Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Criolipólise funciona? Como é? Saiba tudo sobre o tratamento que elimina gordura em uma sessão

Tipo:

criolipose-gordura-localizada-5-610×300

Muitos tratamentos estéticos prometem eliminar pneuzinhos rapidamente, mas apenas um cumpre essa função. A criolipólise alcançou o chamado padrão ouro, ou seja, é comprovadamente eficiente na eliminação de gordura localizada. Mas antes de experimentar, entenda tudo sobre o método.


O que é criolipólise?

Criada na Universidade de Harvard, a criolipólise é o método mais recomendado atualmente para eliminar gordura localizada sem agulhas e cirurgias plásticas. O tratamento, feito em consultórios e clínicas de estética, promove uma destruição das células de gordura (adipócitos) através do resfriamento controlado.

Procure por aparelhos certificados pela Anvisa e pergunte sobre a manutenção periódica.

Como é feita?

A dermatologista Carolina Marçon, assessora da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que o médico posiciona o aparelho sobre a parte do corpo a ser tratada. Uma manta umedecida é colocada na superfície da pele para protegê-la. A máquina promove então uma sucção a vácuo da pele entre dois painéis.

A pele tracionada é congelada durante cerca de uma hora a uma temperatura aproximada de -5°C a -10°C. A gordura é mais sensível ao frio que os demais tecidos, logo o dano ocorre especificamente nos adipócitos, poupando a pele e músculos.

A gordura sofre cristalização, as células adiposas são destruídas e posteriormente eliminadas pelo sistema imunológico, via sistema linfático. “É um procedimento não invasivo, sem cortes, sem uso de agulhas ou necessidade de anestesia”, esclarece a especialista.

Dói?

A dermatologista explica que o método não é doloroso, gera apenas desconforto pela tração da pele. “A região tratada pode ficar avermelhada, inchada e dolorida, mas essas reações desaparecem em poucos dias”, conta. O paciente pode voltar para as atividades normais logo após o procedimento. Um discreto desconforto local e alterações de sensibilidade podem permanecer por algumas semanas.

Em que partes do corpo posso fazer?

O dermatologista Luiz Fernando Tovo, coordenador da Sociedade Brasileira de Dermatologia,  explica que a principal indicação da criolipólise é redução de gordura no abdômen e no dorso, o famoso pneuzinho, mas outras áreas também podem ser tratadas. “Existem ponteiras adequadas para todas as regiões de acúmulo de gordura e até tratamento bilateral, feito com duas máquinas”, conta.

Número de sessões

São indicadas de 1 a 3 sessões com intervalos mínimos de 2 meses e máximo de 3 sessões por ano.

A criolipólise é muito utilizada para reduzir os pneuzinhos.

Tempo de cada sessão

Cada sessão dura cerca de uma hora. Cada ponteira abrange, em média, uma região de 20 cm quadrados, mas é possível usar mais de uma ponteira ao mesmo tempo.

Aparelhos para fazer criolipólise

Apenas as máquinas certificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) podem ser comercializadas e são seguras para a aplicação da criolipólise.

Resultados da Criolipólise

A dermatologista Carolina Marçom explica que os primeiros resultados aparecem entre 6 e 8 semanas após a aplicação, sendo que a gordura continua a ser eliminada por até quatro meses, dependendo do organismo de cada paciente. A redução esperada da quantidade de gordura é de 18% a 33% por área tratada.

Potencialize os resultados

Carolina Marçon indica que seja feita drenagem linfática durante o tratamento para acelerar o processo de eliminação da gordura e potencializar os resultados.

Criolipólise melhora flacidez e celulite?

O dermatologista Luiz Fernando Tovo, coordenador da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que o tratamento tem indicação específica para redução de gordura e não aumenta nem diminui flacidez e celulite.

Contraindicações

Se a prega de gordura for pequena, a criolipólise é contraindicada.
– Sobrepeso ou obesidade;
– Doenças metabólicas descompensadas, como diabetes, dislipidemia, síndrome metabólica;
– Cirurgias há menos de 6 meses;
– Pacientes com hérnia no local a ser tratado;
– Pacientes com implantes metálicos;
– Doenças cardíacas;
– Gestantes;
– Alta sensibilidade ao frio;
– Urticária;
– Prega cutânea menor do que 2 cm (medidos pelo adipômetro);
– Processos infecciosos;
– Neuropatias periféricas;
– Doenças que causam alterações dos fatores de coagulação, como hemofilia, trombocitopenia, deficiência do Fator V de Leiden, entre outros.
– Crioglobulinemia (doença relacionada ao frio).

Criolipólise e obesidade

A criolipólise é um tratamento para gordura localizada, especialmente aquela que não conseguimos perder com o exercício físico. Portanto, ela não é indicada para pessoas que estejam com sobrepeso e obesidade. Nesses casos, o recomendado é buscar outras formas de emagrecimento, como dieta e exercícios físicos.

Efeitos adversos

O aumento paradoxal de gordura é raro, mas pode acontecer.
Carolina Marçon explica que o tratamento é eficaz e seguro, desde que seja realizado por médico habilitado, com aparelho de boa qualidade e a indicação correta. “É necessária atenção, pois complicações decorrentes do mau uso do método tem se tornado cada vez mais frequentes”, ressalta.

Caso seja realizado de forma inadequada e com aparelhos sem qualidade ou manutenção indevida, o procedimento pode levar a formação de bolhas, inflamação e cicatrizes definitivas.

A especialista dá a dica: “Aparelhos de boa qualidade tem um custo alto, portanto desconfie da discrepância de valores e preços muito baixos”.

Aumento paradoxal da gordura

O dermatologista Luiz Fernando Tovo explica que a Hiperplasia Paradoxal de Tecido Adiposo no Pós-Tratamento é um efeito colateral importante cuja causa ainda não é totalmente conhecida.

“Ocorre o crescimento de uma gordura sólida no local do tratamento alguns meses após o procedimento que é reversível apenas com a lipoaspiração”, conta. “São casos muito pouco frequentes, mas uma complicação bastante indesejável especialmente tratando-se de um procedimento cosmético”.

Posso ficar deformada?

De acordo com a dermatologista Carolina, o risco de ficar com partes do corpo tortas ou deformadas não existe se a criolipólise for feita por um especialista com aparelho e materiais de qualidade e de acordo com os protocolos de segurança estabelecidos.

Profissionais que podem aplicar

Procure por médicos especialistas dermatologistas ou cirurgiões plásticos de sua confiança.

Preço da criolipólise

O preço varia de R$ 1.500 a R$ 3.000 por sessão*.

*Valores pesquisados em maio de 2015, sujeitos à alteração.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

2 votos, média: 4.5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

PÃO
Ninguém acreditou quando fiz esse pão caseiro na airfryer, ficou super fofinho e saboroso

Ingredientes: 1 unidade de ovo; 1 colher de sopa de manteiga ou margarina (temperatura ambiente) 2 colheres de sopa...

Mousse Sensação
Mousse sensação delícia

Uma bela opção de sobremesa para as comemorações de fim de ano,...

988688_10151760407030479_1665570948_n
Ambrosia Mineira

Um doce típico de fazenda! Anota aí!

Deixe seu comentário

X