Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Fortaleça seus ossos

Tipo:

87841210.jpg

Osteoporose é uma doença que causa fortes danos aos ossos devido à perda de massa óssea e pode gerar sérias fraturas. A causa mais comum é o envelhecimento. Caracteriza-se por ser mais comum em mulheres e raramente apresenta sintomas.


Como saber se tenho osteoporose

Um exame simples é capaz de diagnosticar a doença. Ao realizar a densitometria óssea é possível verificar a força do seu osso em poucos minutos.

Ao receber o diagnóstico, a doença pode ser tratada com medicamentos a base de cálcio e vitamina D, terapia hormonal, injeções que levam a formação de um novo osso e exercícios físicos.

Como fortalecer seus ossos

Temos ao nosso alcance diversos alimentos que em uma combinação especial tornam-se uma importante arma contra a osteoporose. A partir de agora lhe daremos algumas dicas de como manter ossos saudáveis.

Chá como aliado

Um excelente chá que pode ser ingerido diariamente é o chá de cavalinha. Seu consumo é direcionado para idosos com osteoporose e apresenta substâncias capazes de fortalecer os ossos e diminuir possíveis fraturas. Seu preparo é rápido e simples. Colocar um litro de água e duas folhas secas de cavalinha em uma panela. Deixe ferver e após amornar, basta coar e beber.

chá osteoporose

O poder dos sucos

A combinação de cenoura e couve forma um suco imbatível no tratamento da doença. Por conter cálcio, ferro, enxofre e vitaminas A e C, que são substancias fundamentais não só no fortalecimento dos ossos, mas para manter um corpo saudável. Seu consumo ajuda no preparo físico de atletas, além de prevenir reumatismos, artroses e atrites. Para prepara-lo você precisa de duas cenouras, uma colher de leite de soja em pó, uma xícara de água de coco e três ramos de caruru. Basta bater todos estes ingredientes no liquidificador e ingeri-lo pela manhã diariamente.

Outro suco saudável e favorável ao combate da osteoporose é o de couve, que é uma fonte de cálcio, fortalecendo os ossos e os dentes. A couve além de proteger as doenças ósseas também  protege contra doenças degenerativas por apresentar bioflavonoides. Para preparar, misture 200 ml de suco de maracujá e cinco folhas de couve bem lavadas. Coloque-as no liquidificador e bata junto com o suco de maracujá. Pronto, basta tomar!

suco

Alimentos ricos em cálcio

Como o cálcio é o elemento primordial para o fortalecimento dos ossos, abaixo listaremos alimentos que são ricos desta incrível propriedade:

  •   Leite e seus derivados em geral;
  •   Azeite virgem;
  •  Peixes frescos e em especial, a sardinha em lata;
  • Sucos da fruta;
  •  Hortaliças, cereais e batatas;
  •  Carnes magras.
MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X