Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Cuca de Coco e Leite Condensado

Tipo: Bolos e TortasDoces e Sobremesas

434b6da5cb3440e8a75ebd5dd64d5100

Modo de Preparo:

Coloque o fermento, o açúcar e 100 ml de leite morno, num bowl e misture tudo. Se preferir, pode usar o liquidificador para esta etapa. Nós não usamos. Deixe fermentar por aproximadamente  20 minutos.

Depois, acrescente as gemas, o sal, mais 100 ml de leite morno e a farinha aos poucos. Coloque a farinha e vá mexendo com a colher, mas depois será preciso colocar a mão na massa e sovar um pouquinho, até a massa ficar bem lisa. Acrescente farinha até a massa não grudar mais nas mãos. Deixe a massa no bowl e cubra com pano ou filme plástico para que ela cresça. Deixe crescer por aproximadamente 1 hora.

Enquanto espera a massa crescer, faça o recheio, misturando o coco, o açúcar e a manteiga derretida no microondas. Misture tudo muito bem e reserve.

Passado o tempo de crescimento, separe a massa em duas partes. Estas partes podem ser iguais ou não dependendo do seu gosto e também da forma que será usada. Nós optamos por usar uma forma de bolo tam: (23x33cm ) e por isso, dividimos a massa em duas partes iguais. Mas se você usar uma forma de pão, você pode colocar menos massa no fundo e fazer rocamboles maiores. Nós cortamos o rocambole em fatias de aproximadamente 1,5cm de espessura.

Importante: Antes de abrir a massa, unte a forma com manteiga.

Abra a primeira massa, com o auxílio do rolo, para que fique mais ou menos do tamanho da forma que será usada. Coloque a massa na forma e ajeite bem para cubrir todo o fundo.

Abra então a outra metade da massa, até que fique com uns 4 mm de espessura. Tente abrir a massa em formato retangular, para depois quando for enrolar fique mais bonito.

Coloque o recheio com coco que ficou reservado sobre toda a massa, e em seguida enrole como rocambole. Corte fatias do rocambole e deite-as sobre a massa que já está na forma. Coloque uma ao lado da outra, e depois deixe crescer mais uma vez. Mais uns 45 minutos em local seco e fechado, para crescer bem.

Asse em forno preaquecido em 200 graus, por aproximadamente 45 minutos.

Retire do forno imediatamente e derrame por cima o leite condensado. Leve então novamente ao forno já desligado para secar um pouco.

Parece ser trabalhoso, mas não é muito não, o problema maior é o tempo de preparo, pois precisa crescer três vezes. Mas o resultado final compensa. E muito!



Ingredientes

    • – 20g de fermento para pão (2 envelopes);
    • – 2 colheres de sopa de açúcar;
    • – 200 ml de leite morno;
    • – 3 gemas;
    • – 1 colher de chá de sal;
    • – +/- 3 xícaras de  farinha de trigo;
    Recheio: 
    • – 3/4 de xícara de coco ralado;
    • – 1 copo de açúcar; (copo de 200ml)
    • – 100g de manteiga sem sal derretida no microondas;
    • – 200g de leite condensado;
Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp
Loading...

Deixe seu comentário