Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Dicas para cuidar bem do coração

Tipo:

idosos.-homecaregiverstore@gmail.com_-500×333

Devemos cuidar da saúde integral de nosso corpo e especialmente cuidar do bom funcionamento de nosso coração. É por isso que devemos levar em conta que os alimentos que estamos consumindo diariamente são os que determinam a qualidade de nossa saúde, e esta se verá refletida em nosso rosto, em como nos vemos e nos sentimos, e da mesma maneira se notará no funcionamento de todos os nossos órgãos.
Uma dieta saudável evitará que mais tarde soframos principalmente com doenças cardiovasculares.


Quais alimentos devemos evitar?

Devemos evitar ou moderar estritamente o consumo de frituras, tudo que contenha gordura, como lácteos integrais, gorduras de carnes, a pele do frango, toicinho, todos são gorduras prejudiciais ao coração. Igualmente prejudiciais são todos os embutidos, já que possuem muita gordura.

Também devemos evitar, ou melhor, eliminar o consumo de álcool, uma vez que ele é fatal para potencializar doenças cardiovasculares.

Quais alimentos mantém o coração saudável?

Para diminuir o risco de doenças sofrermos de doenças cardiovasculares podemos controlar o consumo de certos tipos de alimentos e selecionar melhor o que comemos, ou seja, nos alimentarmos de maneira mais saudável, dando preferencia àqueles alimentos que nos ofereçam todos os nutrientes necessários para termos corpo e mente saudáveis.

Um ponto fundamental é comermos sempre muitas frutas e verduras. Vejamos:

– Frutas nos oferecem vitaminas e minerais; é importante aumentar seu consumo em nossa alimentação diária, comendo pelo menos uma fruta entre as refeições, ao invés de optar por tomar café ou chá;

– Verduras são indispensáveis em uma dieta saudável, não devem faltar nas refeições principais e devemos nos atentar a melhor maneira de consumi-las, se cozidas ou cruas;

– O frango sem pele, assado, grelhado ou cozido e a carne de boi podem ser consumidos uma vez que estejam limpos, livres de gorduras;

– Peixes são ricos em ácidos graxos poli-insaturados (ômega-), que ajudam a reduzir os triglicerídeos e a diminuir as tendências a desenvolvermos trombose;

– Frutos secos, como nozes e amêndoas, por quatro ou cinco vezes por semana, podem ajudar a reduzir o risco de morte causada por doenças cardiovasculares.

– O alho, se consumido diariamente, ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim, além de ter efeitos contra a trombose.

– Chocolate preto oferece antioxidantes, reduz a pressão arterial, além de ser delicioso;

– Duas taças de vinho tinto por dia são recomendáveis, o vinho é um poderoso antioxidante e ajuda a aumentar o colesterol bom.

E o álcool?

Existem aqueles que dizem que o consumo moderado de álcool, ou seja, uma à duas doses por semana, pode ser benéfico para a circulação. Ainda que seja arriscado assegurar tal conceito, uma vez que não é comprovado cientificamente, fazendo parte apenas do senso comum. O que é certo é que álcool em excesso se converte em algo totalmente prejudicial, e não será inimigo apenas do coração, mas sim do organismo por completo.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X