Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Doce de leite no Micro ondas

Tipo: Doces e Sobremesas

5030acec7f6a453f951fa18455f80431.jpg

Doce de leite no Micro ondas. Você nunca mais vai querer fazer, da maneira convencional. Doce de Leite a gente faz no micro ondas. Rápido, prático e sem sujeira na cozinha. 8 minutinhos e ele está pronto para rechear o bolo ou montar o pavê, servir como cobertura de torta ou então calda de sorvete, fazer uma mousse ou simplesmente ser devorado de colher.


A cor, pode ser mais clarinha ou mais escura, a textura mais cremosa ou mais firme ou em ponto de corte. Ao gosto do freguês. Muito fácil tem vídeo para não ter erro!

INGREDIENTES
395g ou 1 lata de leite condensado
1 a 4 colheres de sopa de leite integral
1 bowl de vidro alto

Vem comigo, você vai se apaixonar, pode acreditar!

Coloque 1 lata de leite condensado em um bowl alto e grande, que vá o micro ondas. De preferência a um refratário de vidro, algumas cerâmicas atingem uma temperatura muito alta e pode queimar o doce com mais facilidade.

O leite condensado ferve, atinge uma temperatura muito alta dentro do bowl, então também não recomendo um recipiente de plástico. Melhor de vidro mesmo! , vai por mim mais seguro.

O leite aquece e sobe, então se o bowl deve ser grande e alto para não transbordar, não desperdiçar e não sujar o micro ondas.
Cada aparelho tem sua potência então o tempo pode variar de micro para micro.
A dica é ir devagar, de tempo em tempo, parando para mexer nos intervalos.

Vamos lá? A teoria pode parecer complicada, mas na prática é pá pum de fazer.

COMO FAZER:

Leve ao micro ondas por 2 a 3 minutos em temperatura alta.
Retire o bowl, com cuidado. Você vai precisar da luva para segurar o bowl enquanto mistura, assim não corre o risco de se queimar. Então aproveite a luva para retirar o bowl do micro ondas, que fica bem quente.
O aspecto fica ‘talhado’, é assim mesmo, tá tudo certo! Só bater que ele volta a ficar homogêneo. Mais fácil um fouet mas com um garfo ou uma colher qualquer super dá certo também!
Depois de homogêneo, devolva o bowl ao micro, sempre em potência alta por mais 2 minutos.
Retire, mexa novamente e leve de volta ao micro, só que desta vez, diminua o intervalo de tempo, vá de 1 em 1 minuto até atingir a cor desejada.
Você vai notar pontos escuros e pode achar que queimou, mas é assim mesmo, são esses pontinhos escurecidos que dão o tom, a cor do doce de leite Mais clarinho ou mais escurinho um pouco. Ao gosto do freguês!
NOTA: se seu micro for potente melhor ir de 30seg em 30seg. Tempo total, mais ou menos, entre 6 a 8 minutos.

PONTO:
Escolhida a cor – mais clara ou mais escurinha – você deve decidir o ponto, conforme a utilização – mais cremoso para coberturas ou caldas ou mais firme para recheios.
Ele sai do micro bem consistente, quase em ponto de corte. E se você deseja um doce de leite firme para cortar. Só continuar desta etapa por mais 2 a 3 minutos. Escolhemos o ponto, acrescentando leite integral – de 1 a 4 colheres, até obter a cremosidade desejada.

PONTO DE CORTE: Para o ponto de corte, é só continuar no micro ondas por mais de minuto em minuto até atingir uma cor mais escura, sem queimar e não acrescentar o leite. Coloque o doce ainda quente em um refratário quadrado. Ele endurece ao esfriar. Após firme, corte em pequenos ou enrole ainda quente como brigadeiro, passando no açúcar cristal. Veja no filme como é fácil e delicioso, dá água na boca. Bora? Você vai querer fazer e repetir a vida toda!

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

as-maravilhas-da-linhaça-500×333
As maravilhas da linhaça

Ultimamente a linhaça tem ganhado cada vez mais espaço na alimentação da...

51341454_1450488161750388_1091000415639568384_o
O MELHOR BOLO DE CHOCOLATE DE LIQUIDIFICADOR QUE EU JÁ FIZ FÁCIL E RÁPIDO

Essa receita de bolo de chocolate de liquidificador é simplesmente incrível! Fácil...

68504_original
Frango assado com batatas

Já pensou na BELEZURA da Janta de Hoje?

INCRÍVEL COMO É FÁCIL ESSA SOBREMESA! O SEGREDO DO PAVÊ MAIS ECONÔMICO E DELICIOSO DO MUNDO! SUPER FÁCIL E RÁPIDO! PAVÊ DE SUFLAIR
INCRÍVEL COMO É FÁCIL ESSA SOBREMESA! O SEGREDO DO PAVÊ MAIS ECONÔMICO E DELICIOSO DO MUNDO! SUPER FÁCIL E RÁPIDO! PAVÊ DE SUFLAIR

Ingredientes Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...

Deixe seu comentário

X