Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como fazer uma tábua de lanches com uma garrafa de vidro

Tipo:

124577000.jpg

O vidro é um material muito utilizado na produção de garrafas, lentes, janelas e muitos outros elementos de uso cotidiano.


Ele vem sendo utilizado por vários séculos já que além de ser muito prático, tem a grande vantagem de ser 100% reutilizável.

Em comparação com outros materiais recicláveis, o vido possui a diferença de poder ser aproveitado em sua totalidade porque não sofre alterações em seu processo.

Isso quer dizer que por cada quilograma reciclado, obteremos a mesma quantidade de material em perfeitas condições.

Agora que vivemos em uma época em que reduzir a contaminação é vital, todas as idéias para reutilizar ou reciclar são bem vindas.

Por essa razão, hoje queremos compartilhar os simples passos para converter as velhas garrafas de vinho em uma tábua decorativa para servir lanches.

Você se anima a tentar?

Como criar uma tábua de lanches utilizando uma garrafa de vidro?

A técnica para criar essa tábua de vidro é muito fácil de colocar em prática, embora exija um pouco de paciência e tempo.

O resultado é bastante interessante, já que podemos ter outros elementos de decoração para adicionar a nossas festas ou reuniões.

Materiais

  • Garrafa de vidro vazia
  • Sabão ou detergente natural
  • Forno elétrico
  • Polidor de aço
  • Arame e braçadeira
  • Papel de fibra ou de forno

Passo 1
retirar-rotulo-garrafa-de-vidro

A primeira coisa que você tem que fazer é limpar por completo a garrafa, tirando as etiquetas para que fiquem de uma só cor (algumas pessoas preferem deixá-las).

Se você conseguir removê-las com as mãos, perfeito. No entanto, quase sempre ficam pedaços colados que só serão removidos se mergulharmos a garrafa em um recipiente com água morna e detergente natural.

Esse processo suaviza a cola e ajuda a remover mais facilmente com uma esponja de aço.

Cuidado! Procure não ser muito agressivo ao esfregar para não arranhar ou causar alterações na garrafa.

Passo 2

Enxágue a garrafa por dentro e por fora com muita água fria, e assegure-se de que não fiquem maus odores.

Deixe secar por completo.

Passo 3
garrafa-de-vidro

Como opção, você pode usar um arame e um alicate para poder pendurar em um varal a futura tábua. Isto é recomendável se você deseja usá-la para decorar a parede da cozinha. Para fazer isso faça um laço com o arame e coloque-a na ponta da garrafa de modo que fique bem fino e firme.

Passo 4
achatar-garrafa-de-vidro

Neste ponto, você terá que concentrar toda a sua atenção porque é onde nós conseguimos que a garrafa de vidro adquira a forma plana. Coloque o papel de fibra ou de forno sobre a prateleira do forno e ponha a garrafa horizontalmente sobre ela.

Em seguida, coloque na temperatura mais baixa do forno e asse a mesma por aproximadamente uma hora. Após este tempo, aumente o fogo para médio e deixe 20 por minutos.

Posteriormente, eleve o forno para 650° C e 800° C por mais meia hora e desligue. Evite abrir o forno, uma vez que a garrafa terá que ficar lá dentro por mais 24 horas.

Passo 5

Após o tempo indicado a garrafa estará fria e você poderá retirá-la para o uso.

Passo 6
garrafa-de-vidro-tabua-de-lanches

Para terminar você só terá que colocar a sua imaginação para funcionar para dar-lhe um toque decorativo e especial.

Você pode usar fitas, cordões ou tintas para personalizá-la ou fazer com que pareça de alguma forma específica. Se quiser que pareça um pouco mais elegante pode colocar uma rolha ou um laço de fibra.

Na verdade, com designs minimalistas você terá uma bandeja para lanches perfeita para um casamento, um aniversário ou reunião de família. Claro, tudo que você precisa é colocar sobre ela os lanches que deseja compartilhar na mesa: cookies, biscoitos, torradas, pães… o que você quiser!

Atenção!

Como você pode notar, com esta grande ideia a reciclagem de garrafas de vidro é muito fácil de aplicar e pode ser usada para fazer itens incríveis para nossa casa. Este e outros trabalhos semelhantes lhe trarão entretenimento enquanto você testa sua criatividade e habilidades.

A coisa mais importante é que você está sendo gentil com o meio ambiente, e ainda que possa parecer pouco, contribuirá para reduzir o impacto negativo que ano após ano esse material gera em nosso planeta.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X