Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Espinhas nas costas: dermatologista ensina como acabar com elas

Tipo:

Espinhas-nas-costas-dermatologista-ensina-como-acabar-com-elas

As costas são um local propício para o surgimento de espinhas, especialmente a porção superior, próxima aos ombros, por conter muitas glândulas sebáceas. Além de provocarem incômodo e muitas vezes dor, especialmente quando estão muito inflamadas, as erupções cutâneas causam desconforto estético para quem apresenta o problema em grau avançado.


O que causa espinha

Quem tem a pele oleosa e tendências a cravos está mais propenso a desenvolver o quadro. Porém, segundo explica a dermatologista Roberta Bibas (RJ), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alguns fatores contribuem:

Sol, pois aumenta a oleosidade da pele;
Blusas apertadas, que podem produzir lesões semelhantes à acne ou oclusão dos ductos, provocando o surgimento de bolinhas vermelhas na pele
Atrito com o cabelo, especialmente quando os fios estão com resíduos de produtos oleosos, como cremes, leave in, silicone, etc.

“A dificuldade de lavar esta parte do corpo também favorece o quadro, já que isso impossibilita o controle da oleosidade”, expõe a especialista.

Como acabar com as espinhas

Para quem tem tendência

Se você tem tendência a ter espinhas ou possui bastante cravo na região das costas, você pode prevenir espinhas realizando limpezas de pele periódica, lavando a pele com sabonete anti-acne diariamente no banho (prefira aqueles com ácido salicílico e enxofre na fórmula) e fazer uma leve esfoliação nas costas duas vezes por semana usando uma bucha vegetal ou um sabonete esfoliante.

“Tônicos anti-acne vendidos em farmácias podem ajudar na prevenção, no caso de pessoas com a pele muito oleosa”, indica a especialista. Além disso, opte por filtro solar livre de óleo.

Para quem tem espinhas inflamadas

É necessário consultar um dermatologista para realizar um tratamento especializado. Dra. Roberta afirma que são utilizadas medicações tópicas à base de ácidos com efeito anti-inflamatório. “Pode ser necessário também realizar limpezas de pele, peelings e até mesmo tratamento com laser no caso de manchas decorrentes da acne”, explica.

Para reduzir espinhas

Além de usar sabonete antiacne, que diminui a oleosidade da pele, procure não deixar o cabelo úmido e com creme em contato com a pele das costas. Evite também usar roupas muito apertadas ou ficar muito tempo com o top e a camiseta da academia molhados.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X