Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Dieta sem sal para desinchar: 10 coringas desse regime que fará você secar

Tipo:

dieta-barriga-parque_0-610x300

Assim como o açúcar refinado, o sal é considerado um dos maiores vilões não só da dieta, mas também da saúde. Seu consumo é importante para o organismo, já que controla a quantidade de líquidos que ficam dentro e fora das células, mas, em excesso, pode causar diversos malefícios que vão desde inchaço até hipertensão arterial e infarto.

E não estamos falando apenas do punhado de sal que você inclui no preparo de pratos. Alimentos industrializados e comidas prontas, comuns nos dias atuais pela praticidade, também são ricos em sódio, principal componente do alimento. Um dos grandes riscos, aliás, é consumir sem saber produtos que têm mais sódio do que um saco de salgadinhos.

Aprenda como cortar do cardápio o alimento que faz mal para a saúde e para a boa forma

O problema é tão sério que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de menos de 2 g de sódio por dia, o equivalente a apenas 5 g de sal (uma colher de chá). No Brasil, um adulto chega a ingerir mais do que o dobro desta quantidade por dia.

Uma boa dica para minimizar os efeitos do sal no organismo é se manter bem hidratada. Especialistas indicam que pelo menos dois litros de água por dia são essenciais para desinchar e garantir o bom funcionamento do corpo. E já que deixar seu almoço ou jantar sem graça não é uma opção, saiba que você pode substituir o sal nos alimentos com 10 temperos acessíveis que realçam o sabor dos pratos sem prejudicar a saúde:

  • Alecrim: protege o sistema digestivo por sua poderosa ação antibacteriana.
  • Alho: o tempero ajuda a reduzir o mau colesterol, estimula as funções respiratórias e elimina toxinas do corpo.
  • Cebola: presente em quase todos os pratos bem temperados, ela ajuda a combater problemas respiratórios, melhora a circulação e ainda é aliada na hora de prevenir o envelhecimento.
  • Coentro: o tempero fortalece os ossos e combate o incômodo causado por gases.
  • Louro: o tempero tradicional ajuda na digestão e é boa fonte de vitaminas B e C.
  • Manjericão: perfumado, o tempero é um antioxidante e anti-inflamatório natural e ainda melhora o fluxo sanguíneo.
  • Orégano: ajuda na boa digestão e ainda funciona como estimulante natural.
  • Pimenta: além de funcionar como afrodisíaco, o tempero é termogênico, ajuda na digestão, no sistema imunológico e ainda diminui o colesterol.
  • Salsinha: além de garantir sabor extra aos pratos, ela combate cólicas, problemas renais e infecções urinárias.
  • Tomilho: o tempero possui ação antisséptica e antibacteriana.



O renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem INCRIVEL sobre emagrecimento, se tiver alguns minutos assista... Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

2 votos, média: 2 de 5

Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário