Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Ex-obesa elimina 52 kg e vira Rainha de Bateria: veja tudo o que ela fez para chegar lá

Tipo:

.

Aos 34 anos, a manaura Sandy Salum tem uma vida completamente diferente daquela de seis anos atrás. Formada em fisioterapia, ela atuava como professora de inglês e seus 110 kg reduziam muito sua qualidade de vida. Hoje, com 68 kg, ela redescobriu o próprio corpo e transformou seu novo estilo de vida em oportunidade de negócio. De quebra, ainda conquistou o título de Rainha de Bateria em duas Escolas de Samba.

Obesidade 

“Eu fui uma criança e adolescente gordinha, mas tudo piorou na minha primeira gravidez, aos 21 anos. Tive pré-eclâmpsia, engordei 40 kg e fiquei com depressão pós-parto. Depois, ao invés de emagrecer, fui engordando mais. Na segunda gestação, ainda desenvolvi diabetes gestacional, e, no final de tudo, estava com 110 kg”, conta.

Emagrecer sempre foi um desejo motivado não apenas pela insatisfação com o próprio corpo, mas também pelas ofensas que ouvia na rua. A gota d’água foi quando seu filho mais novo viu Norbit, uma comédia de peso e disse “mamãe, você se parece com ela, uma baleia”. “Aquilo me magoou muito. Eu não queria que meu filho tivesse aquela visão de mim. Percebi que precisava mudar”, diz.

Por sofrer de hipertensão e diabetes e apresentar duas hérnias de disco que limitavam seus movimentos, Sandy recorreu à cirurgia bariátrica. “Eu nem conseguia mais andar”, diz. Ao contrário do que muitos pensam, emagrecer com bariátrica não é nada simples.

Cirurgia bariátrica

Para se submeter ao procedimento, o paciente precisa passar por uma avaliação psiquiátrica, além de acompanhamento psicológico após a cirurgia. Isso acontece porque as sensações de fome e saciedade são controladas pelo cérebro, que precisa se adequar à nova realidade do corpo. Caso contrário, o paciente pode desenvolver distúrbios como depressão ou transferir a compulsão alimentar para outros vícios.  

No pós-operatório, são permitidas apenas pequenas porções de líquidos. “A adaptação não foi tão difícil porque eu trabalhei muito para mudar minha relação com a comida. O pior foi descobrir meu próprio corpo. Eu não sabia mastigar! Também fiquei intolerante a alguns alimentos, como a lactose. Se comia coisas gordurosas, passava mal”.

Sandy chegou aos 58 kg. “Achei que ia ficar linda, mas fiquei horrorosa, com cara de doente. Pulei do manequim 56 para o 38 e estava cheia de pele”. Para corrigir, ela fez plástica no abdômen e nos seios, mas as pernas, braços e bumbum se transformaram graças à combinação entre alimentação e atividade física. Em dois anos, ganhou 10 kg de massa muscular. “Optei por ser musculosa para preencher o excesso de pele. Isso eliminou a flacidez”.

Alimentação 

Hoje a alimentação de Sandy é bem restrita. Leite, glúten, embutidos e doces ficam de fora. Carne vermelha entra só uma vez por semana. “Eu como para nutrir o meu corpo. Mudei tanto a minha cabeça que não tenho mais vontade do que comia antes”.

Proteínas vegetais, como grão de bico, lentilha e quinoa são as estrelas do cardápio, que também conta com peixes, frutas e pães que ela mesma faz. “É muito mais prazeroso comer o que você produz. Quando saio, sempre levo marmita. Se vou para uma reunião com os amigos, como antes e na rua tomo apenas destilados”.

Além disso, ela aposta em três truques de dieta para manter a cintura fina: chá de hibisco em jejum, suco verde pela manhã e quinoa no lugar do arroz. 

Rainha de Bateria

Sandy sempre foi apaixonada por samba, mas só conseguiu “se jogar na avenida” depois de mandar embora os quilos extras. “A primeira vez em que consegui sambar uma noite inteira foi a maior emoção da minha vida”. O que começou como brincadeira, virou coisa séria: em 2016, ela foi eleita Rainha de Bateria das escolas Balaku Blaku e A grande Família, ambas de Manaus.

Atividade física 

Com o Carnaval se aproximando, Sandy foca apenas nos ensaios, que acontecem seis vezes por semana. Fora da temporada, ela vai para a academia três ou quatro vezes por semana, combinando musculação e caminhada em treinos de uma hora.

Empreendedorismo 

O gosto pela alimentação saudável se transformou em oportunidade de negócio. No época do Orkut, Sandy postava as fotos das receitas que preparava e os amigos demonstravam interesse. Ao passar por dificuldades financeiras, ela decidiu tentar vender a própria comida. Deu tão certo que hoje ela gerencia o Comidinhas da Sandy, um delivery de refeições saudáveis que conta com três funcionários, três nutricionistas e cinco freezers para armazenar os alimentos.




O renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem INCRIVEL sobre emagrecimento, se tiver alguns minutos assista... Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5

Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário