Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como limpar o cólon e mantê-lo saudável?

Tipo:

Como-limpar-o-colon-e-mante-lo-saudavel-500x307-500x307

O cólon ou intestino grosso é o conduto através do qual o organismo elimina tudo aquilo que não precisa ou que pode causar danos, como é o caso das substâncias tóxicas.

Por ser um ponto de reunião de toxinas e material em decomposição, é importante que o cólon funcione adequadamente para evitar o surgimento de parasitas ou doenças crônicas como a síndrome do cólon irritável ou o câncer colorretal.

O inconveniente é que devido ao estilo de vida moderno, principalmente à má alimentação, este órgão importante apresenta dificuldades e cada vez mais pessoas têm problemas para que funcione de maneira adequada.

Por isso, é vital adotar alguns hábitos que permitam prevenir complicações e estimular sua limpeza. Quer manter seu cólon em condições melhores? Então confira algumas dicas neste artigo!

Consumir mais fibras para limpar o cólon

Alimentos-com-fibra

A fibra é um nutriente que facilita a eliminação de resíduos acumulados no sistema digestivo, por isso seu consumo diário é essencial para limpar o intestino e prevenir a prisão de ventre.

Dentre os alimentos com fibra que ajudam a desintoxicar o cólon estão inclusos:

  • A farinha de aveia.
  • O arroz integral.
  • A maça.
  • O mamão.
  • Os cereais integrais.
  • Os legumes.

Ingerir complementos de fibra no café da manhã ou entre as refeições é uma grande opção para conseguir uma limpeza profunda. Além disso, em geral, eles costumam oferecer proteínas e vitaminas B e E boas para o adequado funcionamento intestinal.

Não deixe de ler: 5 vitaminas ricas em fibra para combater a prisão de ventre

Verduras de folhas verdes

 

Os vegetais de folhas verdes são fontes naturais de fibra solúvel e insolúvel, necessárias para manter as toxinas fora do cólon.

O elevado teor de minerais, betacaroteno e clorofila os convertem em poderosos restauradores da flora intestinal e desintoxicantes naturais.

Dentre as recomendadas se incluem:

  • O espinafre.
  • As ervilhas.
  • A alface.
  • A couve.
  • O salsão.
  • A salsa.
  • Algas marinhas.

Frutas

Salada-de-frutas

Elas não devem faltar na dieta! As frutas, em diversas variedades, contêm nutrientes essenciais e um elevado teor de água que apoia o processo de digestão.

Por exemplo, as maçãs oferecem uma alta quantidade de pectina, uma fibra solúvel que favorece o movimento intestinal.

Também as uvas, a melancia, o melão e outras frutas com uma boa quantidade de água complementam o sistema natural de “lavagem” para evitar os parasitas e outros agentes daninhos.

Por essa mesma razão também é aconselhável o consumo de sucos naturais ao invés de refrigerantes. Esses primeiros costumam oferecer dezenas que nutrientes que melhoram a função do sistema.

Muita água

Tomar uma boa quantidade de água por dia assegura um bom funcionamento do cólon e também previne a prisão de ventre.

Além disso, por facilitar a eliminação de toxinas acumuladas, também é boa para manter a pele limpa e hidratada e evitar o câncer de cólon.

O simples hábito de tomar água todos os dias tem importantes benefícios na saúde geral e é uma grande forma de nos manter afastados do uso de fármacos.

Consumir probióticos

Iogurte

 

Uma flora intestinal forte e saudável garante que os agentes nocivos não ataquem e dominem o cólon. Como a flora costuma ter alguns desequilíbrios, é importante estimulá-la para mantê-la regulada.

Neste sentido, os produtos probióticos são os melhores aliados, já que proporcionam bactérias boas que restauram a flora intestinal.

Essas bactérias benéficas podem ser encontradas nos lácteos processados, no mel, em alguns vegetais ou em forma de suplementos.

Fazer mais atividade física

Ainda que muitas pessoas o ignorem, o exercício é uma das melhores práticas para manter o organismo ativo e livre de toxinas.

De fato, algumas terapias, como o ioga, têm movimentos específicos para um funcionamento adequado do sistema digestivo e intestinal.

Em geral, qualquer atividade física contribui para a limpeza do cólon e de outros sistemas do corpo.

Gorduras saudáveis

Alimentos-com-gorduras-saudaveis

O organismo requer certa quantidade de gorduras saudáveis para o bom funcionamento de todas as células, incluindo as do intestino e do sistema nervoso.

Os ácidos graxos desempenham um papel essencial na absorção de nutrientes e também são bons para prevenir a deterioração no trato gastrointestinal.

Cuidado com os fármacos!

O uso de fármacos, seja para combater a prisão de ventre (laxantes) ou para tratar alguma doença, pode a longo prazo, ter repercussões na saúde intestinal.

Os medicamentos têm composto agressivos que varrem a flora intestinal e minerais como o potássio, magnésio e cálcio, necessários para o  bom funcionamento do cólon.

Além disso, temos certeza de que por meio da adoção de todos esses hábitos saudáveis, este órgão pode se desintoxicar de forma natural e completamente segura.




O renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem INCRIVEL sobre emagrecimento, se tiver alguns minutos assista... Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 5 de 5

Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

11011265_1075845615758881_7387249134146301400_n
Pavê de chocolate

Choco, chocolate... O amor é feito com esse pavê de chocolate, gente!!

60144520.jpg
6 truques que vão fazer você queimar gordura à noite e enquanto dorme

. As noite são ótimas para diversos momentos, desde os mais românticos...

Macarrão de forno fácil
Macarrão de forno fácil

Uma receita deliciosa para sua refeição! esse macarrão deixa qualquer prato uma...

Enfermedades-de-garganta-e-intestino-500x323
Relação entre as doenças de garganta e o intestino

Neste artigo explicaremos como e porque cuidar do intestino caso estejamos padecendo...

Deixe seu comentário