Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como voltar a fazer exercícios depois de muito tempo

Tipo:

85615980.jpg

Talvez você tenha sofrido uma lesão, teve um bebê ou mudou de emprego. A verdade é que faz várias semanas ou meses que não mexe seu corpo mais do que o necessário. E cada vez custa mais voltar a estar ativa. E por que? Porque você acredita que não será como antes, que não poderá alongar nem dobrar uma perna, que ficará cansada rapidamente.


Tudo isso é verdade, mas em nenhum momento volte para rotina. Se você se encontrar em uma situação como a relatada anteriormente, leia o seguinte artigo. Aprenda como voltar a fazer exercícios depois de muito tempo.

O primeiro é o mais difícil

Dizem que o mais importante é durar uma semana e o mais difícil é chegar ao primeiro mês de academia, de treinamento ou esporte. Quando sofremos um acidente, temos mais trabalho do que antes, chegam os filhos, nos casamos, começamos a estudar, é mais custoso cumprir a rotina e a largamos, à espera de que em algum momento os planetas se alinhem e possamos regressar.

Como dissemos anteriormente, o mais difícil é decidir recomeçar, porque se passou certo tempo (alguns meses), parecerá que nunca realizamos exercícios antes, por mais que, durante anos, temos realizado atividades físicas. Uma vez que nos acostumarmos ao movimento, este se converterá em uma tarefa automática. A primeira semana “de adaptação” será muito importante. Se você conseguir um mês de rotina, será mais difícil abandonar.

ejercicio_intermitente-500x399

Como primeira medida, saiba que praticar esportes é sinônimo de boa saúde. Não só ajuda a perder peso, mas também melhora os batimentos do coração e a respiração, limpa o sangue, elimina toxinas, libera tensões, reduz o estresse, melhora o humor, a flexibilidade e a resistência, você dorme melhor durante a noite, etc.

Dicas para voltar a praticar exercícios depois de muito tempo

Preste atenção aos seguintes conselhos para retornar aos exercícios físicos depois de um longo período de inatividade:

Escolha os motivos para praticar esportes

Todos nós temos uma razão específica para praticar exercícios. Ninguém, além de você, sabe o motivo e é preciso colocá-lo como um objetivo bem claro antes de recomeçar.

Comece devagar

Não tente voltar a fazer o mesmo que antes. Se antes corria 2 km, agora agradeça se puder correr por 5 quarteirões. Tenha paciência, não se sobrecarregue. Comece devagar e vá aumentando as cargas, dificuldades ou tempos.

Se, por exemplo, estava em um nível avançado, não será ruim regressar ao nível principiante por, pelo menos, alguns dias. Depois passe para o intermediário e em um mês estará pronto para a ação, como antes.

Seja realista

Também é importante entender que você não estará em forma nem em um bom estado físico depois de meses sem atividade. Após o recomeço, poderá desfrutar das vantagens da atividade, também é verdade que não se trata de magia nem de milagres. Se você ganhou peso ou percebeu que falta o ar ou resistência, compreenda que está assim por sua falta de movimento, não se irrite nem queira abandonar tudo.

ejercicio-cardio

Abra um espaço em sua agenda

Não invente mais desculpas de que não tem tempo. Se souber se organizar direito, pode praticar esportes duas ou três vezes na semana, uma hora por dia. Pense em como se exercitava anteriormente. Quais os dias e a que horas o praticava? É possível repetir esta rotina?

Busque variedade

Isto ajudará muito em questões de motivação. Um exercício divertido e que faz bem é duplamente benéfico. Além disso, evitará o tédio e o abandono da atividade. Tente diferentes coisas a cada dia ou semana. Por exemplo, nas segundas pode caminhar, nas terças levantar pesos, nas quartas andar de bicicleta, nas quintas dançar e nas sextas correr. É uma rotina mais do que completa.

Descanse

Deixe passar um dia depois de uma rotina pesada. Mas que seja somente um (a menos que se trate da sexta e queira voltar na segunda). Se, por exemplo, estiver doente, não se esforce demais e queira ir para academia assim mesmo. Você pode pular uma aula, sempre e quando for a exceção e não a regra.

Ejercicio

Arranje uma companhia

Não é a mesma coisa praticar exercícios sozinho e ir com alguém. Pode ser um amigo, seu companheiro, seu irmão ou um colega de trabalho. É uma boa ideia para se sentir mais motivado e, principalmente, para ter bons momentos. Mas atenção, que a união seja feita para praticar exercícios, não para conversar ou comer. Isto pode ser feito depois.

Crie metas realistas

Não tente fazer tudo no primeiro dia de retorno, porque será muito difícil. Os objetivos determinados sempre devem ser fáceis de serem alcançados. Desta maneira, você se sentirá melhor consigo mesmo e poderá seguir em frente. Não fique agoniado, praticar exercícios deve ser algo agradável, não um sofrimento ou uma tortura.

Recompense seu esforço

Toda vez que cumprir um objetivo, premie ou presenteie seu esforço, mas cuidado com a sua escolha, principalmente se for comida. Recomendamos, por exemplo, ir ao cinema ou comprar alguma roupa. Isto incentivará você a praticar exercícios e a alcançar suas metas. Neste momento você precisará de motivação, e não importa de onde ela venha.

 

 

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

13256537_832451556898892_4509085
Carbonara de salsichas

Ingredientes: 8 salsichas frescas de porco 400g de esparguete azeite sal e...

10446715_917717901571654_849351583010407494_n
Cake Pops

Com certeza você já ouviu falar dos famosos cake pops! Mas e...

23659205_376372769492745_5837243708949268612_n
Torradinhas de queijo e maionese

Torradinhas de queijo e maionese Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta...

Deixe seu comentário

X