos astrológicos estão todos...

Deixe seu comentário

X