Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Fantásticos usos da água de linhaça para a saúde, cabelo e pele

Tipo:

os-maravillosos-usos-da-agua-de-linhaça-para-a-saude-do-cabelo-e-da-pele-500×307-500×307

As sementes de linhaça são muito conhecidas por todo o mundo e, de fato, na atualidade, estão sendo consumidas por milhões de pessoas que tomaram a decisão de usufruir de suas propriedades.


São originárias da planta de linho, cujo cultivo se realiza em várias regiões de clima temperado do mundo, ainda que as mais famosas provenham do Canadá, pois o clima frio favorece a concentração dos ácidos essenciais e dos óleos das sementes de linhaça.

Há alguns anos, se desconhecia grande parte das qualidades que elas têm para a saúde geral do corpo mas, graças a várias investigações e muitos testemunhos, atualmente, não restam dúvidas de seus benefícios e de tudo aquilo que podem fornecer.

As sementes estão sendo utilizadas como ingredientes de saladas, bolachas ou sucos, entre outros; contudo, depois de confirmada a eficácia de seus nutrientes, também se determinou que podem ser grandes aliadas para tudo o que se relaciona com a beleza. Veja aqui os fantásticos usos da água de linhaça para a saúde, cabelo e pele

Já ouviu falar da água de linhaça?

Apesar destas sementes serem consumidas sozinhas ou como acompanhamento de vários pratos, uma das formas mais populares para usufruir ao máximo de todas as suas propriedades é através da preparação da famosa “água de linhaça”.

A água de linhaça é uma bebida natural elaborada a partir da infusão da semente de linho, à qual, geralmente, se adiciona um pouco de limão para potencializar suas virtudes e para conservá-la melhor. Como podemos usá-la?

Ver também: Como perder peso com o farelo de linhaça?

5 benefícios da água de linhaça

As sementes de linho são uma fonte interessante de fibra, ácidos graxos ômega 3 e compostos antioxidantes que suportam o funcionamento celular do organismo.

Devido a essas qualidades nutricionais, o consumo regular da água de linhaça pode contribuir para melhorar a saúde prevenindo e tratando várias patologias.

1. Melhora a saúde cardiovascular

Por ser uma fonte vegetal de ácidos graxos ômega 3 e de mucilagem, a sua ingestão traz benefícios para o controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos, especialmente, para aquelas pessoas que receberam diagnósticos de valores elevados.

Graças a essa propriedade e a seu efeito anticoagulante, a água de linhaça também se torna adequada para melhorar a circulação, reduzir a pressão arterial e regular o processo inflamatório do corpo que é uma das principais causas de problemas cardíacos.

2. Regula a glicose do sangue

A linhaça tem um elevado teor de mucilagem, uma fibra solúvel que apoia a regulação da glicose do sangue.

Além disso, fornece ácido alfa linolênico, um nutriente que não cura a diabetes, mas que contribui para a diminuição da necessidade de insulina do paciente.

3. Melhora a digestão

A fibra e as enzimas digestivas são as responsáveis por este importante benefício. Graças a elas pode-se prevenir a prisão de ventre, a azia, os gases e outros problemas estomacais que nos afetam com regularidade.

Atua como um tônico calmante, ideal para diminuir os sintomas da gastrite e da indigestão. Além disso, tem um efeito gastroprotetor que ajuda a prevenir as doenças crônicas deste sistema.

4. Fortalece o cabelo

Devido ao seu importante teor de vitaminas do grupo B e vitamina E, a água de linhaça pode ser aplicada sobre o cabelo para reforçá-lo e para combater a queda.

Seus óleos essenciais, somados aos antioxidantes e à fibra, estimulam a circulação para acelerar o seu crescimento e reduzir os problemas como a secura.

E, como se não bastasse, é um gel natural para controlar o frizz; atua como um hidratante natural do couro cabeludo e lhe proporciona um brilho espetacular.

5. Cuida da pele

Para uma pele bonita e suave você pode utilizar a água de linhaça de duas formas: através de sua ingestão ou mediante aplicação tópica.

Sua mucilagem e pectina têm uma ação suavizante e antibacteriana, o que contribui para reparar e proteger a pele de diferentes problemas.

Entre seus principais benefícios para o cuidado da pele, se destacam:

Alivia a psoríase e a eczema.
Atua como um calmante contra as queimaduras.
Limpa a cútis e elimina impurezas.
Previne o envelhecimento precoce.
Tonifica e ajuda a fechar os poros.
Contribui para reduzir o excesso de gordura e a acne.

Como preparar água de linhaça?

Esta bebida é muito fácil de preparar e a mesma receita serve para sua ingestão ou para a aplicação direta.

Ingredientes

2 colheres de sopa de sementes de linho (20 g)
1 litro de água
Suco de 1 limão
Preparação

Coloque um litro de água para aquecer em uma panela e, quando começar a ferver, adicione as sementes de linho e deixe cozer por mais 3 minutos.
Em seguida, retire do fogo, espere que esfrie e coe o líquido, livrando-se dos restos de sementes.
Despeje a bebida em um frasco de vidro, junte o suco de limão e utilize.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X