Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Em novo golpe, bandidos clonam contas de usuários do WhatsApp para conseguir dinheiro de vítimas

Tipo:

ceb4a110e13a2d34d901835a72e2f5d2.jpg

Definitivamente, nós não estamos seguros com nada e em lugar nenhum. Para ser mais específico, antes faço uma pergunta: você confia em operadoras de telefonia móvel?


Normalmente, existem muitas situações que nos deixam irritados com elas, como queda de sinal, Internet que não funciona adequadamente, preços altos para serviços que mais prometem do que cumprem, enfim, cada um de nós tem uma história para contar que envolvam as operadoras de telefonia móvel, não é mesmo?

No entanto, como se já não bastasse todos os problemas, agora existe mais um para se preocupar: criminosos estão aplicando um novo golpe por meio do WhatsApp, famoso aplicativo de mensagens. E o pior de tudo, eles o fazem com a ajuda de cúmplices que trabalham dentro das operadoras.

No golpe aplicado, os bandidos invadem a conta de um usuário do aplicativo e, a partir do momento que estão no poder, mandam mensagens para os contatos das vítimas solicitando transferências em dinheiro enquanto se passam pelo usuário titular.

Vejamos o caso de duas irmãs de Porto Alegre, que não quiseram ser identificadas. Durante entrevista ao Fantástico, da TV Globo, elas contam que toda a abordagem do bandido, que se passava pelo pai delas, foi bastante convincente. Não à toa, tanto as próprias meninas quanto outros membros da família que também receberam mensagens do criminoso não foram capazes de perceber que não se tratava do pai.

No caso em questão, o criminoso usou de uma desculpa para pedir às meninas que fizessem uma transferência em dinheiro para uma conta que ele passaria. Sem desconfiar de nada, elas transferiram mil reais para a conta do estranho que se passava pelo pai.

  1. Imagem: Reprodução

Ao programa global, o especialista em tecnologia, Ronaldo Prass, relata que é impossível aplicar esse golpe sem o auxílio de alguém de dentro da empresa de telefonia: “Só que esse golpe tem uma duração curta. A partir do momento que a vítima perceber que perdeu o sinal do celular dela, ela pode entrar em contato com a operadora e o golpe deixa de funcionar”, conta ele.

Prass afirma que quando o Whatsapp é invadido pelo golpista, por meio do que estiver salvo em backup ele tem acesso a todas as conversas, fotos e informações arquivadas da vítima na qual a clonagem está sendo aplicada. Por consequência, ele consegue se preparar para tornar o golpe mais convincente e para saber exatamente quem ele irá abordar. É mais fácil se passar pelo usuário.

  1. O especialista em tecnologia, Ronaldo Prass

Em um outro caso no Rio Grande do Sul, um criminoso invadiu o WhatsApp do amigo de um empresário e solicitou que fosse realizada uma transferência bancária. Sem desconfiar de nada, o empresário, também por meio do aplicativo, pediu a sua secretária que ela fizesse o depósito. E assim ela o fez, transferindo R$ 3 mil para o golpista. Mas não pararia por aí.

O bandido, ao notar que era a secretaria quem estava fazendo as transferências, clonou o WhatsApp do chefe dela para conversar diretamente com a mulher. Então, ele começou a pedir mais dinheiro até que fosse transferido um valor total de mais de R$ 100 mil. E tudo sem que qualquer desconfiança fosse gerada.

A clonagem funcionava da seguinte forma: todos os bandidos tinham cúmplices dentro das operadoras de celular. O funcionário, primeiramente, tirava o número da vítima do ar e o habilitava em um outro chip – este em posse do golpista. Com o celular da vítima sem sinal, o criminoso se aproveitava para baixar todas as informações presentes do WhatsApp dela e, assim, assumia a identidade da pessoa que teve a conta roubada.

Confira no vídeo abaixo a reportagem do programa Fantástico, em que são reveladas outras informações a respeito do golpe e também é uma mostrada uma das quadrilhas que o aplicava.

Ciente do ocorrido, a equipe do WhatsApp lançou uma atualização que pode impedir que o golpe continue sendo realizado. Além disso, confira também outras dicas para manter o aplicativo seguro.

Realmente, precisamos estar em alerta o tempo todo.

Fotos: G1/Fantástico

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X