Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como tratar o cólon irritável com alimentos anti-inflamatórios

Tipo:

748457000.jpg

Apesar de atualmente não serem claras as causas do problemaalgo em que médicos e nutricionistas concordam é que uma alimentação adequada e uma boa gestão emocional trazem benefícios para quem sofre de cólon irritável.


Antes de recorrer à automedicação para aliviar as dores e a inflamação interna que esta doença causa, não deixe de consultar um médico e de consumir alimentos adequados para combater a afecção.

A chave está em recuperar o equilíbrio interno dessa parte tão delicada de nosso sistema digestivo. Convidamos você a considerar uma série de alimentos que serão de grande ajuda.

Vegetais de folhas verdes para tratar o cólon irritável

Espinafre, rúcula, acelga, agrião… Estes ingredientes nunca deveriam faltar em nossa cozinha e em nossos pratos. Os vegetais de folhas verdes são uma alternativa natural para tratar e aliviar a inflamação.

  • São ricos em antioxidantes que combatem os radicais livres.
  • Oferecem vitamina A, vitamina C e vitamina K, essenciais para que o cólon possa realizar suas funções básicas.
  • Têm o nível adequado e justo de fibras. É preciso saber que o excesso de fibra pode nos trazer mais problemas do que benefícios, assim, o melhor é oferecer ao organismo um nível entre 20 e 25 gramas diárias de fibra.
  • A que mais nos interessa é a fibra solúvel, porque atua como protetora da mucosa do intestino, depura agentes nocivos e regula a consistência das fezes.

O salsão

Salsão para tratar o cólon irritável

O salsão é uma fonte natural de potássio com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Graças a isso cuida do equilíbrio interno das células, nutrindo-as e eliminando toxinas.

A maioria das refeições processadas, assim como produtos industriais de padaria e refrigerantes, contém um alto nível de sódio, um componente que tende a nos inflamar e que potencializa o problema do cólon irritável.

Se você se acostumar a adicionar salsão à sua dieta, seja em saladas ou vitaminas, seu sistema digestivo agradecerá.

O abacate

Não evite o abacate apenas por pensar que é um alimento muito calórico. Suas gorduras são saudáveis para nosso organismo e, além disso, favorecem a saúde dos sistemas digestivo, nervoso e cardiovascular.

  • O consumo regular de abacate nos permitirá tratar o cólon irritável graças ao seu alto nível de fibra solúvel, potássio, vitaminas do complexo B e cálcio.
  • Todos estes componentes cuidam do tecido do cólon, combatem inflamações e recuperam seu equilíbrio natural por fortalecer a flora intestinal.
  • Também não podemos nos esquecer de que o abacate nos oferece uma dose muito adequada de eletrólitos, algo essencial quando sofremos de diarreia.

O óleo de coco

Óleo de coco para tratar o cólon irritável

 

Segundo a Clínica Mayo, o óleo de coco é uma fonte de fibra e nutrição ideal para tratar a inflamação do cólon.

Diferente de outros tipos de óleo, seus componentes essenciais nos oferecem todos estes benefícios:

  • É rico em triglicerídeos de cadeia média ou ácidos graxos de cadeia média, diferente dos triglicerídeos de cadeia longa de outros óleos.
  • Tem um grande poder antimicrobiano, capaz de regular e combater o crescimento excessivo de bactérias nocivas e outro tipo de infecções.
  • O óleo de coco nos ajuda a depurar o cólon, evita inflamações e melhora a absorção dos nutrientes durante a digestão.

O kefir

Também não é preciso ter medo algum de consumir o kefir. Apesar de, em geral, os lácteos aumentarem a inflamação de nosso sistema digestivo, durante o preparo do kefir o açúcar láctico que favorece os processos alérgicos acaba por ser eliminado.

  • O kefir é um composto muito saudável de bactérias e leveduras digestivas que cuidam de nossa saúde intestinal.
  • Ao consumir kefir de forma regular, oferecemos microrganismos ao cólon que reforçam nossa flora intestinal graças aos lactobacilos.
  • Se você for intolerante à lactose, pode consumir kefir para cuidar da saúde de seu cólon.

A aveia

Aveia para tratar o cólon irritável

 

Antes falávamos sobre a necessidade de consumir fibra solúvel para aliviar a dor e a inflamação do cólon irritável. Outro alimento que não deveria faltar em sua dieta para atingir este objetivo é a aveia.

  • A aveia é um dos cereais mais completos que podemos encontrar, ela é considerada um super alimento e é, sem dúvidas, o melhor modo de começar o dia.
  • Proporciona carboidratos de combustão lenta, que nos mantêm saciados durante várias horas.
  • Além disso, a aveia cuida de nossa flora intestinal e nos oferece um alto nível de vitaminas e proteínas aos quais não podemos renunciar.

A banana

A banana, junto com a maçã e o mamão, é uma das melhores frutas que podemos consumir quando sofremos de cólon irritável.

Porém, é precisamente a banana um dos alimentos mais interessantes para esta doença graças ao seu alto teor de potássio, magnésio e vitaminas B.

Nos relaxa por seu conteúdo de triptofano, um aminoácido essencial, estimula o sistema digestivo e, além disso, previne doenças como a colite ulcerosa. Não hesite em consumir uma banana por dia nas primeiras horas da manhã.

 

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

1111_547088325351636_1242168705_n
Pudim de Chocolate para Diabéticos

A pedidos... Receita de Pudim de Chocolate para Diabéticos. Maravilhoso!

Geladinho de Batida
Geladinho de Batida

Ingredientes: 1 lata de leite condensado 1 suco Tang em pó (no...

999181_646688585341255_1777661040_n
Torta prestígio rápida

É feita em só 30 minutinhos. Bora adoçar seu dia!

Deixe seu comentário

X