Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Entenda como o Vitacid Plus age contra as manchas na pele

Tipo:

vitacid-610×300

O produto tem se destacado como um poderoso tratamento para manchas escuras na pele, mas por se tratar de um medicamento, só deve ser usado sob orientação médica
Causado por inúmeros fatores, o melasma é um distúrbio pigmentar da pele caracterizado por manchas escuras. É muito mais comum no rosto, mas pode aparecer em outras partes do corpo também.
Por estarem principalmente em uma região de maior visibilidade (o rosto), é fato que essas manchas incomodam e são motivo de preocupação entre as pessoas que as possuem. Por isso, a maioria delas não mede esforços para tratar o problema.
Flávia de Oliveira José, farmacêutica da Doce Flora, professora de Cosmetologia e coordenadora do curso técnico de Farmácia da Esaup (Escola da Saúde de Piracicaba), destaca que o melasma (manchas escuras na pele) é causado por inúmeros problemas, como distúrbios hormonais, medicamentos e o mais comum: a exposição errada (sem uso de protetor solar, uso inadequado ou insuficiente dele) e excessiva ao sol.


E um produto que tem se destacado atualmente no tratamento do melasma é o Vitacid Plus. Mas será que ele é mesmo eficaz? Como age na diminuição das manchas? Quem pode usá-lo?
Renata Domingues, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), professora de dermatocosmiatra do Instituto de Pós-Graduação Dermatológica (IMS), comenta que o Vitacid Plus é uma fórmula tradicional, que há alguns anos só era obtida através da manipulação. “Até então era conhecido como a ‘fórmula Kligman’. A chegada desse medicamento no mercado foi um grande avanço”, diz.

“O Vitacid Plus é composto por ácido retinoico (tretinoína), que estimula a produção de colágeno e aumenta penetração de outros ativos através da microesfoliação; hidroquinona, ativo com efeito clareador; e uma baixa dose de corticoide, que tem ação calmante, para diminuir efeitos dos outros dois ativos, e também clarear a pele. É indicado para pacientes que querem clarear a pele, principalmente no caso de melasma ou escurecimento pós-inflamatório”, explica Renata.
Helena Costa, membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e dermatologista da Clínica Helena Costa, no Rio de Janeiro, ressalta que o retinoide presente no Vitacid Plus promove: renovação celular, afinamento da epiderme, estímulo de colágeno, controle da oleosidade, redução dos poros, suavização das linhas finas, melhora da textura da pele. “Já a hidroquinona age clareando as manchas. Por isso o produto é indicado para peles envelhecidas, manchadas, ásperas, oleosas”, acrescenta.

Como usar o Vitacid Plus?

Flávia lembra que, como o Vitacid Plus é um medicamento, seu uso deve ser feito de acordo com orientações médicas ou farmacêuticas. “De forma geral, primeiramente deve-se higienizar o rosto de forma suave e secá-lo. O medicamento deve ser usado à noite. Antes de se deitar, em torno de 30 minutos antes, deve-se aplicar uma fina camada de Vitacid Plus nas áreas do melasma (área pigmentada). Massagear leve e uniformemente sobre a pele. Pela manhã, deve ser lavado o rosto para retirada total do creme”, explica a farmacêutica.
Flávia acrescenta que é imprescindível o uso de um protetor solar de FPS 30/ PPD 10 no mínimo. “É fundamental evitar a exposição ao sol, praia e piscinas (deve parar 15 dias antes o uso do creme e recomenda-se ainda não se expor excessivamente ao sol). Vale lembrar que o sol é o maior vilão, causador do melasma”, diz.
A dermatologista Helena explica que, aplicando o medicamento todas as noites em toda a face, inicialmente, é possível que a pele se sensibilize um pouco. “E aí tenhamos que aplicar em dias alternados, até que a pele se adapte”, diz.
Renata ressalta que o ideal é que o paciente procure o médico especialista para ver a real indicação e utilize o medicamento de acordo com as indicações dele. “Normalmente, é indicado utilizar durante a noite. Para diminuir as chances de efeitos colaterais, como irritação, descamação e vermelhidão, é indicado passar uma camada muito fina sobre a pele”, acrescenta a dermatologista.

Existem outros usos para o Vitacid Plus?

