Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como fazer um exame caseiro para detectar infecção urinária

Tipo:

Teste-de-Gravidez-Caseiro

O melhor exame de urina para fazer em casa e detectar uma infecção urinária é realizado com uma tirinha que se compra na farmácia e se molha numa pequena quantidade de urina feita num recipiente limpo como um copo de plástico, por exemplo.


Este teste à urina é muito simples e pode ser feito a qualquer hora do dia, sendo que o resultado surge em poucos minutos, indicando ou não a presença de uma infeção urinária. E, caso o resultado seja positivo, deve-se ir no urologista ou ginecologista para confirmar o diagnóstico, com um exame de laboratório que é mais especifico identificando as bactérias presentes na urina e, assim iniciar o tratamento mais adequado, que normalmente inclui o uso de antibióticos.

Esse teste caseiro é rápido e simples, e as alterações na urina detectadas ajudam a confirmar a suspeita de infecção urinária para começar logo tratamento evitando complicações, especialmente para pessoas que sofrem com muitas infecções urinárias. Por isso, saiba quais são os sintomas que podem indicar uma infecção urinária em: Sintomas de infecção urinária.

Como fazer o exame de urina de farmácia

Para realizar o teste de urina com uma tira reagente deve-se:

Fazer uma pequena quantidade de urina num recipiente limpo, como um copo de plástico;
Molhar uma tira na urina que se encontra no copo durante cerca de 1 segundo e retira-la logo a seguir;
Colocar a tira que se encontra umedecida com urina sobre o copo ou sobre um papel limpo e aguardar cerca de 2 minutos para ler os resultados;
Comparar as cores que aparecem na tira com aquelas que aparecem na embalagem do teste.

No entanto, antes de realizar o exame de urina em casa, é importante ler as instruções que se encontram na embalagem, pois as indicações podem variar com a marca do teste comprado, principalmente o tempo que se deve esperar até ler os resultados.

Além disso, é importante lavar a região íntima com água e rejeitar o primeiro jato de urina e, só depois coletar a restante urina para o recipiente, que no final deve ser jogado no lixo.

Como entender os resultados do teste

A embalagem do exame de urina tem quadradinhos com várias cores que identificam alguns elementos que podem surgir na urinar como sangue por exemplo e, no caso de ocorrer uma infeção urinária alguns desses componentes mudam de cor em relação à cor padrão.

Quando se tem uma infeção urinária é normal que o quadrado correspondente aos leucócitos, nitritos, sangue e ph se encontre diferente da cor padrão, porém, não significa que haja alteração em todos os itens ao mesmo tempo. Além disso, quando mais forte for a cor mais grave é a infeção.

No entanto, no caso da alteração de cor aparecer apenas nas partes laterais dos quadrados ou a leitura seja feita depois do tempo indicado, que normalmente é mais de 2 minutos, os resultados podem ficar alterados e, por isso, não são fiáveis.

O que fazer se os resultados tiverem alterados

No caso de se verificar que a cor destes itens é mais forte, deve-se ir no médico para confirmar a infeção, que é feita através de um exame de urina de laboratório. Leia mais em: Exame de urina.

No caso de se confirmar a infeção o médico indica que o tratamento, que na maioria dos casos é realizado com o uso de antibióticos, como Sulfametoxazol e Trimetropim, além de beber muita água ao longo do dia. Saiba mais sobre como tratar a infeção urinária em: Tratamento para infecção urinária.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

6 votos, média: 3.67 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X