Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Diga o que você come e direi o que você tem

Tipo:

diga-o-que-come-500×350

A alimentação desempenha um papel muito importante em nossa vida e em nossa saúde, já que através dela podemos oferecer ao organismo os nutrientes e substâncias das quais ele precisa para trabalhar corretamente.


No entanto, no outro extremo da boa alimentação, uma má alimentação poderia se converter no pior inimigo da saúde, já que os alimentos pouco saudáveis não contam com nutrientes e estão carregados de substâncias que podem fazer mal ao organismo.

Os números de má alimentação no mundo são muito preocupantes, já que o ritmo da vida cotidiana somado ao interesse econômico da indústria alimentícia fez com que muitas pessoas vissem na comida rápida uma opção de alimentação.

Pizza, hambúrguer, batata frita, cachorro-quente, carnes processadas, doces e refrigerantes, entre outros, estão transformando nossos hábitos alimentares em uma verdadeira bomba relógio contra a saúde.

Mitos e verdades sobre a alimentação

O tema da alimentação é muito amplo, e seria necessário analisar cada dieta separadamente para determinar possíveis problemas de saúde relacionados com a mesma. No entanto, a nível geral, há várias formas de analisar o que comemos para termos uma ideia do tipo de condição que podemos sofrer, ou com as quais já sofremos.

Proteínas

É importante aprender a diferenciar o tipo de proteínas necessárias para o nosso corpo daquelas que podem nos fazer mal. As proteínas de origem vegetal e as provenientes das carnes magras têm um efeito positivo no organismo, ajudando a criar massa muscular e a fortalecê-la.

Por outro lado, as carnes vermelhas contêm gorduras tóxicas, restos de toxinas, medicamentos, dissolventes, aditivos e hormônios, entre outros compostos que podem afetar o sistema digestivo e causar doenças.

Várias pesquisas determinaram que comer carne vermelha cinco vezes por semana leva a um risco quatro vezes maior de padecer de câncer de cólon, em comparação com aqueles que a consomem uma vez por mês.

Leite

Ainda que durante décadas tenha sido falado que o consumo de leite é essencial para obter os níveis de cálcio adequados para o organismo, a verdade é que esta informação foi desmentida e que, atualmente, sabe-se que não necessariamente precisamos tomar leite para obter cálcio.

O que as pesquisas descobriram é que o consumo de leite está relacionado ao surgimento de diferentes problemas de saúde, como por exemplo, problemas circulatórios, respiratórios, alergias e diabetes, entre outras.

Além disso, sabe-se que ele contém proteínas como a caseína, que poderia influenciar o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer.

Açúcar

Este alimento é um dos mais consumidos em todo o mundo, e também um dos mais prejudiciais para o organismo. O açúcar leva ao vício e é a principal causa da diabetes, que afeta 300 milhões de pessoas em todo o mundo, e que ao ano provoca cerca de 5% das mortes.

O açúcar reduz a imunidade, alimenta as células cancerígenas, libera adrenalina, acumula gorduras e provoca nervosismo e depressão.

A pirâmide alimentar foi modificada

Até algum tempo atrás, a pirâmide alimentar tinha os doces no topo, seguidos dos laticínios, das frutas e verduras e, finalmente, dos carboidratos.

Na atualidade a pirâmide se modificou por completo, e agora contém os hidratos acima, seguidos dos laticínios e do vinho tinto. Mais abaixo estão os frutos secos, aves, peixes, mariscos e cereais integrais.

E, por último, na base da pirâmide, estão as frutas, verduras, o azeite de oliva extra virgem e gorduras saudáveis ricas em ômega 3.

Cada um deve ser consciente do tipo de alimentação que mantém e quais alimentos está consumindo para dar ao organismo os nutrientes essenciais para cada uma de suas funções.

A carência de nutrientes pode causar diversos problemas de saúde no curto prazo, que podem inclusive ser difíceis de solucionar. Além disso, é importante lembrar que a má alimentação é a principal causa da obesidade, de problemas cardiovasculares, depressão, problemas no fígado e nos rins, entre outros.

Outro ponto importante é que os alimentos perdem muitas de suas propriedades durante o seu processamento e cocção. Recomenda-se ingerir, sempre que possível, alimentos orgânicos, já que estes contêm menos químicos adicionados e não foram submetidos a fertilizantes e pesticidas que podem afetar negativamente a saúde.

Para terminar, é muito importante ficar atento ao controle nutricional quando sofremos de algum tipo de transtorno alimentar. Se preciso, a falta de nutrientes na alimentação deve ser satisfeita através do consumo de suplementos, mas o ideal é sempre ingeri-los por meio de alimentos naturais.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X