Flávia destaca que, como o Vitacid Plus é um medicamento e não um cosmético, deve ser respeitada a única indicação que consta na bula, pois é a que o laboratório registrou junto à ANVISA e que garante e conhece os efeitos.
“No caso, Vitacid Plus é indicado apenas para tratamento de melasma de curta duração. Porém, alguns médicos prescrevem para tratamento de acne, principalmente em pessoas que têm hipercromia (aumento da pigmentação da pele) nos locais das acnes”, acrescenta a farmacêutica.

Onde encontrar o Vitacid Plus?

O medicamento pode ser encontrado na maioria das farmácias. Porém, deve ser vendido somente com prescrição médica. “A farmácia não precisa reter a receita, mas é preciso apresentá-la na hora da compra”, diz Flávia.
A farmacêutica destaca que existem ainda similares do Vitacid Plus, como o Tri-luma do laboratório americano HILL LABORATORIES, INC e o Trilunox Lab. EMS.
Vale ressaltar que esses medicamentos similares também não devem ser utilizados sem indicação médica. Não é por que uma amiga/conhecida utilizou o medicamento e gostou dos resultados que você deve tentar comprar o Vitacid Plus e começar a usá-lo. O caminho ideal é procurar seu dermatologista e conversar com ele a respeito.

Contraindicações do Vitacid Plus

As profissionais Helena, Renata e Flávia falam sobre as contraindicações do Vitacid Plus: É contraindicado para pessoas menores de 18 anos; Para pacientes com alergia e/ou sensibilidade aos componentes da fórmula; Para peles muito sensíveis; Para pessoas com tendência a ter teleangectasia (vasos); Para grávidas. Cuidados durante o tratamento
As profissionais falam sobre os cuidados que o tratamento com Vitacid Plus exige: Renata explica que a pessoa deve utilizar sempre uma camada fina do produto durante a noite. Renata acrescenta que a pessoa deve suspender o uso três dias antes de fazer depilação ou limpeza de pele na área que o medicamento está sendo usado. Helena destaca que a pele tende a ficar sensibilizada pelo uso do ácido, portanto, é muito importante o uso de protetor solar e evitar a exposição solar. Flávia acrescenta que, além desses cuidados, é fundamental não fazer tratamentos abrasivos, como peeling químico ou físico.

Tretinoína e Hidroquinona contra manchas

Flávia explica que a hidroquinona interfere principalmente na produção de melanina nova, inibindo a atividade da tirosinase (enzima que oxida a melanina). “A melanina é um pigmento que protege o nosso corpo contra a radiação solar. Quando é produzida, é incolor, mas quando reage com a tirosinase, adquire a coloração acastanhada”, comenta.
“Em segundo lugar, mais lentamente, a hidroquinona provoca mudanças estruturais nas membranas das organelas dos melanócitos (células que produzem a melanina), acelerando a degradação dos melanossomas (organela onde ocorre a síntese e deposição da melanina)”, explica a farmacêutica.
Já a tretinoína, acrescenta Flávia, tem ação queratolítica. “Ou seja, quebra a queratina, constituinte principal da primeira camada da pele, onde esta dispersa a melanina. Dessa forma a mancha é retirada mais rapidamente, pelo efeito Peeling (renovação celular) e por permitir, dessa forma, uma penetração mais profunda da hidroquinona”, diz.
A fluocinolona, por sua vez, explica Flávia, é um corticoide. “Portanto, promove uma ação anti-inflamatória para amenizar os efeitos irritantes que a tretinoína pode causar. Diminuindo assim a vermelhidão e edema”, diz.
“Por isso podemos dizer que o Vitacid Plus age de várias maneiras – o que o torna um produto de grande e rápida eficácia”, ressalta a farmacêutica.
Vitacid Plus manipulado: vale a pena?Flávia explica que a fórmula do Vitacid Plus pode ser manipulada, desde que seja prescrita por um médico.O lado positivo, de acordo com a farmacêutica, é que o valor do produto manipulado normalmente é mais baixo que o valor dos produtos industrializados. “Além disso, tem o benefício de poder personalizar a fórmula de acordo com a pessoa. Nesse caso, quanto à base oil free ou gel, a essência ou não, ou até mesmo a embalagem”, destaca.
Por isso, o ideal é sempre conversar com seu médico sobre a melhor opção para o seu caso.

Agora você tem todas as informações que precisava sobre o Vitacid Plus. Mas lembre-se: ele deve ser usado somente quando indicado por um médico dermatologista. Por isso, se está incomodada com manchas escuras na pele, não hesite em procurar um profissional que indicará o melhor tipo de tratamento para você!

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

3 votos, média: 2.33 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X