Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Dicas Para Temperar Todos os Tipos de Carne

Tipo:

 

Além dos versáteis sal, alho, cebola, cebolinha, vinagre e pimenta, tradicionalmente utilizados em nossa culinária, existem vários outros temperos que combinam com carne bovina, suína, de frango ou de carneiro, acentuando seu sabor. Conheça a seguir algumas sugestões de temperos que você pode usar para realçar o sabor de diferentes tipos de carnes e preparações.

TEMPEROS PARA CARNES VERMELHAS

ASSADAS: alho granulado, cebola, cebolinha, chimichurri, cominho, cravo-da-índia, gengibre fresco ralado, pimenta calabresa, pimenta chilli, raiz forte (para assados com molho), salsa, mostarda em pó e tomilho. 
GRELHADAS: alecrim, chimichurri, coentro e pimenta calabresa.

COZIDAS E ENSOPADAS: cominho, louro, mostarda, noz-moscada, orégano, páprica doce ou picante, pimenta-da-jamaica, salsão, salsinha, zimbro, curry, gengibre fresco ralado e tomilho.

CARNE DE VITELO: ervas frescas ou açafrão, casca de limão ralada, cravo, louro, mostarda, páprica, noz-moscada, salsinha, sálvia e tomilho. Evite usar pimenta, pois ela deixa a carne amarga. Para um sabor mais acentuado, experimente limão e alcaparras, vinagre, tomate, azeitonas, laranja ou vinhos de sabor forte como Madeira ou Marsala.

TEMPEROS PARA AVES

Alho granulado, cebola, cebolinha, chimichurri, cominho, pimenta calabresa, pimenta chilli, salsa e colorau.

TEMPEROS PARA CARNEIRO E PORCO

Alecrim, limão, chimichurri, coentro, pimenta calabresa, erva-doce, hortelã, manjericão e manjerona.

TEMPEROS PARA PEIXES

Sal, um pouquinho de alho e pimenta do reino. Temperos ácidos como limão e vinagre também podem ser usados, pois dependendo do peixe ajudam a dar consistência, deixando a carne mais firme. Manjericão, alecrim, sálvia, manjerona, louro, segurelha e tomilho conferem sabor diferenciado à carne de peixe. Cuidado ao usar ervas finas, como estragão e tomilho. Não é aconselhado misturar vários tipos delas, pois a quantidade de sabores interfere no real sabor desta carne.

DICAS PARA MARINAR QUALQUER TIPO DE CARNE

Marinar é o processo de amaciar e acentuar o sabor da carne por meio da sua imersão em um líquido ácido (como vinagre, suco de limão, vinho, etc.) com temperos e ervas. Alguns dos temperos podem ser: alho, coentro, dill, louro, salsa e tomilho.

Sempre que utilizar um líquido ácido para marinar carnes, prefira recipientes não-metálicos, como vidro ou cerâmica. Recipientes de alumínio reagem com o ácido e podem deixar um sabor metálico na carne, porém o aço inoxidável é adequado, pois esse metal não é reagente. Se você deixar a carne marinando por até meia hora, pode deixá-la em temperatura ambiente. Se for deixá-la marinando por mais tempo, mantenha-a dentro da geladeira num vasilhame com tampa.

OUTRAS DICAS

  • Em carnes fritas acrescente noz-moscada e salsa.
  • Nos molhos para carnes use cominho, curry, molho shoyu, noz-moscada, páprica picante ou doce, pimenta calabresa.
  • Picadinhos de carne combinam com colorau, hortelã, pimenta calabresa e salsa.
  • A carne moída fica mais gostosa se temperada com hortelã, manjericão, manjerona, menta, molho shoyu ou pimenta calabresa.
  • Para deixar o hambúrguer mais saboroso use alcaparras, cominho, macis (casca que que envolve a semente da noz-moscada), menta, mostarda, pimenta calabresa, segurelha (erva aromática de origem mediterrânea cuja essência lembra a hortelã e o tomilho, embora mais apimentada).
  • Para fazer Goulash (guisado de carne) use cominho ralado, páprica doce ou picante.




O renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem INCRIVEL sobre emagrecimento, se tiver alguns minutos assista... Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5

Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

ESTE TRUQUE ELIMINARÁ AS MANCHAS DE SUOR DE SUA ROUPA FAVORITA COMO MÁGICA!

Roupas brancas nunca saem de moda e combinam com tudo, como as...

Bolo de abóbora

Que tal um bolo de abóbora? Quem fez aprovou! Experimente!!

Creme de chocolate branco com morango

Procurando sobremesa deliciosa? Creme de chocolate branco com morango é a sugestão!

Mistura de Bepantol com Hipoglós salva sua pele em 5 casos e não funciona em 3

Para acabar com as olheiras, suavizar o aspecto da pele e até...

Deixe seu comentário