Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como Fazer Massa Folhada Fácil e Caseira

Tipo: Massas

Como fazer massa folhada – fácil e caseira

  1. Modo de preparo:
  2. Para fazer a massa folhada para pastel ou para sobremesas, comece por colocar toda a farinha previamente peneirada em uma tigela e fazer um buraco no meio. Logo, em um recipiente separado, derreta os 60 g de manteiga no micro-ondas e despeje no buraco da farinha. Adicione também a água e o sal no centro da farinha.
  3. Retire o resto de manteiga da geladeira para que fique à temperatura ambiente.
  4. Agora, comece a misturar os ingredientes incorporando a farinha de fora para dentro. Você pode começar a fazer isto com a ajuda de uma espátula e utilizar as mãos quando a massa começar a tomar consistência. Não é necessário trabalhar a massa demais, já que a massa folhada não se caracteriza por ter uma textura lisa. Quando estiver pronta, faça uma bola.
  5. Agora, marque uma cruz na bola com a ajuda de uma faca e coloque a massa na geladeira por uma hora. Após este tempo, retire-a, polvilhe um pouco de farinha sobre a superfície onde você vai trabalhar a massa folhada e coloque a bola. Abra a massa com um rolo, seguindo o formato de cruz que você desenhou antes.
  6. É importantíssimo que ao abrir a bola, você deixe uma maior quantidade de massa no centro. As pontas da cruz devem ser mais finas e, no centro, permanecer como um volume de massa. Em seguida, coloque a manteiga restante em forma de bloco no centro da cruz. Se a sua massa não tiver este formato, você deve fazê-lo.
  7. Agora, cubra a manteiga com as pontas da cruz, colocando uma sobre a outra. O objetivo é cobrir o bloco de manteiga totalmente com a massa, como se fosse um pacote. Feito isso, retire o excesso de farinha (se tiver) e, com o rolo, dê vários golpes sobre o quadrado para amolecer a manteiga.
  8. Quando você achar que está suficientemente trabalhada, pare de bater nela e abra a massa com o rolo, sempre na mesma direção e rapidamente. O resultado deve ser um retângulo não muito fino. Agora é a hora de fazer as primeiras dobras. Divida a massa em três partes, pegue a extremidade inferior e leve-a até um pouco mais de metade, de forma a que a extremidade superior possa passar por cima desta
  9. Feito isso, gire o retângulo para a sua direita e repita o passo anterior. Assim terá realizado duas dobras. Coloque a massa na geladeira durante 20-30 minutos. Após este tempo, volte a abrir a massa com o rolo e realize mais duas dobras, isto é, repetir o passo 6 por duas vezes. Volte a reservar o retângulo na geladeira durante mais 20 minutos e repita este processo de novo. Você deve fazer seis dobras ao todo para conseguir que a massa folhada fique laminada ao assar.
  10. Agora, você já pode abrir a massa folhada caseira com o rolo e realizar a receita de que mais gostar. Você deve apenas cortar os pedaços com o formato que desejar e introduzir no forno pré-aquecido a 220ºC, reduzir a temperatura a 200ºC, polvilhar um pouco de açúcar de confeiteiro, pintar com um pouco de ovo batido e assá-la até que esteja dourada.



Ingredientes

     
     
Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp
Loading...

Deixe seu comentário