Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Dicas para aproveitar o ovo e suas propriedades ao máximo!

Tipo:

como-aproveitar-ovo1

Ovos frescos

Para garantir que o ovo esteja de fato fresco, confira a data constante na embalagem. Além disso, veja também se não há nenhum tipo de rachadura nos ovos para que não haja contaminação no alimento.


Armazenamento

Evite lavar os ovos antes de armazená-los na geladeira, essa atitude pode aumentar a porosidade da casca, e isso deixa o alimento mais suscetível à contaminação por micro-organismos.
Evite guardar os ovos na porta da geladeira, pois, ao abri-la poderá ocorrer uma espécie de choque térmico devido à entrada de ar quente. A variação de temperatura poderá comprometer a qualidade dos ovos.
Na hora de armazenar os ovos, vire as pontas para baixo, dessa forma a gema se manterá sempre ao centro. Lave-os apenas na hora em que for usá-los, assim poderá evitar que a gema e clara se contamine ao quebrar o ovo.

Sobras

Caso tenha usado apenas a clara em uma receita, não jogue fora a gema, guarde-a  por no máximo 24 horas em um pote coberto com papel filme, ou se ela estiver inteira, coloque-a na água, as sobras poderão ser utilizadas em outras receitas.

Teste do ovo

Verifique se o ovo não está estragado antes de começar qualquer receita. Faça o teste simples na água, em uma vasilha cheia de água,  coloque o ovo virado com a ponta para baixo, se o ovo afundar é porque está fresco, se o ovo ficar boiando com a ponta virada para baixo ele não está fresco, mas, ainda está propício para o consumo. Nos casos em que o ovo permanece inteiramente na superfície da água, o mesmo deve ser descartado pois esse é um sinal de que ele está estragado.

Clara em neve

Para que a sua clara em neve fique mais firme, adicione uma pitada de sal.
Para garantir que a textura permaneça mesmo adicionando outros ingrediente, mexa a clara com movimentos suaves de baixo para cima.
Para que a clara em neve fique mais volumosa, deixe os ovos fora da geladeira pelo menos 2 horas antes de começar a receita.

Ovo cozido

Para fatiar o ovo sem que ele despedace é só mergulhar a faca na água ainda fervente e em seguida cortar o ovo normalmente.
Para evitar que a casca se quebre ou rache na hora do cozimento, evite o cozimento dos ovos quando eles ainda estiverem gelados, o ideal é aguardar até que fiquem em temperatura ambiente.

Casca do ovo

A casca do ovo é rica em cálcio, e pode ser usada como adubo. Para usá-la como adubo de plantas é só lavar e colocar para secar no forno, assim que estiverem secas, basta batê-las no liquidificador.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 1 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

449666000.jpg
Truque ridiculamente simples para tirar todo o esmalte escuro das unhas

. Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...

98e1c9458308f21f7750fabe6e7246eb.jpg
Globo ainda não pagou R$ 1,5 milhão à Emilly e ex-BBB já pode ir à falência

Segundo colunista, Emilly ainda não recebeu prêmio e a sister já gasta...

Arroz com vinho e frango
Arroz com vinho e frango

Um arroz super cremoso com um preparo mais que especial, experimente!

figado_gordo_novo
COMO RESTAURAR O FÍGADO DE FORMA NATURAL PARA DEIXÁ-LO COM SAÚDE OUTRA VEZ!

Todo mundo sabe que o consumo excessivo de álcool pode causar problemas...

Deixe seu comentário

X