Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Dieta do ovo cozido funciona de verdade: aprenda como fazer

Tipo:

MMMMM

Sensação de saciedade e redução do consumo de calorias são os pontos fortes da dieta


A dieta do ovo cozido tem atraído diversos adeptos. Essencialmente, a dieta baseia-se no consumo de um ovo cozido antes das principais refeições diárias, almoço, jantar e café-da-manhã. E tem o intuito de promover a saciedade e reduzir o consumo de calorias durante a refeição seguinte, levando ao emagrecimento.

Como fazer a dieta do ovo cozido

Não há propriamente um plano alimentar específico na dieta do ovo cozido, porém existem algumas premissas que podem ajudar.

Vale procurar consumir o ovo sem sal, já que o sódio aumenta a retenção de líquidos ou utilizar o mínimo possível e a ingestão de líquidos deve ser estimulada, especialmente de água.

A simples inclusão dos ovos cozidos antes das refeições, sem ajustes na quantidade e da qualidade da alimentação (em paralelo a um estilo de vida sedentário) por si só não levará ao emagrecimento, pelo contrário, contribuirá para a adição de calorias extras e, consequente aumento de peso.

Há momentos que o ovo pode ser inserido nas refeições. Como pós-treino, em que há a “janela de oportunidade”, para garantir a recuperação muscular e síntese proteica neste período. Dependendo das necessidades energéticas, proteína extra pode ser aumentada pela inclusão de uma clara de ovo ou mais.

O ovo oferece proteínas de alto valor biológico, uma vez que possui boa digestibilidade e oferece um perfil de aminoácidos completo, incluindo aminoácidos essenciais, ou seja, que o organismo é incapaz de produzir, devendo, portanto, serem obtidos pela alimentação. É na clara que representa de 55 a 60% total do ovo, que se encontra a proteína na forma de albumina, que inclusive é considerada como a proteína de referência para comparar o valor nutritivo de proteínas presentes em outros alimentos.

As proteínas são necessárias para a síntese e recuperação muscular, sendo aliados para praticantes de exercícios físicos no desenvolvimento dos músculos, além de componentes fundamentais para o bom funcionamento do organismo como enzimas, hormônios e para o transporte de substâncias pelo sangue. Sua deficiência está relacionada a grande perda de massa muscular, queda de cabelo e unhas quebradiças, além de menor imunidade.

A gema, por sua vez, carrega vitaminas essenciais ao organismo, como a vitamina A, E e D (é inclusive uma das poucas fontes de vitamina D pela alimentação), presentes na gema justamente por serem vitaminas lipossolúveis, ou seja, solúveis em gorduras.

O tipo de gordura predominante da gema é do tipo monoinsaturada, considerada, um tipo de gordura “boa”. Além disso, o ovo possui vitaminas do complexo B, como a biotina, riboflavina e a colina, que se destaca por se tratar de um componente do neurotransmissor acetilcolina, responsável pelo funcionamento de diversas ações neurológicas, como contração muscular e memorização.

Por que a Dieta do ovo cozido ajuda a emagrecer?

A relação entre o consumo de ovos e o emagrecimento é atribuído a alguns fatores:

Pela presença de proteínas, sobretudo (aproximadamente 6g numa unidade média, considerando que 1 ovo médio tem equivalência calórica muito próxima à 1 porção de fruta), traz mais saciedade em comparação ao consumo da mesma porção de carboidratos
Alguns estudos documentam que o consumo de proteínas na primeira refeição do dia tende a promover maior saciedade e melhor controle da ingestão alimentar pela ingestão de menos alimentos calóricos ao longo do dia.
Adicionalmente, por apresentar proteínas e gorduras em sua composição, não causa picos de glicose e, consequentemente, a resposta para o organismo secretar uma quantidade elevada de insulina, evitando assim grandes oscilações da glicemia.
Adicionalmente, por apresentar proteínas e gorduras em sua composição, não causa picos de glicose e, consequentemente, a resposta para o organismo secretar uma quantidade elevada de insulina, evitando assim grandes oscilações da glicemia.
A implementação de uma rotina alimentar saudável como um estilo de vida associado a hábitos favoráveis como a prática regular de exercício físico e sono de boa qualidade, definitivamente serão elementos-chave para manutenção do peso a médio e longo prazo.

Como consumir outros grupos alimentares

Além do consumo de ovo nas refeições outros grupos vegetais também podem ser incluídos na dieta do ovo. Entre eles, vegetais folhosos (verde-claro e escuros, bem como legumes crus e cozidos. Estes alimentos são ricos em fibras e ajudam a garantir a saciedade sem que haja um aumento no consumo de calorias.

O mesmo vale para o consumo de frutas, nos lanches e entre as refeições e no café da manhã. Uma sugestão rica em nutrientes e vitaminas é, sempre que possível, consumir as frutas com casca e bagaço.

Proteínas como peixes, carnes vermelhas ajudam a manter uma maior variedade alimentar. O ideal é consumir esses alimentos ao menos duas vezes por semana. É necessário cuidado no consumo das proteínas porque o excesso pode aumentar o ácido úrico, colaborar para a perda de cálcio nos ossos, aumentar as chances de cálculo renal e aumento de colesterol.

Os laticínios, como leite, queijos e iogurtes – na forma desnatada e sem adição de açúcar – também são boas fontes de proteínas, além de contribuírem como fonte de cálcio.

Por sua grande quantidade de fibras, o consumo de cereais, grãos e pães integrais também auxilia a obter saciedade.

Oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas) figuram como fontes de gorduras insaturadas (denominadas de gorduras “boas”) e podem ser incluídas em lanches intermediários em alternâncias com as frutas.

Como a dieta não deve ser feita

A dieta do ovo não deve ser feita de modo em que o ovo seja consumido em excesso. Por ser um alimento rico em proteína, o excesso pode aumentar o ácido úrico, colaborar para a perda de cálcio nos ossos, aumentar as chances de cálculo renal e aumento de colesterol.

A programação da alimentação, o conteúdo calórico e tempo de seguimento de um plano alimentar hipocalórico deve estar alinhado com as necessidades energéticas individuais, considerando também possíveis doenças ou outras condições de saúde existentes. É necessário entender que o consumo do ovo cozido deve estar associado a um cardápio balanceada. Por isso, a dieta do ovo não surtirá efeito se não estiver acompanhada de uma alimentação saudável e à prática de exercícios.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

27230_highlight
Picadinho de Terneiro ao Vinho Tinto

Picadinho ao vinho tinto não pode ficar de fora do seu livro...

22539729_1670194549706893_693848490791358228_n
Uma receitinha de brigadeiro? Aqui tem quatro de uma vez!

Brigadeiros de Cheesecake Rende: 8-10 brigadeiros Você vai precisar de: * 1...

193226424_3094734917447190_2889050922577232104_n
SABÃO DE VINAGRE: Ele Vai Deixar as Suas Panelas Brilhando e as Roupas Limpinhas e Macias!

SABÃO DE VINAGRE: Ele Vai Deixar as Suas Panelas Brilhando e as...

Screenshot at Mar 16 18-51-59
Pipoca não da trabalho, serve como lanche, sobremesa, cai bem qualquer hora

Ingredientes: 1 xícara(chá) de açúcar 1 xícara(chá) de milho para pipoca ½...

Deixe seu comentário

X