Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Devemos tomar banho uma vez a cada três dias, afirma a ciência

Tipo:

Devemos-tomar-banho-uma-vez-a-cada-três-dias-afirma-a-ciência

Ao contrário do que acontece em outros países, no Brasil o costume é tomar banho pelo menos uma vez no dia. No entanto, é comum que as pessoas tomem dois ou três banhos em um único dia, principalmente durante o verão.
E se esse número fosse a quantidade de banhos que você pode tomar na semana? É o que afirmam alguns cientistas, de acordo com eles o ideal é que a gente tome banho apenas uma vez a cada três dias.


A orientação seria de médicos dermatologistas que afirmam que o número reduzidos de banhos reduz problemas na pele e até possíveis doenças. Para o Dr. Joshua Zeichner, professor assistente de dermatologia do Hospital Mount Sinai, em Nova York, a frequência com que tomamos banho e o que notamos como odor corporal é um fenômeno cultural.

Por que tomamos tantos banhos?

Como afirma o Dr. Zeichner, a quantidade de banhos depende basicamente da cultura. Isso explicaria o porquê de os brasileiros tomarem mais banhos do que os europeus, por exemplo.

No caso dos brasileiros, o costume pode ter sido herdados dos povos indígenas, que se banhavam nos rios frequentemente, e também pode ter sido influenciado pela publicidade, como aconteceu nos Estados Unidos. Após a Guerra Civil Americana  a publicidade de sabonetes pegou e os norte-americanos acabaram aderindo.

Segundo a dermatologista Dr. Ranella Hirsch, de Boston, os norte-americanos realmente tomam muito banho e uma das razões para isso acontecer é devido a normas sociais, que são parecidas com as do Brasil. Ninguém por aqui é bem visto por não tomar banho, não é mesmo?

Problemas na pele

Quando a nossa pele é exposta a banhos frequentes, principalmente com água quente ela pode ressecar e irritar. Outro ponto negativo é que bactérias boas que existem na pele e que servem para nos proteger são eliminadas. O pior é que isso pode causar fissuras de ressecamento que podem levar a infecções na epiderme.

No caso de bebês e crianças a situação é ainda mais crítica, já que os especialistas dizem que banhos diários nos pequenos impede que a pele se torne menos sensível. Isso porque a exposição à sujeira pode fazer com que a pele deles fique mais resistentes a alergias e doenças como eczema.

De acordo com dermatologistas, devemos apenas limpar os pontos mais críticos, ma o banho mesmo, como todo brasileiro gosta, deve ser tomado apenas algumas vezes na semana. Além disso, no verão o indicado é usar produtos mais suaves nos banhos, evitando assim irritar a pele.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X