Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Fica com muito sono depois do almoço? São estes alimentos que provocam isso!

Tipo:

É daqueles que, depois do almoço, não pára de bocejar? É aquela sensação de que todas as suas energias foram embora e só pensa em dar um cochilada, os olhos chegam até a lacrimejar.

Pois, não está só, o sono pós-almoço é comum.

Isso acontece porque depois das refeições o organismo sofre algumas alterações que nos dá a sensação de falsa hibernação. A concentração do fluxo sanguíneo na região do estômago (que se estende até o intestino) faz com que o cérebro fique menos oxigenado e o sistema nervoso menos irrigado.

Também acontece a interrupção do estado de alerta cerebral. Essa interrupção acontece por causa do açúcar presente nos alimentos que faz com que as células nervosas, que nos deixam alertas, parem de emitir os sinais necessários para tal estado. Por causa dos efeitos promovidos pelo açúcar é que se recomenda diminuir a ingestão de alimentos ricos em glicose nas refeições, principalmente no almoço quando ainda se tem algo para fazer, para que os sinais de alerta das células nervosas não sejam interrompidos.

Para evitar essa sensação e ficar mais alerta depois das refeições, listamos 8 alimentos que te deixam com sono. Confere quais são:

RECHEADOS

Muito consumidos e adorados, os alimentos considerados recheados são ricos em gordura saturada, que prejudica a saúde e ainda dá sensação de sonolência.

BACON

A gente sabe que é gorduroso e prejudicial em excesso, mas ama. Como o bacon é um alimento rico em gordura saturada, também prejudicial à nossa saúde e causa sensação de peso, o ideal é o consumo com moderação.

BATATA FRITA

Difícil resistir a uma deliciosa porção de batata frita. O problema é que o alimento é rico em gordura trans, prejudicial à saúde. E, claro, por ser tão gordurosa acaba dando sensação de peso e sono.

BOLACHA RECHEADA

As bolachas recheadas são uma perdição, se começamos a comer um pacote só sossegamos ao ver o fim, pois são viciantes. Só que pesa no estômago, deixando a gente com mais preguiça. Além de ser rico em açúcar e outros ingredientes que nos fazem mal.

CARNE VERMELHA

Fonte de vitaminas e ferro, a carne assada e o famoso churrasco também pesam no estômago, especialmente em quem exagera na porção. Isso ocorre em razão do longo processo digestivo do alimento, que dura até seis horas.

QUEIJO AMARELO

Alimento rico em gordura, podendo causar sonolência ou preguiça em excesso logo após seu consumo. Não precisa cortar da dieta, mas consuma em pequenas porções e sempre que puder substitua pelos queijos brancos, principalmente a ricota.

MOLHOS BRANCOS

Feito com leite integral, queijo parmesão, manteiga e até creme de leite, o molho branco é muito pesado (tem até 226 calorias em 2 colheres de sopa).

SORVETE de MASSA

Até aquele sorvete de massa consumido na sobremesa, logo após o almoço, pode derrubar você. Isso porque um alimento é muito gorduroso. Porém, para livrar-se do calor  pode substituí-lo por um sorvete de gelo de frutas, bem mais saudável.




O renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem INCRIVEL sobre emagrecimento, se tiver alguns minutos assista... Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5

Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário