Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como Fazer Massa Folhada Fácil e Caseira

Tipo: Massas


  1. Modo de preparo:
  2. Para fazer a massa folhada para pastel ou para sobremesas, comece por colocar toda a farinha previamente peneirada em uma tigela e fazer um buraco no meio. Logo, em um recipiente separado, derreta os 60 g de manteiga no micro-ondas e despeje no buraco da farinha. Adicione também a água e o sal no centro da farinha.
  3. Retire o resto de manteiga da geladeira para que fique à temperatura ambiente.
  4. Agora, comece a misturar os ingredientes incorporando a farinha de fora para dentro. Você pode começar a fazer isto com a ajuda de uma espátula e utilizar as mãos quando a massa começar a tomar consistência. Não é necessário trabalhar a massa demais, já que a massa folhada não se caracteriza por ter uma textura lisa. Quando estiver pronta, faça uma bola.
  5. Agora, marque uma cruz na bola com a ajuda de uma faca e coloque a massa na geladeira por uma hora. Após este tempo, retire-a, polvilhe um pouco de farinha sobre a superfície onde você vai trabalhar a massa folhada e coloque a bola. Abra a massa com um rolo, seguindo o formato de cruz que você desenhou antes.
  6. É importantíssimo que ao abrir a bola, você deixe uma maior quantidade de massa no centro. As pontas da cruz devem ser mais finas e, no centro, permanecer como um volume de massa. Em seguida, coloque a manteiga restante em forma de bloco no centro da cruz. Se a sua massa não tiver este formato, você deve fazê-lo.
  7. Agora, cubra a manteiga com as pontas da cruz, colocando uma sobre a outra. O objetivo é cobrir o bloco de manteiga totalmente com a massa, como se fosse um pacote. Feito isso, retire o excesso de farinha (se tiver) e, com o rolo, dê vários golpes sobre o quadrado para amolecer a manteiga.
  8. Quando você achar que está suficientemente trabalhada, pare de bater nela e abra a massa com o rolo, sempre na mesma direção e rapidamente. O resultado deve ser um retângulo não muito fino. Agora é a hora de fazer as primeiras dobras. Divida a massa em três partes, pegue a extremidade inferior e leve-a até um pouco mais de metade, de forma a que a extremidade superior possa passar por cima desta
  9. Feito isso, gire o retângulo para a sua direita e repita o passo anterior. Assim terá realizado duas dobras. Coloque a massa na geladeira durante 20-30 minutos. Após este tempo, volte a abrir a massa com o rolo e realize mais duas dobras, isto é, repetir o passo 6 por duas vezes. Volte a reservar o retângulo na geladeira durante mais 20 minutos e repita este processo de novo. Você deve fazer seis dobras ao todo para conseguir que a massa folhada fique laminada ao assar.
  10. Agora, você já pode abrir a massa folhada caseira com o rolo e realizar a receita de que mais gostar. Você deve apenas cortar os pedaços com o formato que desejar e introduzir no forno pré-aquecido a 220ºC, reduzir a temperatura a 200ºC, polvilhar um pouco de açúcar de confeiteiro, pintar com um pouco de ovo batido e assá-la até que esteja dourada.



Ingredientes

     
     
Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

Massa básica de excelente qualidade para salgados assados

Olha que dica bacana! Uma massa "coringa" para você fazer vários tipos...

Brigadeiro com sorvete

Procurando uma gordice para essa noite de sábado? Veja essa receita de...

Ela atendia este velho mal-humorado todos os dias sem reclamar. Mas quando o idoso morre, ela descobre quem ele realmente é

Infelizmente, existem cada vez mais pessoas com falta de educação. Todos nós...

Pudim de Pão na Panela de Pressão

Em uma panela, derreta o açúcar. Acrescente a água e misture até...

Deixe seu comentário