Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Dicas para melhorar o seu Miojo!

Tipo:

miojo-lamen-300×225

A massa que fica pronta em 3 minutos pode ser considerada um dos grandes vilões da maioria dos nutricionistas. Mesmo assim, é dificil encontra uma pessoa que não tenha alguns pacotinhos da massa estocados no seu armário. Nem que seja apenas para um caso de emergência. E realmente estes casos acontecem. Por exemplo, a pessoa chega em casa morta de fome, depois de um dia de trabalho cansativo, e depois de mais um turno de estudos, adivinha qual será a salvação dela? Com certeza o pacote de macarrão instantâneo.


O macarrão instantâneo também é conhecido como Lámen, mas também é mais conhecido como Miojo, mas lembrando que este último está relacionado a uma marca, portanto os nomes corretos realmente são os primeiros. Um dos principais segredos deste tipo de macarrão é que ele passa por alguns procedimentos industriais que faz com que ele seja pré-cozido. Ou seja, quando uma pessoa abre um pacote de massa, esta massa está cria, e por isso ela demora mais tempo para cozinhar. Além disso, sempre que a pessoa cozinha uma massa ela precisa também preparar algum molho, porque a massa em si não tem gosto de nada praticamente.

A indústria aperfeiçoou a técnica de se fazer lámen nos últimos tempos, mas o procedimento básico já existe a muito tempo. Funciona basicamente com o cozimento do macarrão, e depois é retirado toda a agua do alimento, permitindo que ele fique completamente seco, mas que mantenha as propriedades do cozimento. Assim que ele é colocado novamente na água fervente, ele cozinha muito rapidamente. Mas um dos grandes problemas é que durante este processo de pré-cozimento o macarrão é frito, o que deixa ele mais calórico, o que acaba elevando a taxa de gordura do pacote.

Origem  do Macarrão Instantâneo

Existem algumas contradições na história do macarrão instantâneo. Existem alguns registros históricos que dão conta que a primeira vez que este tipo de alimento aparece foi na China do século XVI. Mas a pessoa que atualmente ganhou o crédito pela invenção do macarrão instantâneo como nós o conhecemos é Momofuku Ando, nascido em Taiwan em 1910 durante a ocupação japonesa. Apelidado de o “Rei dos Macarrões”, Momofuku morreu em 05 de janeiro de 2007, aos 96 anos, em Osaka no Japão, em decorrência de uma crise cardíaca.
Momofuku criou o famoso macarrão no ano de 1958, sendo que o nome da empresa era Nissin, que no Brasil em seus primeiros anos teve o nome Miojo, o qual se tornou sinônimo do produto. Atualmente, há uma variada gama de produtos baseados em macarrão instantâneo: talharim, yakisoba, lámens e entre outros. Segundo o homem que é conhecido como o grande inventor do macarrão, ele escreveu em sua biografia que a necessidade de fabricar alimentos de baixo custo e de preparo fácil se deu início após ter presenciado, depois da guerra, uma enorme fila de pessoas famintas diante de uma vitrine clandestina de sopas de fios de massa.

Dicas do que fazer com Miojo

Fazer Miojo realmente é muito fácil, basta colocar um pouco de água para ferver, depois que ela ferve acrescentar o macarrão, dar uma soltada nele durante três minutos, desligar o fogo, colocar o tempero e está pronto. Mas é claro que é possível fazer algumas variações de suas receitas com Miojo, o que pode ser essencial especialmente para as pessoas que moram sozinhas, não tem muito tempo de fazer comida e acabam recorrendo ao miojo diversas vezes em uma semana.
Se você é daqueles que o macarrão apenas não te sustenta, e é necessário colocar uma carne, experimente picar uma salsicha e deixar ela cozinhar junto com o macarrão. Depois disso coloque um pouco de queijo ralado por cima e o macarrão vai ficar mais gostoso.
Uma receita para deixar o Miojo mais nutritivo com ovos: coloque dois copos e meio de água na panela, deixe ferver, coloque o miojo e quando ele estiver meio durinho, coloque o os ovos e mexa logo em seguida.

Se você não é muito fã do famoso temperinho que vem junto com o miojo, faça o seguinte. Cozinha a massa normalmente, depois coloque duas fatias de queijo mussarela picado e calabresa (pode ser frita antes), uma colher de manteiga e sal a gosto. Não vai nem parcer que é macarrão instantâneo.
Uma outra dica é misturar o tempero normalmente e acrescentar 3 colheres de requeijão no resultado final, vai ficar ótimo.
Para quem gosta de limão, faça a seguinte receita para dar uma variada no s eu cardápio de Miojo: Pegue um pacote de miojo sabor galinha caipira, duas colheres de creme de leite fresco e uma colher de sopa de limão. Cozinhe o miojo conforme as instruções da embalagem. Acrescente o creme de leite fresco e o suco de limão no miojo pronto, mexa bem e sirva a seguir.
A receita que falamos acima com salsicha também pode ser feita com outros ingredientes para dar ainda mais sustância para o seu Miojo. Por exemplo, a pessoa pode trocar a salsicha por uma lata de sardinha ou por uma lada de atum. Se for com molho de tomate pode ser melhor ainda.
O Shoyu também é um ingrediente que realmente combina muito bem com o macarrão instantâneo além de deixar um gostinho todo especial na massa. Para isso, cozinhe a massa com menos água, e quando ele estiver quase pronto, coloque uma colher de manteiga e também molho shoyu a vontade.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

693771000.jpg
Mitos e curiosidades sobre o álcool

Desde o tradicional “não vou mais beber” aos remédios caseiros para curar...

11828592_1086866784656764_7716967956024736089_n
Torta cremosa de salsicha

Como essa torta cremosa de salsicha é saborosa Diz aí, vai fazer...

Banana a milanesa
Banana a milanesa

Modo de Fazer Bater os ovos com o leite, reserve Descasque as...

Receitas da Semana...

631006211.jpg
8 usos incomum do talco de bebês

No entanto, já faz um tempo que se descobriu que este não...

131268_original
POLENTA FRITA

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo Após engrossar conte 5...

10359541_1027230033953773_1194362565306351213_n
Pão Australiano (tipo Aussie Bread do Outback)

Sabe o pão australiano (tipo Aussie) daquele restaurante famosão? Nós ensinamos você...

cancer_-_vacina_-_princ
CUBA PRODUZ VACINA CONTRA O CÂNCER – MAIS DE 4 MIL PESSOAS JÁ FORAM CURADAS POR ELA!

Todos nós sabemos que o câncer hoje infelizmente é um dos negócios...

Deixe seu comentário

X